
De Torcedor pra Torcedor
Após os transtornos causados pela chuva que castigou Curitiba e Região Metropolitana nesta segunda-feira, o Deputado Estadual Stephanes Jr, um dos parlamentares que votaram a favor do repasse de dinheiro público para a construção de estádio particular para a Copa 2014 na capital paranaense, assim se manifestou no microblog Twitter (presumindo que este endereço eletrônico seja por ele pessoalmente utilizado):
"@StephanesJr: É só chover um pouco mais que a energia elétrica cai, se a fiação fosse subterrânea isso não aconteceria. A Copel esta muito atrasada".
Sem pestanejar, lancei o seguinte comentário, que acabou sucedido por uma interessante troca de opiniões:
"@percycoxa: @StephanesJr Mas se ñ houvesse a aprovação de repasse de dinheiro público para obra privada (Copa), sobraria $$ pra Copel, né deputado?!"
"@StephanesJr: @percycoxa infelizmente isso não tem nada a ver. A Copel teve mais de 1 bilhão de lucro ano passado, é questão de prioridade e bom senso."
"@percycoxa: @StephanesJr Sem dúvida! A questão é de bom senso e também de legalidade!"
"@percycoxa: @stephanesjr Particularmente acho mto mais importante uma votação para injeção de $ púb. na Copel do q em obra particular/Copa!"
"@percycoxa: @stephanesjr Mas é só um pensamento demodé de um mero eleitor, nada mais!!"
"@StephanesJr: @percycoxa toda ideia é bem vinda. Ah! Também sou coxa branca."
"@percycoxa: @StephanesJr Pois é, deputado! Exatamente por isso é que ñ dá pra aceitar o seu voto a favor desse lobby para favorecimento do clube rival!"
"@percycoxa: @StephanesJr Muito mais do q cores, embora eu tenha ficado indignado c/ seu voto, o objeto aprovado é 1 das maiores vergonhas deste Estado!"
"@StephanesJr: @percycoxa é importante para a cidade. A copa pode ser realizada com 10 ou 8 sedes. Hoje são 12 no Brasil. Poderia deixar de ocorrer em Ctba"
"@percycoxa: @StephanesJr Não discuto os fins, mas os meios! Está tudo deturpado neste processo! Começou errado e estão dando um jeito de legalizar!"
"@percycoxa: @StephanesJr O Sr. entende correto a forma escolhida para viabilizar a obra particular?! Haverá a certeza do adimplemento das obrigações?!"
"@StephanesJr: @percycoxa como todo contrato ele tem direitos e obrigações. A diretoria do Atlético no jargão popular colocou a faca no pescoço do governo."
"@percycoxa: @StephanesJr Mas como eles podem ter mais força ou "poder de convencimento" q o pensamento do próprio governo? É um atestado de SUBMISSÃO!"
"@percycoxa: @StephanesJr Isso é ABSOLUTAMENTE revoltante e INADMISSÍVEL! Espero que o TCE cumpra a sua função, pois a Assembleia... Congratulo os..."
"@percycoxa: @StephanesJr Parlament. q ao - se abstiveram de legitimar esse absurdo! Lament a postura d quem aprovou por estar c/ a "faca no pescoço"!"
"@StephanesJr: @percycoxa é um empréstimo que espero que seja honrado pelo Atlético."
"@percycoxa: @StephanesJr Deputado, o Poder Público ñ pode agir sob HIPÓTESES! São princ BÁSICOS da administração púb! Legalidade, Impessoalidade, etc."
Mesmo entendendo que seu voto favorável se deu por convicções próprias, dois aspectos chamaram minha atenção enquanto eleitor: como pode o Poder Público se sentir com a "faca no pescoço"?!
Além do aspecto metafórico, quem da "diretoria do Atlético" teria encostado esta tal "faca"?! Sob quais argumentos a vontade de um clube pode sobrepujar a vontade do próprio ente estatal?!
Como se tal fato inaceitável não fosse suficiente para deixar qualquer um atônito diante de uma revelação tão absurda quanto esta, como conceber que os responsáveis pela condução do interesse público apenas "esperem" que o clube envolvido cumpra com a sua obrigação - o adimplemento dos "empréstimos" ora contraídos?
É facultado à Administração Pública agir com tal incerteza e discricionaridade?!
Para reflexão, sugiro a leitura do Capítulo VII da Constituição Federal, que rege os princípios aplicados à Administração Pública.
Que cada um tire as suas próprias conclusões!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)