
De Torcedor pra Torcedor
Depois de uma rodada absolutamente favorável ao Coritiba e dando continuidade neste micro campeonato em que, infelizmente, o time do Alto da Glória disputa , eis que o Verdão se depara novamente com o seu algoz da Copa do Brasil 2012 - o Palmeiras.
Após vencer a Ponte Preta no estádio Coritibano, a equipe Coxa jogará a última partida longe de Curitiba contra um adversário direto na luta para se afastar do Z-4.
Além da disputa dos três pontos, estará em jogo inúmeros outros fatores. Ainda com o gosto amargo de ter ficado novamente no quase , a torcida Coxa-Branca não se conformou com a forma com que o inédito título foi tirado do Alto da Glória - especialmente pela terrível e danosa arbitragem de Wilton Pereira Sampaio em Barueri. Este fato por si só já serve para apimentar este jogo que promete ser eletrizante.
O time paulista precisa desesperadamente pontuar teria totais condições de tornar-se campeão da Copa do Brasil. Em suma, será o desespero contra a vingança pela honra.
Uma verdadeira final que valerá e muito pela permanência na elite do futebol brasileiro. A equipe Coxa-Branca precisa desde já mentalizar e se preparar para a verdadeira guerra que enfrentará em Araraquara, local de onde não poderão sair sem trazer pelo menos um ponto na bagagem.
Os mais escabrosos expedientes serão utilizados pelos paulistas, não tenho dúvida. Se na primeira partida da final da Copa do Brasil, fomos vítimas da própria incompetência , tenho certeza que veremos coisas do "arco da velha" no interior paulista.
E será contra tudo isso que a equipe Coxa precisa se preparar. O resultado não virá "apenas" em decorrência das regras do jogo. Os bastidores fervilham para evitar que um representante brasileiro na Taça Libertadores da América dispute o segundo escalão do futebol nacional.
Que o time Coxa esteja verdadeiramente preparado para a partida mais conturbada desde a semifinal da Série B de 1991, em Campinas.
Como estarão em jogo tanto a honra Coxa-Branca, como a busca pela permanência na elite, um terceiro fator também se mostra intimamente ligado a esta partida. Trata-se da possibilidade do retorno do "garoto de ouro" Alex para a sua verdadeira casa - o Alto da Glória.
Já escrevi sobre a importância do retorno do grande craque Alviverde. Importa destacar agora que esta possibilidade se mostra mais perto do que nunca de se transformar em realidade.
Inúmeras informações de bastidores dão conta de que Alex já estaria apalavrado com o Coritiba e que a única "pendência" seria a confirmação da participação do clube na Série A de 2013. Se é somente "papo de bastidor" eu não sei, mas tenho uma certeza: uma nova queda seria catastrófica para o Coritiba, como um todo.
Assim sendo, precisamos ter em mente que de nada adiantará projetar o ano vindouro, a possível chegada de Alex ou qualquer avanço institucional, se descuidarmos da luta para escapar do rebaixamento. O foco deve estar 100% voltado ao jogo a jogo; ao ponto a ponto para que matematicamente estejamos livres deste inferno.
Permanecendo na elite, tenho a impressão .
Após ter se desligado do time turco, Alex concedeu uma entrevista coletiva - provavelmente a última concedida em solo euro-asiático. Com a notícia de seu iminente retorno ao Brasil, as torcidas de Palmeiras e Cruzeiro imediatamente começaram seus burburinhos nas redes sociais, buscando organizar manifestações de apoio ao regresso do talentoso jogador.
Na tarde de ontem a torcida azul já deu uma pequena mostra do quão almejam o retorno de Alex à Toca da Raposa.
Com o passar dos dias, estas manifestações tendem a se intensificar e aí é que a torcida Coxa-Branca não poderá ficar para trás, muito embora eu creia que como o próprio jogador tenha afirmado, sua decisão já foi tomada e será em breve conhecida.
As últimas informações dão conta que Alex chegará à Curitiba neste próximo sábado ou na próxima segunda-feira. Independente da confirmação da data, estou convicto que desde já cada um de nós deva reservar este dia para um "compromisso" com o jogador e, por consequência, com o Coritiba.
É hora da grande Nação Coxa-Branca se mobilizar para demonstrar seu carinho pelo craque.
Como sugestão, que tal criar um verdadeiro corredor em verde e branco que se estenda do aeroporto Afonso Pena até a Avenida das Torres? Foi assim quando do desembarque do time campeão brasileiro da Série B em 2007, uma verdadeira festa.
Penso que uma prova de carinho e admiração como essa seja de bom grado e proporcional ao inigualável talento deste que se não é o maior, certamente está entre os três maiores jogadores "produzidos" pelo futebol paranaense.
Desde já deixo como sugestão a hashtag #AlexCoxaVoltaPraCasa para ser compartilhada nas redes sociais, especialmente entre os assinantes do Twitter.
Fico ao dispor para a troca de sugestões que porventura se mostrem ainda mais interessantes para que a Maior Torcida do futebol paranaense possa organizar uma grande recepção ao formidável jogador.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)