
De Torcedor pra Torcedor
26/04/2009 A. Paranaense 2 x 4 Coritiba. Numa tarde em que o site oficial do time do bairro Água Verde lançou a notícia do título antecipado dos fregueses Alviverdes, o Coritiba foi à baixada e com a autoridade que lhe é peculiar nos clássicos AlteTIBA fez a arrogância rubro negra ser engolida sem dó.
03/05/2009, depois da 'surra' tomada do time verde e branco, o time rubro negro conquista o campeonato estadual de 2009 de forma melancólica, em preto e branco.
Dizem que carimbaram o centenário, mas pelo que me consta, e não precisa ser um expert em matemática para fazer as contas, nesta data o Coritiba ainda tinha 99 anos completos de existência - então, não entendo o porquê dos fregueses imaginarem ter colocado as patas na 'taça do centenário Alviverde'.
Em 12/10/2009, ou seja, pouco mais que cinco meses depois do título desbotado de 2009, o maior clube deste Estado completou oficialmente 100 anos. Fácil, para qualquer criança que já saiba contar até dez, concluir que o campeonato de 2010 representa a primeira competição que o Coritiba disputa (e vence de ponta a ponta) contando com a marca secular - eis o legítimo título do centenário para desespero daqueles que sonham com uma ilusória superioridade.
O Coritiba está no segundo escalão do futebol brasileiro? Está - por sua própria incompetência, jamais por algo que os rivais pudessem ter feito para que na prática contribuísse com este fracasso temporário.
Assim, é preciso que se diga: o Coritiba pode estar na 'Série Z', mas a verdade é que quando a camisa vermelha e preta se defronta com a verde e branca treme e sucumbe, tanto é que até 2011, já serão três anos que os fregueses não se deliciarão com o doce sabor da vitória contra o mais tradicional rival.
Fico pensando: se o Coritiba é tão frágil, um time da segunda divisão do campeonato nacional, por que os 'todos poderosos' rivais não são capazes de estabelecer uma superioridade? Não o fazem porque há 86 anos são fregueses e vivem de conquistas esporádicas para tentar diminuir esta distância. O que me causa satisfação e tranquilidade é saber que posso viver mais duas vidas e não verei a pretensa supremacia atleticana, para desespero do 'time da lígua afiada'!
Parabéns a todos os jogadores coritibanos, não só pelo título, mas pela clara demonstração de comprometimento com o Coritiba.
Mesmo à distância, da arquibancada, é fácil perceber o quanto este grupo está consciente do momento difícil pelo qual o clube passa e o quanto estão imbuídos da necessidade do resgate da auto estima do povo Coxa Branca.
Essa uma verdadeira demonstração de profissionalismo e vergonha na cara.
Parabenizo a Polícia Militar do Paraná pelo esquema de segurança absolutamente eficaz arquitetado para o clássico AtleTIBA.
Ficou claro que quando se quer fazer algo adequado, preventivo e organizado, as chances de confusões, brigas ou depredações ficam próximas de zero.
A lamentar somente a proibição de alguns torcedores entrarem com suas faixas e instrumentos musicais - contrariando a liberação destes mesmos materiais nos jogos anteriores - levando em consideração que tais adereços não estavam em desacordo com a nova política do clube - quando proibiu a entrada de qualquer tipo de material que faça menção à torcidas organizadas.
Deixo um grande abraço a todos os amigos que estiveram ao meu lado neste dia tão festivo: ao Camilo, Deuseles, Niltinho, Thiago Back, Dimmy, Val, Luiz Eduardo Maciel, Cláudio Réus e toda a sua turma de Pinhais, ao Didio do Consulado do Norte do Paraná - que veio de Londrina especialmente para o jogo, ao Paulo Beraldi e ao Airton Polak e ao Cônsul Coritibano no Rio de Janeiro, Marcus Popini que veio buscar mais uma faixa de campeão para a seu acervo marcado por uma longa história de dedicação ao Coritiba Foot Ball Club.
Por fim, gostaria de saber do técnico e associado Coxa Branca:
E aí, Ney, qual é a sensação de estar do lado do maior time deste Estado numa final de campeonato?
Qual a sensação de levantar a taça, haja vista que em 2008 para seu infortúnio, estava do lado errado?
Bem vindo ao doce mundo das conquistas do campeonato paranaense, afinal, esse é 'só' o trigésimo quarto.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)