
De Torcedor pra Torcedor
Domingo, 13 de março. 14h35. Os jogadores Alviverdes já devem ter almoçado e acredito que estejam em seus quartos na concentração, aguardando a hora do jogo de logo mais contra o P. Clube.
Durante a semana, a mídia local se encarregou de elevar o time - até então lanterna da competição - à condição de "sensação" do Campeonato Paranaense, após as "brilhantes" vitórias contra Gurupi/TO, Cascavel/PR, C. Paranaense/PR e Rio Branco/PR.
Imediatamente, os torcedores do time colorido - tão machucados com as últimas administrações desastrosas e seus efeitos sentidos dentro de campo -, "compraram" a ideia de que seu time passou a ser a oitava maravilha do mundo, como num passe de mágica.
O entusiasmo é até compreensível, diante da situação em que se encontravam, flertando com a zona de rebaixamento do torneio estadual -, contudo, como uma pessoa faminta diante de um prato de comida, passaram a arrotar uma pseudo superioridade, alegando que o time do Coritiba é o "time B" do P. Clube ou que a equipe Alviverde é formada por "refugos" tricolores.
Seria cômico, se não fosse ridículo!
Já disse um milhão de vezes que, tal qual ocorre na natureza, o maior sempre buscará se "alimentar" do menor, a chamada cadeia alimentar - essa máxima se aplica ao futebol, especialmente no caso da rivalidade entre Alviverdes e tricolores.
Não há dúvida que qualquer profissional da bola busca subir na sua carreira, almejando sempre contar com mais visibilidade, melhores condições de trabalho, atuando em clubes cujas camisas tenham história para contar.
Sejamos sensatos: com respeito (sempre), mas sem falsa modéstia, não há como comparar as conquistas futebolísticas entre os dois clubes.
Por se tratar de um esporte, é evidente que tudo pode acontecer dentro das quatro linhas. O futebol é um esporte pródigo em causar surpresas com resultados inesperados, mas convenhamos: é indiscutível que o time do Coritiba é o franco favorito para o confronto desta noite.
A provável escalação Alviverde deverá ser composta pelos seguintes atletas: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Destes jogadores, o lateral Eltinho, o volante Léo Gago e os meias Davi e Rafinha já passaram pela Vila Capanema. Além deles, o meia Tcheco e o atacante Anderson Aquino aparecem como grandes opções de jogo e também como ex-jogadores do time tricolor.
Como mencionei, imagino que os atletas Alviverdes devam estar navegando na grande rede, buscando informações sobre o confronto contra os tricolores, aguardando o início dos trabalhos para a partida diante do P. Clube - e é a eles que me dirijo especialmente:
Não que precisem provar nada para ninguém, até porque tenho absoluta certeza de que estão satisfeitos por envergarem a camisa do clube mais tradicional do futebol paranaense, recebendo seus salários em dia e rumando a passos largos para a conquista do bicampeonato estadual, mas, como torcedor, peço que entrem em campo e mostrem aos rivais o quanto "refugo" vocês são.
Penso que tal qual ocorrera no primeiro turno, a possibilidade de sucesso do adversário se restringe à má atuação da arbitragem ou um excesso de volúpia de seus jogadores, se bem que no ingrediente "vontade", o time Coxa-Branca não ficará atrás, por certo.
Por fim, faço uma especial referência ao treinador Marcelo Oliveira.
Saiba, Marcelo, que muitos, senão a totalidade, dos torcedores tricolores têm na sua presença no comando técnico do Coritiba um motivo extra para torcer pelo insucesso Alviverde, justamente para poderem confirmar a tese de que seu trabalho como treinador não é qualificado.
Acredite: eles não conseguem vê-lo como o treinador líder e invicto do campeonato estadual. Esperam uma eventual derrota do Coritiba para jogarem nas suas costas a responsabilidade do infortúnio, sem que tenham a humildade em reconhecer que quando lá esteve, com um time minimamente organizado, liderou as primeiras rodadas da Série B 2010.
Já que nesta tarde o P. Clube debutará no Estádio Couto Pereira, afinal, são quinze anos sem saber o que é uma vitória diante do Coritiba no Alto da Glória, vou te contar um segredo: tenho um amigo tricolor que sonha com aquela que seria sua maior alegria na temporada: ver o seu time quebrar o tabu com você no comando técnico do lado verde e branco – esse sonho, inclusive, foi por ele me confidenciado e acredite: muitos rivais compartilham desta vontade.
Cabe a você e aos guerreiros Alviverdes que entrarão em campo nesta noite, mostrar àqueles que os desdenham, que a opção de defender o Coritiba Foot Ball Club foi a mais acertada possível.
Boa sorte e vamos para o jogo!
Peço a todos os torcedores que se dirigirem ao Estádio Couto Pereira que levem suas doações (água potável) para os desabrigados do litoral paranaense - boa oportunidade para demonstrar mais uma vez toda a solidariedade da grande Nação Coxa-Branca.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)