
De Torcedor pra Torcedor
Apoio
A Torcida Que Nunca Abandona, pela própria alcunha que carrega, tem a obrigação de cantar os 90 minutos do jogo deste Domingo. Essa é a partida para que cada torcedor Alviverde - acostumado a fazer do Couto Pereira um verdadeiro Inferno Verde para os adversários, faça ainda mais!
Mesmo na hipótese do Coritiba estar inferiorizado em campo ou no placar (coisa que não acredito - nosso time, analisando friamente, é melhor que o deles), o torcedor Coxa-Branca deverá entoar seus gritos de guerra como se não houvesse amanhã!
O espírito de cada guerreiro Alviverde deve ser semelhante ao do soldado que, em defesa da pátria, entrega sua vida ao avançar no campo inimigo. Não é jogo para preguiça, nem tampouco para o famoso pensamento: "não adianta nada eu cantar, eu não faço a diferença! Deixe que os 'caras' da Império cantem por mim"!
Não! Definitivamente, este é o jogo para até mesmo os sisudos frequentadores das sociais cantarem. Aliás, os convoco para a batalha: que tal entoar os cantos de guerra que ecoam das demais partes do estádio? Já imaginaram a ensurdecedora acústica positivista que emanaríamos aos jogadores em campo?
Não, isso não é, em hipótese alguma, uma crítica, mas um pedido: ajudem o Coritiba a vencer essa batalha, afinal, é uma questão de honra para todos nós.
Enganam-se aqueles que imaginam que a 'convocação' se restringirá às sociais. Sou sócio da Mauá e vejo também muita gente que não sai de sua posição de inércia desde que se acomoda no estádio antes da bola rolar. Entendo ser um direito de cada um se manifestar (ou não) da forma como bem entender dentro do estádio, mas este jogo é diferente!
Nesta partida muitas coisas estarão em jogo, mas principalmente, a honra de não perdermos no confronto direto para os rubro-negros neste tão especial ano, impedindo-lhes de experimentar o doce sabor da vitória no primeiro clássico que envolve um time paranaense centenário.
Assim, eu, você, todos nós juntos temos a obrigação de transformar o Couto Pereira no maior pesadelo vivido pelos jogadores e torcedores rivais (nunca é demais mencionar que esta proposição não se liga a nenhum ato de hostilidade ou violência, afinal, além de atentar contra a vida ou a integridade física de outros seres humanos, o próprio Coritiba poderá sair prejudicado pela, digamos, 'atuação' de um tal de STJD).
Raça
Os onze Guerreiros Alviverdes que terão a honra de vestir nossa centenária camisa neste clássico precisam se conscientizar do quanto esta vitória é aguardada pela imensa Nação Coxa-Branca.
Assim como os torcedores não terão o 'direito de errar' - deixando de apoiá-los um minuto sequer da partida, vocês deverão deixar o sangue no gramado, se preciso for! Neste Domingo nada poderá ser mais importante do que uma vitória contra o time vermelho e preto, então, até lá, concentração total, dedicação total e muita, muita raça em campo.
Equilíbrio e tranquilidade diante da inevitável catimba adversária. Cuidado para não cometer faltas
desnecessárias passíveis de punição pelo árbitro. Segurança da marcação dos principais jogadores adversários. Eis alguns requisitos indispensáveis para pavimentar o caminho da vitória. Contudo, o ingrediente que fará a diferença positiva para o lado verde e branco é a alegria em jogar futebol.
Jogadores Alviverdes, acreditem: vocês são os melhores, sempre serão, pois vocês defendem uma instituição forjada a sangue e suor nestes rincões paranaenses e isso, por si só, os fazem vencedores, aliada a este fato, a qualidade individual de cada um de vocês. Com simplicidade, humildade, concentração e muita vontade suas qualidades sobressair-se-ão.
Homenagem
Torcedores e jogadores Alviverdes, peço humildemente, que cada um de vocês, dentro de suas especialidades, façam o seu melhor.
Não peço somente por mim, mas por pessoas tão especiais como o nosso amigo Guilherme Alves Ramalho Matta, que dia desses nos deu uma verdadeira aula de amor ao Coritiba.
A alegria incontida estampada no rosto deste exemplo de Coxa-Branca precisa ser retribuída!
Assim como o Guilherme, já imaginaram colocar expressivos sorrisos em rostos tão inocentes como destas pequenas torcedoras?
Tenho certeza de que não deixaremos que a tarde/noite do Domingo de tanta gente esperançosa no triunfo fique marcada por uma dolorida tristeza.
Não, neste Domingo, não!
A noite deste Domingo merece uma explosão de fogos Alviverdes pelo céu do Brasil e do mundo!
Agora só depende de nós!
RAÇA VERDÃO, você é CAMPEÃO!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)