
De Torcedor pra Torcedor
Daqui a exatas quatro horas se ouvirá no Alto da Glória o apito inicial da partida em que o Coritiba enfrentará o líder do returno do campeonato estadual.
Sem ainda saber como se portar frente a não confirmação dos prognósticos iniciais da temporada - que apontavam o Coritiba como o virtual tricampeão parananese -, o time Alviverde entra em campo para decidir sua sorte na primeira competição da temporada.
Do atual bicampeão invicto, único clube paranaense na elite do futebol brasileiro, finalista da Copa do Brasil em 2011, recordista mundial de vitórias e detentor de uma expressiva marca de invencibilidade em solo regional, todos esperavam que a segunda conquista de um tricampeonato estadual pelo Coriitba fosse 'favas contadas'.
Aí veio o desmanche deste mesmo time, veio a insistência do treinador em querer fazer com que as novas peças se encaixassem na marra na estratégia de jogo do ano passado, veio a desconfiança, veio a preocupação, veio a quebra da invencibilidade, veio a pressão do jogo de hoje e creio: ninguém quer que venha a desmoralização.
Não há dúvida que o esporte de um modo geral prega surpresas e que inúmeros fatores permeiam uma disputa como a de logo mais, todavia, o Coritiba terá pela frente o chamado jogo 'divisor de águas'.
Uma vitória por si só não representará a solução de todos os problemas, uma vitória convincente não eliminará a necessidade de profundas transformações (técnicas e emocionais) que o time carece para os difíceis desafios que se aproximam, mas esta mesma vitória possibilitará à torcida Coxa-Branca continuar acreditando que o momento de transição poderá ser suplantado, desde que haja garra, obstinação, talento e perseverança durante a sua transposição.
E aí, meus amigos, a palavra do dia é: COMPETÊNCIA.
Competência para entender que a camisa do Coritiba precisa ser vestida por homens de verdade, por homens que têm vergonha na cara e busquem de forma briosa alcançar a vitória .
Competência ao assumir a responsabilidade de fazer valer a sua condição de 'dono da casa' e como tal se impor frente ao adversário que certamente buscará refrear esse ânimo a todo custo.
Competência ao demonstrar na prática que as palavras de descontentamento com os erros e com as cobranças - quando sempre se promete um melhor desempenho na partida seguinte - podem ser transformadas em combustível para acuar o adversário, não o deixando respirar.
Competência ao ter a cabeça no lugar, sem confundir a busca pela vitória com a pressa em alcançá-la. Em estar preparado psicologicamente até mesmo para a circunstância de eventualmente sair atrás do placar.
Competência ao caprichar no passe, no lançamento, no domínio de bola, no preenchimento dos espaços em campo e no arremate final.
Competência ao escalar e orientar o time de forma equilibrada, porém enérgica quando necessário, promovendo as alterações necessárias e corajosas, logo no instante seguinte ao da leitura das dificuldades da partida.
A competência, enfim, precisa fundamentalmente ser transformada em resultado positivo por vocês: jogadores e integrantes da comissão técnica.
Hoje é com vocês.
Provem a que vieram.
Como bem mencionado recentemente pelo amigo Ricardo Honório, o Coritiba terá pela frente mais uma oportunidade de separar os 'Homens dos Meninos'.
Aos amigos torcedores um pedido: vamos apoiar incondicionalmente o time durante os 90 minutos. Críticas ou aplausos que fiquem para o final deste período.
Hoje, mais do que em qualquer outra oportunidade desde o fatídico 06/12/2009, teremos a incumbência de fazer tudo o que está ao nosso alcance fora das quatro linhas. Soltemos, pois, todos os cânticos de incentivo acompanhado das mais efusivas palmas.
Com o apoio irrestrito vindo dos torcedores e diante da oportunidade de ver realmente quem está a fim de vestir esta centenária camisa com total disposição, acredito que este 'divisor de águas' nos será favorável.
Então, 'TODOS os caminhos nos levam ao Estádio Couto Pereira'!
Raça Verdão, você É (BI)CAMPEÃO!!!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)