O Coritiba em diversas ocasiões mostrou que é um time com poder de reação. Para ser campeão é preciso ter esse poder de reação e o Coxa hoje tem.
Após 10 jogos, depois de 10 rodadas, o Coritiba conseguiu permanecer como único invicto do Campeonato Brasileiro de 2013. Isso demonstra também, uma força considerável. O Coxa é um time difícil de ser batido. Não é uma equipe imbatível, alías, no futebol não existe time imbatível. A qualquer momento essa invencibilidade poderá cair e o Coritiba vir a sofrer a primeira derrota e deve começar a se preparar para isso. Tomara que ela demore para ocorrer, mas a qualquer momento ela pode acontecer. E aí, quando ela acontecer, será preciso se administrar corretamente a situação.
O Campeonato Brasileiro é um dos campeonatos mais difíceis do planeta. É um campeonato longo e cheio de obstáculos. Só se vencerá um Brasileirão tendo gana, força, através de muita luta, muita raça, inteligência e acreditar. Quem não acredita jamais será Campeão Brasileiro. E esse acreditar não tem que vir apenas do elenco, é preciso que a torcida acredite nisso. Hoje, muitos que não acreditavam, passaram a acreditar um pouco mais, e passaram a sonhar com um segundo título nacional via Campeonato Brasileiro. Em qualquer situação, a torcida precisa jogar junto com o time, principalmente nos momentos adversos. Não que a torcida não venha fazendo isso, mas nunca é demais lembrar.
Contra o Flamengo, frente ao Santos, fora de casa o Coritiba saiu atrás do marcador e mostrou força ao reagir e chegar ao empate. Agora, mais uma vez, frente a Ponte Preta, só que desta vez, dentro de casa, o Coxa esteve atrás do marcador por duas vezes e nas duas ocasiões não só empatou, como estabeleceu a virada no marcador. Como não acreditar em um elenco que, após estar perdendo, várias vezes, se recuperou? Como não acreditar em um elenco que, após 10 jogos, 10 rodadas, consegue se manter invicto? E como não acreditar em um elenco que vira e mexe, ocupa a liderança do brasileirão?
Alguns criticaram veementemente Lincoln e Robinho em outras oportunidades. Esses dois atletas se saíram excelentemente bem contra a Ponte Preta e ajudaram ao Coxa vencer a partida. Falo isso não só pelos gols, mas por tudo que fizeram durante o jogo.
É lógico que mais uma vez, a categoria de Alex colaborou decisivamente, mas Lincoln e Robinho foram chaves na vitória de 5 X 3, imposta sobre a Macaca. E poderia ter sido uma vitória do dobro contra a metade. Só que o bandeira anulou erradamente um dos gols alvi-verdes e o árbitro confirmou o erro do bandeira, invalidando aquele que seria o tento do dobro.
O Campeonato Brasileiro já passou da conclusão do primeiro quarto e o Coritiba está ali no pelotão de frente. Isso é importante. Só está faltando uma ou duas vitórias fora de casa para realmente se solidificar ainda mais e adquirir confiança para também acreditar que é possível vencer longe do reduto coxa-branca. Acredito que essas vitórias também acontecerão, mas é preciso ficar ligado também, que uma ora ou outra a derrota poderá bater na porta do Verdão e aí, como já disse, será necessário saber lidar com isso.
No 31 de julho de 2013, quando se iniciou a comemoração dos 28 anos da primeira conquista de um título nacional via Campeonato Brasileiro, que em 1985 foi concluída na madrugada de Primeiro de Agosto, o Coritiba não decepcionou e venceu a Ponte Preta dentro do Couto Pereira, fez 3 pontos importantíssimos e se manteve invicto após 10 rodadas já cumpridas na competição.
Parabéns Coritiba.
Saudações Alvi-Verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)