
De Torcedor pra Torcedor
O campeonato brasileiro chega a sua fase decisiva e a partir deste momento um descuido pode ser fatal para as equipes que lutam pelo título ou pela fuga ao descenso.
Quiséramos todos nós Coxas-Brancas estar lutando pela ponta de cima da tabela, pois, mesmo sabedores que nosso time pode não ser considerado o melhor desta competição, sem dúvida ele apresenta plenas condições de ocupar uma das seis primeiras posições na tabela de classificação, prova disto é sua performance no returno do brasileirão, ocupando a quinta melhor campanha da competição.
Fica a lição para que no próximo ano os mesmos erros na montagem do elenco, mas principalmente, na escolha da comissão técnica (espero que a atual aqui permaneça por um bom tempo) não sejam repetidos. Ter critérios técnicos e profissionais na escolha do treinador é tão ou mais importante do que a contratação de jogadores diferenciados e este ano do Coritiba é emblemático neste aspecto.
Voltando nossas atenções para as cinco rodadas que encerram o ano de 2009, a comissão técnica, diretoria e jogadores Alviverdes precisam estar muito atentos para todos os fatores que envolverão os clubes ameaçados de rebaixamento.
Tudo isso porque entre os ‘degolados’ temos dois clubes cariocas e, mesmo sabendo que entre eles não está o queridinho da mídia (Flamengo), na ‘dúvida’ tudo favorecerá Botafogo e Fluminense (que ganhou novo fôlego, estando somente a seis pontos da 16ª posição na classificação).
A torcida também deverá ficar muito ‘ligada’ a qualquer tipo de incidente que possa ocorrer no Couto Pereira. Não há espaço nem para o arremesso de uma ‘ponta de cigarro’ que possa cair no gramado do estádio Alviverde, sob pena do Coritiba ser a ‘bola da vez’ para mais uma vez ‘salvarem’ os cariocas. Cada torcedor terá um papel fundamental nos jogos contra Atlético Mineiro e Fluminense, seja no apoio incondicional à equipe, seja no aspecto de vigilância de possíveis transgressores às normas.
As cinco últimas apresentações do Coritiba requerem todo o cuidado possível. Além dos dois confrontos em casa (Atlético Mineiro e Fluminense), o Coritiba enfrentará três duríssimas partidas contra Botafogo, Santos e Cruzeiro e a soma de pelo menos mais cinco pontos será absolutamente necessária para que a possibilidade de rebaixamento se exorcize definitivamente.
Entendo o discurso dos jogadores e comissão técnica quanto à busca por uma vaga à Copa Sulamericana de 2010, haja vista o clube estar mais próximo desta zona de classificação (três pontos) do que da zona da ‘degola’ (6 pontos). No entanto, a meta e a concentração ainda devem estar focadas na soma destes cinco preciosos pontos para que o clube encontre um certo conforto para o restante da competição.
A luta, o empenho, a capacidade de mobilização precisam continuar na mesma sintonia e se possível que ainda sejam potencializadas. Infelizmente estamos pagando caro demais pelos erros cometidos no início e no meio da temporada, mas a hora não é de lamentação e sim de busca pela tranquilidade.
Uma vitória contra o time Alvinegro carioca praticamente selará a permanência do Coritiba na Série A. Esta partida, então, mostra-se ser aquela de vital importância entre as remanescentes. Um empate no Rio de Janeiro também não será de todo mal, pois a distância entre as duas equipes permaneceria a mesma. Uma derrota, entretanto, poderá deixar o clube do Alto da Glória numa dificílima situação, pois, nas próximas duas partidas enfrentará a dupla mineira em grande momento na competição, novamente com a pressão pela necessidade do resultado positivo.
Acredito que tudo se definirá nesta partida de Domingo. Não perdendo para o Botafogo, o Coritiba continuará navegando em condições de calmaria, caso contrário, uma grande tempestade atingirá a Nau Alviverde, não nos conferindo tempo para a colocação de coletes salva vidas, então, todo cuidado é pouco!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)