
De Torcedor pra Torcedor
Inúmeros são os casos de total desprezo para com a centenária instituição Coritiba Foot Ball Club, no que tange aos desdobramentos do fatídico e trágico dia 06 de dezembro de 2009.
O Coritiba foi atirado à cova dos leões e está sendo gradativamente devorado, sem que seus dirigentes batam na mesa e peitem os chamados 'arautos da justiça e da moralidade'! CBF, STJD, mídia esportiva nacional e até a local se encarregaram de tentar aniquilar o clube verde e branco de Curitiba.
E a diretoria coritibana quieta!
As eleições no clube acabaram de ocorrer, o presidente do segundo rebaixamento em campo do Coritiba continua no poder e até agora não veio aos microfones para dar uma mísera satisfação à torcida, ao menos para pedir desculpas pelo fracasso e despreparo.
Em meio a isso, fica a torcida assistindo atônita a tudo o que está acontecendo, sem saber em quem ou no que confiar suas esperanças por dias melhores!
Dando continuidade ao triste espetáculo de ataque à instituição, um famoso cronista local, advogado e colunista de um determinado periódico, quase que diariamente alfineta a torcida coritibana com suas insinuações que, passado certo tempo, se mostram condizentes com a verdade, concluindo-se, portanto, que possui um canal aberto de informações dos bastidores Alviverdes. Entretanto, o outro cronista que trabalhava no mesmo jornal, foi sumariamente 'fritado' pela diretoria Alviverde por agir da mesma forma, nem se levando em conta o fato de, ao menos, ser um torcedor do clube. Estranho!
E a diretoria coritibana calada!
O auge deste triste 'espetáculo' ocorreu ontem. Mesmo que respeitado o sagrado direito de livre expressão de pensamento, o 'jornalista' Cosme Rímoli, ao saber da desinterdição do estádio Couto Pereira, extrapolou o limite de qualquer tipo de tolerância ao escrever o seguinte post em seu Blog:
"A selvageria foi liberada em Curitiba. Traga sua pedra, seu pedaço de pau…
6 de dezembro de 2009.
Batalha campal para o mundo inteiro ver e lamentar a selvageria do Brasil.
O Coritiba foi rebaixado para a Série B do Brasileiro.
E, misteriosamente, seus torcedores surgiram como vários Misters Ms.
Bateram em quem quiseram.
Depredaram.
Colocaram Coritiba, Fluminense e a PM para correr.
Os retardatários sofreram, apanharam muito.
Todo os caminhos estavam estranhamente destravados.
A direção do clube teve de sumir da Capital do Paraná, se esconder com medo dos torcedores.
O STJD julgou o clube culpado pela fácil invasão dos torcedores.
Não há dúvida de que eles não tiveram o menor problema para chegar ao gramado do Couto Pereira.
A punição foi exemplar 30 partidas.
Todos aplaudiram.
Só que uma vez Brasil, sempre Brasil, certo?
Os advogados do próprio Coritiba insistiram e a CBF acabou atropelando o STJD e liberou o estádio.
No domingo, dia 21 de fevereiro Coritiba e Paraná Clube jogarão no palco da invasão.
A CBF definiu que a proibição vale para competições nacionais.
Não estaduais.
Então o torcedor já sabe: pode se preparar para o jogo.
Levar sanduíche, soco inglês, pedaços de pau, pedra, o que tiver em casa.
Se o Coritiba perder, desconte sua raiva invadindo o campo.
Acerte quem estiver perto.
Antes ameace a presidência, todos os dirigentes do Coritiba.
Se perder, a pancadaria está liberada.
Ninguém pune ningué a sério no Brasil.
Uma tristeza, outro absurdo que a CBF comete.
Liberar o Couto Pereira só mostra que a entidade aprova os vândalos.
O estádio deveria continuar fechado como punição ao clube e aos seus selvagens torcedores.
Então, torcedor você já sabe…
Não vá se esquecer do seu pedaço de pau, da sua pedra preferida.
Não custa nada se prevenir…"
Acredite, torcedor coritibano, acredite cidadão curitibano e coritibano. Você que paga seus tributos, que trabalha, que sustenta sua família, que nunca sequer cogitou a invasão de um gramado, mas que comete o 'pecado mortal de torcer para o Coritiba' foi alçado à categoria de vândalo, devendo levar ao estádio o seu 'pedaço de pau' e seu 'soco inglês'!
É, ele escreveu isso, mas não teve coragem de publicar centenas de comentários que o colocariam no seu devido lugar, como os que colaciono abaixo:
"Que engraçado...
Você quer cobrar moralidade, punição e seriedade num país em que o procurador geral do stjd não é capaz de denunciar a batalha campal entre palmeirenses e são paulinos pela Copa SP (isso só pra citar um fato MUITO mais grave do aconteceu naquele dia em Curitiba).
Neste mesmo país, um jogador joga cheirado na reta final do campeonato (sendo decisivo para o não rebaixamento do Botafogo e pela não classificação do Palmeiras à Libertadores) e o laudo do exame anti-dopping só 'aparece' convenientemente após o campeonato...
Nesta terra, ainda, o próprio Coritiba sofreu uma pena de perda de mando de campo (jogou em Cascavel contra o Santos), teve sumariamente denegado o efeito suspensivo de seu recurso, o qual, POSTERIORMENTE, foi julgado procedente, mesmo com a pena já aplicada...
Poderia escrever a noite toda aqui!
Só digo duas coisas: você não conhece a VERDADEIRA torcida do Coritiba, rapaz: uma torcida composta por famílias - que sempre foi ordeira!
Vamos punir alguém? Vamos: os verdadeiros marginais!
É preciso separar o joio do trigo! Marginais existem em TODAS as torcidas - é um problema social e de segurança pública - não do âmbito desportivo.
Não venha querer pregar a moralidade se esta for aplicada somente àqueles que não fazem parte do eixão que se refastela nas negociatas!
Como torcedor e associado ao Coritiba lhe digo uma coisa: isso não vai ficar assim! Não vamos engolir com farinha toda essa hipócrita tendência que a mídia quer fazer prevalecer!
Ou se punem todos com o mesmo rigor ou não se pune ninguém!
Vivemos num Estado Democrático de Direito que GARANTE a isonomia de tratamento!
O Coritiba não será feito de Tiradentes - não seremos esquartejados em praça pública para dar exemplo.
Se preciso for, a verdadeira justiça, a COMUM, será acionada!
Quer um conselho? Estude, aprenda e se inteire da CENTENÁRIA história do clube mais tradicional do Paraná e o respeite!
Se for para escrever besteiras, escolha outro alvo"!
Percy Goralewski
"Quanta infelicidade a sua, meu companheiro. Quanta mágoa, que tristeza é essa no seu coração?
A palhaçada nesse país já é generalizada, há anos.
Eu poderia lembrar de N situações, dentro do próprio futebol, envolvendo Vasco (final Copa JH 2000), Flamengo (10 mortos por ano/final do BRA 93), Corinthians (Libertadores 05), Gremio (Beira Rio 08), e outas envolvendo clubes maiores ou menores. Não ia ter nem graça deixar voce explicar tudo isso.
Só me esclarece uma duvida. Uma só. Se eu, como torcedor do Coritiba, estou sendo generalizado como vândalo nessa sua infeliz argumentaçao, posso concluir que você, trabalhando na Record e no portal R7, também rouba, explora, vende terrenos no céu e biblia a 200 reais, tem mansões, propriedades e muita grana guardada fora do país, à custa de enganar pessoas ignorantes?
Só me responde isso, seu infeliz.
Ah, e pode aparecer por aqui, até o José Roberto Wrigt vem, porque um desconhecido como você não viria"?
Fernando Todeschini
"Cosme, sugiro que você se informe um pingo mais antes de escrever este monte de baboseiras..
Não defendo o que aconteceu aqui dia 6 de dezembro, como também não defendo uma pena tão absurda dada de modo arbitrário e SEM fundamento legal.
A maior pena da história do futebol brasileiro.
Talvez vc não se recorde de outras invasões como do Corinthians e do Grêmio porque lhe seja conveniente bater nos times que não são do seu eixo, mas deve estar claro em sua mente que duas pessoas morreram na comemoração do TÍTULO do Flamengo.
Selvagens há em qualquer canto, Cosme. Porém na tragédia do Couto Pereira não houve nenhuma morte. Quem é mais selvagem?
Suponho que como colunista vc deveria se informar melhor das coisas antes de fazer julgamentos arbitrários ao seu bel prazer.
A liberação da CBF em nada afeta o julgamento absurdo do STJD, que deve ser revertido em uma pena condizente nas próximas semanas.
O estádio tem toda a segurança necessária e exigida pela CBF, mesmo o laudo tendo saído com uma semana de atraso por mais irresponsabilidade das pessoas que cuidam do caso.
Cuidado com o que escreve, Cosme.. Porque você tem grande responsabilidade."
Alex Meger
Pois é, Cosme, no seu Blog os comentários não foram habilitados, mas aqui eles serão publicados, justamente para mostrar às pessoas que aqui interajam, o quanto você é parcial e mesquinho - quer fazer a sua hipócrita opinião prevalecer ao bom senso - lamentável!
O pior é saber que nos comentário que foram habilitados, o articulista se sentiu no direito de responder assim aos leitores: "Tenha bom senso e inteligência…Cosme Rímoli...", "Deixe de drama", "Deixe de pensar um pouco como um mero torcedor egoísta"., "Não tente tapar o sol com a peneira que não dá".
Agora pergunto:
Dr. Gustavo Nadalin, o senhor como diretor jurídico do clube, tomando conhecimento deste artigo, em defesa dos interesses e da honra da instituição Coritiba Foot Ball Club e de sua verdadeira e ordeira torcida, se posicionará oficialmente quando?
Precisaremos nos defrontar com mais quantas agressões escritas ou verbais contra o clube, para que seus dirigentes pratiquem uma contra ofensiva legal?
Assim como nós, os meros torcedores do clube, o senhor já não se cansou de ficar na defensiva?
Pra tudo há um limite na vida!
Tudo o que estão fazendo com o CORITIBA já extrapolou, há muito, qualquer sentimento de razoabilidade ou tolerância.
Como torcedor e associado ao Coritiba, fico no aguardo de um posicionamento oficial por parte do diretor jurídico do clube ou de qualquer um de seus dirigentes!
Depois da sugestão do 'jornalista', fico pensando como essas e essas pessoas farão para se armarem com paus e socos ingleses antes de ir para o Couto Pereira!
Peço aos amigos que postem suas opiniões com cautela, respeitando as regras de postagem para que suas manifestações de desagrado não precisem ser desabilitadas.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)