
De Torcedor pra Torcedor
A poucas horas do confronto entre São Paulo e Coritiba no Morumbi, não posso deixar de externar uma SÉRIA preocupação: se o clube do Alto da Glória pretende disputar outra final de Copa do Brasil neste curto espaço de tempo, um ingrediente é IMPRESCINDÍVEL: marcar gol na casa do adversário!
Ainda são muito latentes as lembranças da fatídica noite de 08 de junho de 2011.
A vitória Alviverde por 3x2, dentro do Couto Pereira lotado, diante de um adversário matreiro, ainda está atravessada na garganta!
Ganhamos o jogo mas perdemos o título e por que?! Porque não fomos fortes o suficiente para impor ao time carioca o seu maior temor no primeiro jogo da final: tomar um gol Alviverde dentro de casa!
Naquela partida apostamos no 0x0, tal qual ocorrera em Fortaleza, diante do Ceará. O problema é que o Vasco conta(va) com um grande centroavante: Alecsandro (para mim, o cara que tirou do Alto da Glória o troféu de 2011).
Infelizmente perdemos por 1x0, consequentemente não marcamos gol fora de casa, imaginando que em Curitiba tudo se resolveria ao natural, afinal, éramos o time sensação e tudo parecia conspirar a favor do Coriitba.
Ocorre que, infelizmente, o time que abdica de marcar gols fora de casa, que se retrai imaginando que pode resolver tudo em seus domínios, dá o primeiro passo para alcançar o lenço para secar as lágrimas da derrota.
Espero que o treinador Marcelo Oliveira tenha aprendido a dura lição e instrua o seu time a buscar o gol de forma corajosa nesta noite.
Há poucos instantes terminou o jogo onde o Palmeiras (aquele mesmo que tomou o sonoro 6x0 no Couto Pereira em 2011) deixou o (sempre competitivo) Grêmio numa situação muito difícil na competição, quando venceu o time gaúcho em Porto Alegre pelo placar de 0x2.
Garantia de classificação à final? Claro que não, mas um ENORME passo por ter marcado DOIS gols na casa do adversário!
Diferentemente de 2011 quando o Coritiba se credenciou como o favorito para a conquista da Copa do Brasil, nesse ano somos os "azarões" para a grande mídia!
Talvez aí que resida a nossa grande chance! Sem pressão, mas com grande coragem possamos mostrar em campo que somos capazes de subir o degrau do podium que nos faltou no ano passado!
Na tarde desta quarta-feira ouvi o jogador Lincoln afirmar a um repórter de Curitiba que o Coritiba não tem a "obrigação" de marcar gols no Morumbi, pois o jogo decisivo será no Alto da Glória!
Espero sinceramente que a declaração do jogador seja aquela do tipo para dar uma de "peixe morto", pois do contrário, só tenho a lamentar.
Caro Lincoln, Marcelo Oliveira e Cia: eu, como milhares de torcedores Coritibanos, presenciei uma das maiores frustrações que poderíamos imaginar ao vencer em casa e não levar o título nacional no ano passado!
Eu não quero ver a história se repetir!
Vocês têm que entender que marcar gols no Morumbi é condição "sine qua non" para avançar na competição! Outro revés por falta de coragem será demais para os corações Alviverdes!
Joguem sem medo de errar! Somos os "azarões"? Somos os "pangarés" neste páreo? Ótimo... será em campo que vocês poderão mostrar que na Copa do Brasil os "azarões" muitas vezes podem surpreender!
Por que não acreditar que chegou a nossa vez?!
Raça Verdão, você á campeão!
Ah, que tal uma apresentação assim?!:
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)