
De Torcedor pra Torcedor
Depois de um começo arrasador no campeonato estadual, o Coritiba tirou um pouco o pé do acelerador, mas soube administrar a vantagem das primeiras rodadas e, com dois jogos de antecedência, conquistou o primeiro turno da competição e suas respectivas vantagens.
No entanto, uma mancha ficou na bela campanha da primeira fase: a derrota para o combalido time colorido das Vilas!
De minha parte, poucas coisas me indignam mais do que perder para o P. Clube! Para mim, isso é completamente inadmissível (mesmo sabendo que estamos tratando de futebol, onde, em tese, tudo pode acontecer), pois não considero este confronto um 'clássico'.
Diferentemente do que ocorre quando há um atleTIBA - o único 'clássico' do futebol paranaense - ocasião em que a rivalidade e a vontade de ganhar se mostram a todo vapor, jogar contra o P. Clube, seja em qualquer circunstância, é um jogo insosso.
Perder um atleTIBA é motivo para muita 'dor de cabeça' devido às brincadeiras dos rivais (nada mais natural, afinal, quando a vitória sorri para o lado verde e branco, o 'troco' é dado na mesma 'moeda').
Devido à longa história deste tradicional confronto, uma derrota, mesmo que 'doída' é, até certo ponto, 'compreensível' pelo fato do adversário ter lá a sua 'força'.
No entanto, sucumbir diante do P. Clube é uma verdadeira 'dose para elefante', pois conferir sobrevida a um time moribundo é testar a paciência de qualquer Coxa-Branca.
Menos mal que agora, na fase final do campeonato - quando tudo realmente se decide, o clube do Alto da Glória fez valer sua tradição e suplantou o covarde esquema de jogo do adversário tricolor, que entrou em campo com um único propósito: não perder (a ponto dos jogadores rivais vibrarem como se um gol marcassem, a cada carrinho, desarme ou defesa praticada) - nítido comportamento de um clube sem expressão.
Por ora, tendo suplantado este adversário, o Coritiba comportou-se muito bem na primeira das sete decisões que o separam do título estadual de 2010. Contudo, a tática que abdica da vitória e prima pela marcação (utilizada pelo time tricolor) deverá ser a tônica do que o time verde e branco encontrará pela frente, sendo que novas alternativas táticas precisam ser encontradas para que toda a bela campanha realizada até aqui não encontre um desfecho frustrante.
Contra o ex-J. Malucelli, o Coritiba precisa redobrar a atenção, até porque o time do Barigui é mais qualificado que o oponente da última quinta-feira.
Decorridos pouco mais de três meses desde o fatídico dia 06/12/2009 e a consequente criação do movimento 'Participa Coxaaa!' - que buscava a coleta de 1000 assinaturas dos associados coritibanos com direito a voto para requerer a convocação da Assembleia Geral para a discussão da reforma estatutária do Coritiba, o Requerimento com as proposições de reforma do Estatuto Coritibano foi recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Omar Akel, neste dia 25 de março de 2010 - sem dúvida, um momento de muita satisfação pelo dever de 'missão cumprida'!
Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste movimento, em especial aos amigos Samir Alexandre Gebara, Gibran Mendes, Tony Sallum, David Meira, Rafael Belomo, Marcus Popini, Luiz Fernando Budant Junior, Marcelo Carneiro, Leopoldo Gonçalves Junior, Cláudio Adalberto Réus e a todos os demais integrantes do site COXAnautas pela ajuda e confiança depositada nesta empreitada; aos amigos Edson Finck, Valter 'Montanha' e todos os demais integrantes do MUC, ao Fernando (do Bar e Mercearia Casa Velha), ao Ricardo Fernandes, Joel e Val (da antiga Espetaria Sra. D'Ajuda, atual Espaço Val Brasil) e ao Gerson Goulart (do Dom Gigio Espetinhos), pela gentileza de disponibilizarem seus pontos comerciais para a coleta das assinaturas dos associados; aos amigos Gilmar Pinto, Leandro Grippo e Fabiano Jorge Stainzack (procurador da Parana Previdência) por todo o apoio dispensado ao movimento; ao amigo Luiz Carlos Betenheuser Junior pela divulgação nacional que fez do movimento em seu Blog; aos 10 Conselheiros, aos 415 associados com direito a voto, aos 132 associados sem direito a voto que assinaram as listas para o Requerimento e a todos os outros amigos que direta ou indiretamente contribuíram para esta inovadora causa.
Gostaria de agradecer, ainda, ao ex-Conselheiro Giovani Zilli pelas informações que prestou com relação ao cronograma da reforma estatutária anunciado pelo clube, aos Conselheiros Domingos Augusto Leite Moro e Júlio Góes Militão da Silva por terem gentilmente me recebido em seus escritórios para explanarem acerca dos pontos cruciais a serem alterados no Estatuto Coritibano, tendo como base suas experiências ao longo de tantos anos compondo o Conselho Deliberativo do clube, bem como ao Conselheiro Ademar Liedke Junior que atua na comissão de Conselheiros criada para cuidar da reforma estatutária do clube.
Sem dúvida, um momento marcante para a história do Coritiba Foot Ball Club. De forma pioneira, seus associados deram uma verdadeira mostra de civilismo, comprometimento e apoio efetivo ao clube, demonstrando que, pela via pacífica e legal, é possível fazer parte de uma mudança - tudo em prol do fortalecimento da instituição.
Ganham os associados, os Conselheiros, os dirigentes, os torcedores - ganha o Coritiba Foot Ball Club!
Agora, uma vez entregue o Requerimento, fica a cargo dos Conselheiros analisar as propostas apresentadas, via Comissão Legislativa, e, uma vez convocada a Assembleia Geral, sejam apreciadas pelos associados as novas ideias que conferirão modernidade e pujança ao mais tradicional clube da Terra das Araucárias.
Seja na reta final do campeonato estadual, seja nos trabalhos referentes à reforma estatutária, a missão coritibana, por ora, foi cumprida com êxito. Mas o trabalho está apenas começando.
Esforço, comprometimento e profissionalismo sedimentarão o caminho de um clube campeão, verdadeiramente preparado para o futuro.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)