
De Torcedor pra Torcedor
Coritiba e Palmeiras/SP voltam a se encontrar no gramado do Estádio Couto Pereira na noite desta quarta-feira, 03 de agosto.
Decorridos quase três meses do último (e inesquecível) embate entre os times Alviverdes no Alto da Glória, as duas equipes, embora busquem um mesmo ideal - o topo do Campeonato Brasileiro -, vivem momentos distintos.
O Verdão Paranaense (o original, pois o mais antigo), busca a sua afirmação na competição. Ocupando, por ora, uma posição intermediária na tabela de classificação, o time comandado pelo treinador Marcelo Oliveira terá uma nova oportunidade para encaixar duas vitórias em sequência, como já o fizera diante do Ceará/CE e Figueirense/SC, tentando se aproximar dos líderes do certame.
Acredito que uma vitória Coxa-Branca neste momento representará uma arrancada rumo à parte superior da tabela, isto porque com um triunfo diante do time paulista, a equipe Coxa-Branca encurtará para cinco pontos a distância com relação a este mesmo adversário.
Some-se a isso o fato de vários jogadores que haviam se lesionado estarem novamente aptos a reconstruir aquela equipe que mais vitórias em sequência alcançou na história do futebol brasileiro (talvez mundial).
Com o time completo e confiante, contando com uma postura agressiva por parte do seu treinador, seja dentro ou fora de Curitiba, o Bicampeão Paranaense tem tudo para fazer uma boa campanha, surpreendendo o país pela segunda vez no ano, finalmente "dizendo a que veio" para este Brasileirão - se realmente um postulante às vagas da Libertadores da América ou simplesmente um coadjuvante que buscará tão somente se manter na Série A.
No outro lado, o time paulista - o melhor mandante da competição até o momento -, encontra-se no grupo daquelas equipes que hoje garantiria uma das vagas ao mais importante torneio do futebol das Américas.
Ocupando a quarta colocação da tabela de classificação, o time do treinador Felipão deparou-se com a derrota somente em duas das treze partidas disputadas até o momento, marca que a identifica como uma equipe bastante competitiva e difícil de ser suplantada.
Como mencionado, a noite do dia 05 de maio de 2011 entrou para a história deste confronto entre as equipes Alviverdes. Jogando pela Copa do Brasil, o Coritiba aplicou a sonora goleada de 6x0, praticamente se garantindo nas semi-finais da competição que posteriormente lhe "rendeu" o vice-campeonato.
Há poucas diferenças entre as equipes que se enfrentaram naquela noite e aquelas que novamente estarão frente a frente.
Palmeirenses e Coxas-Brancas nunca esquecerão daquela noite. Os primeiros até agora não conseguiram entender o que se passou com a defesa mais eficiente do badalado Campeonato Paulista e os segundos contarão vantagem por terem presenciado uma das mais perfeitas atuações do time que encantou o Brasil nos primeiros seis meses do ano.
Engana-se, porém, aquele que imagina tanta facilidade como uma possível marca deste novo encontro.
Para os paulistas, assim como o é para todos os adversários que enfrentam o Coritiba no Alto da Glória, o confronto tende às dificuldades extremas quando o assunto é a meta de sair com os três pontos do Alto da Glória.
Já para os Coritibanos fica o alerta: a paciência será a melhor aliada para que a vitória venha novamente nos sorrir.
É preciso se atentar ao fato de que, diferentemente do regulamento da Copa do Brasil - onde o saldo de gols é importante como critério de desempate -, o jogo desta quarta-feira terá o mesmo resultado prático se vencido pela contagem mínima ou com uma nova goleada.
Importa realmente agora a soma destes três pontos e a pavimentação de um caminho que leve o Coritiba a cumprir uma excelente trajetória no campeonato.
Evidente que se a vitória nos sorrir com nova goleada, tanto melhor, contudo, respeito (não medo) ao adversário e paciência do time em campo e dos torcedores nas arquibancadas serão ingredientes indispensáveis para o Cori sair de campo com mais uma vitória.
Creio ser este o jogo que nos colocará novamente na mesma trilha de sucesso que já percorremos no início deste ano, assim como creio que temos totais condições de mais uma vez superar a bem montada equipe do Parque Antártica.
Então, Raça Verdão, você é CAMPEÃO!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)