
De Torcedor pra Torcedor
Há exatos 91 dias o estádio Couto Pereira foi palco de um momento aguardado por 15 anos pela grande torcida Coxa-Branca. Na tarde ensolarada de 18 de outubro de 2012, um helicóptero pousou no centro do gramado. Dentro dele, o craque Alex.
Ao descer da aeronave e ser saudado por mais de 10.000 torcedores, o 'garoto de ouro' mostrou ao Brasil e ao mundo que as milionárias cifras que lhe foram ofertadas por clubes mais abastados não o seduziram, nem tampouco o afastaram do definitivo retorno à sua verdadeira casa.
Não há dúvida que Alex é o principal nome dentre aqueles reforços vindos do exterior. Se o seu regresso tivesse como destino um clube de maior exposição midiática, certamente o cravariam como o principal reforço para a temporada 2013.
Por ser um clube ainda periférico, o Coritiba não chamou a atenção dos holofotes que por certo brilhariam sobre aqueles integrantes do grande eixo do futebol.
Mas não dá para ficar se lamentando. O Verdão tem em suas mãos a oportunidade de extrair o máximo de proveito de mídia, reconhecimento e parcerias comerciais advindas do outro extremo do planeta, a Turquia.
Tão logo fora anunciado como o clube de destino do craque Alex, milhares de torcedores do Fenerbahce passaram a navegar incessantemente na internet em busca de informações acerca do mais tradicional clube do futebol paranaense.
Estima-se que o clube turco conta com cerca de 25 milhões de torcedores - palavras do próprio Alex, quando de sua apresentação no Alto da Glória.
Não foram poucos os turcos que praticamente atravessaram o planeta para conhecer a nova (para eles) casa do destacado jogador. Entre eles Murat Kapki (foto) (@mkapki no Twitter).
Em conversa que tive com Alex na tarde desta quinta-feira, via celular, soube que Murat é um de seus melhores amigos turcos, a ponto de ter sido por ele convidado para passar o Réveillon ao lado de sua família, aqui do Paraná.
Em Curitiba, Murat visitou o estádio Couto Pereira e adquiriu nada mais, nada menos que 80 camisas oficiais do Coritiba para levar para a Turquia. "Levou 80 porque não tinha mais espaço. Das 80 camisas, uma foi para o primeiro ministro ... isso é muito pesado", revelou Alex antes de completar: "Mas ele quer voltar no Carnaval e levar mais"!
O craque Coxa-Branca é prova viva do amor incondicional dos torcedores turcos, tendo sido imortalizado numa estátua em frente ao estádio por onde jogou por quase uma década, pouco antes de seu regresso ao Coxa.
Ao falar do que sua imagem representa no país Euro-asiático, revelou a iminência do lançamento de um programa na televisão turca, estilo reality show, no qual o prêmio seria uma estada em Curitiba: "Tem um programa como se fosse o 'No Limite' turco. Sabe o Prêmio? Um milhão de Euros e uma semana em Curitiba me visitando e indo às dependências do clube... As pessoas não têm noção"!
Este é o perfil do potencial público consumidor dos produtos Coritibanos impulsionados pelo 'Efeito Alex'.
A imagem do jogador precisa urgentemente ser melhor e incisivamente explorada naquele mercado ansioso por manter o vínculo com seu grande ídolo, afinal, não são poucos os torcedores capazes de tatuar o rosto do jogador, numa prova inequívoca de adoração:
Ao acessar o site oficial do Coritiba, percebe-se em seu canto superior direito a existência de uma pequena bandeira do Brasil. Ao clicar, o internauta encontra outras opções de idiomas para acessá-lo. Inglês, espanhol, italiano, alemão e francês são as opções .
Entre as opções, contudo, não consta a versão turca - um erro estratégico absolutamente inaceitável diante do grande número dos potenciais consumidores já mencionados.
Passados mais de noventa dias desde a chegada de Alex ao Coritiba, já não é sem tempo que o site oficial do clube disponibilize uma versão naquele idioma. Esta questão não pode ser tratada como 'paralela', mas como absolutamente prioritária, afinal, a cada dia que passa, milhares de Euros/Reais deixam de entrar nos cofres do clube - seja pela facilidade que encontrariam para a aquisição de camisas oficiais e demais objetos com a marca Coritiba Foot Ball Club, seja até mesmo pela facilidade de admissão de novos associados à distância.
Ademais, não é só o 'Efeito Alex' que serve de atrativo ao público daquele país. É preciso lembrar que o centroavante Deivid também vestiu as cores do Fenerbahce, nutrindo de grande admiração por parte daqueles torcedores.
Há, ainda, outros jogadores que atuaram em solo turco e que agora vestem a camisa Coxa-Branca. O meio campo Lincoln, que atuou pelo rival Galatasaray na temporada 2007/2008 e o atacante, recém contratado, Júlio César que jogou pelo Gaziantepspor na temporada 2009/2010.
Nada mais, nada menos que quatro atletas aparecem como elo àquele grande mercado consumidor. A matemática é simples: o Fenerbahce de Alex e Deivid conta com uma estimativa de 25 milhões de torcedores. O Galatasaray, de Lincoln, duplica esta marca. Júlio César carrega a simpatia da cidade de Gaziantep, com seus mais de 1 milhão de habitantes.
Neste universo de mais de 50 milhões de torcedores, se apenas 10/20% destes possam ser considerados potenciais consumidores da marca Coxa-Branca, estamos falando de mais de 5/10 milhões de torcedores ávidos em poder estabelecer um canal de proximidade com o clube paranaense - motivo mais do que suficiente para que haja uma imediata tomada de ações, não mais de procrastinações.
Penso que até mesmo para a Nike seja um bom negócio - caso fomente a confecção e disponibilidade de camisas Coritibanas voltadas àquele mercado. É preciso lembrar que o Fenerbahce é patrocinado por sua principal concorrente, a Adidas - uma boa forma de fortalecer sua marca que já é estampada pelo clube rival, o Galatasaray.
Bom para o Coritiba e para a Nike, portanto.
O aproveitamento do 'Efeito Alex' não pode ser cobrado somente do clube.
A torcida Coxa-Branca também cumpre papel e responsabilidade preponderantes no sucesso de todo esse processo de fortalecimento da instituição.
Comprar camisas do craque Alviverde não é 'tarefa' somente dos turcos.
Associar-se ao clube - quando se tem até mesmo uma modalidade de módicos R$ 9,90 mensais - é quase uma 'obrigação'.
Estima-se que o atual quadro associativo do clube verde e branco possui 30.000 associados.
Com a chegada de Alex - esse fato por si só - já deveria ter elevado à marca de 40.000.
Ainda está em tempo, afinal:
Eis a convocação do craque:
Você não vai atender este pedido, torcedor?
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)