
De Torcedor pra Torcedor
Depois de um ano em que a torcida Coxa-Branca se acostumou a ver seu time construindo uma notável campanha, mesmo que não tenha conquistado o título inédito da Copa do Brasil ou a vaga para as disputas da Pré Libertadores, eis que o desmanche promovido na equipe do Alto da Glória e as evidentes dificuldades encontradas por Marcelo Oliveira para refazer o "encaixe" dos 11 titulares, enchem de apreensão a massa torcedora outrora confiante.
Praticamente quatro meses do ano se passaram, e mesmo diante da não reposição qualitativa das peças que se foram, as apresentações do Coritiba nas partidas cumpridas pelo Campeonato Paranaense e pelas fases iniciais da Copa do Brasil ainda não empolgaram justamente por não se ver um padrão definido, uma estratégia claramente escolhida.
É inegável que Marcelo Oliveira está tentando remontar o time é que as carências e dificuldades estão escancaradas desde o início da temporada, o que confere oportunidade a dirigentes, comissão técnica e jogadores para que ainda encontrem o seu ponto ideal.
Acredito que Felipe Ximenes esteja cumprindo suas funções, "engatilhando" algumas contratações e buscando proporcionar ao treinador Coritibano melhores opções para os desafios que o segundo semestre nos reserva.
Por ora, pode-se dizer que a verdadeira temporada 2012 para o Coritiba se iniciará neste domingo diante de seu maior rival. Os erros, as inseguranças, as desconfianças e também os lampejos de um bom futebol vistos até aqui já fazem parte e realmente devem ficar no passado.
O que importa agora é a vitória no Atletiba e o ganho de confiança para partir em busca do Tricampeonato estadual.
Cabe lembrar que após o final de 2011, com o clube rival rebaixado e o Coritiba tendo cumprido uma boa temporada, as expectativas de torcedores, avalizadas por boa parte da mídia esportiva local, davam conta do favoritismo Alviverde para a conquista de mais um trofeu para sua coleção.
Veio o desmanche do time, o não encaixe da nova formação e o título do primeiro turno do clube rival. Com tudo isso, a pressão e a necessidade do Coritiba por ordem na casa, afinal, o clube do Alto da Glória - por sua condição de maior campeão estadual na Terra das Araucárias - sempre tem a "obrigação" de lutar até o fim pelo incremento de sua vasta galeria de trofeus.
O Atletiba de amanhã será um grande teste. Ganhando, o time Alviverde garante o segundo turno e vai firme para a decisão - aliás, para salvar o arrastado e conturbado campeonato estadual, nada melhor que uma decisão entre os dois maiores times do Estado.
Dizem que o campeonato estadual "não vale nada". Não vale para quem perde!
Olha como é destino: em 2009 o Coritiba havia perdido o título estadual, seu centenário se mostrou quase que um completo fracasso, coroado com o rebaixamento ao final do ano.
Tendo em seu rival o único representante paranaense na elite do futebol brasileiro, com a auto estima absolutamente destruída pelo fato de integrar a Série B, sem estádio graças à ação de vândalos, enfrentando uma evasão em massa do quadro associativo do clube, as projeções Coritibanas se mostravam sombrias.
Com muito trabalho da equipe comandada pelo então vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade, o clube levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima ao vencer seu maior rival por 2x0 no mesmo palco da partida de amanhã e cravou ali a sua pedra fundamental de reconstrução, ou seja, quando praticamente todos davam o Coritiba como "morto e enterrado", a mística Alviverde se fez presente e o clube retomou seu caminho de conquistas.
Eis que agora, figurando em lado oposto da moeda, o clube rubronegro, embora rebaixado e desacreditado, sem estádio quer ver um reprise pintado com suas cores.
Cabe ao Coritiba, em sua casa e perante a sua torcida, mostrar aos rivais que, se depender de sua "contribuição", o rubronegros não encontrarão o rumo da reconstrução em pleno Estádio Couto Pereira.
Que o ano de 2012 comece de forma positiva para o Coritiba.
Não tenho dúvida que com o apoio incessante da grande Nação Coxa-Branca, a absoluta dedicação dos atletas e a estratégia de jogo a ser implantada por Marcelo Oliveira, o Verdão seguirá firme para a conquista do segundo Tricampeonato da sua história.
Raça Verdão, você é campeão!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)