O Brasileirão é o campeonato mais difícil do planeta na minha opinião. Em alguns países os clubes que comandam os campeonatos pouco se alteram de ano para ano. Já aqui no Brasil, sendo bastante consciente, um ano é o Corinthians, no outro é o Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e por aí vai. Quando um está em baixa desses que citei e de mais alguns que deixei de citar, outro está em alta e normalmente o Campeão vai se alternando.
Isso mostra em um brevíssimo resumo o que é um Campeonato Brasileiro de Futebol. Lógico que se fôssemos analisar isso mais profundamente teríamos outros argumentos para apresentar, mas no momento precisamos nos preocuparmos com o Coritiba.
E o Coxa vem rodada a rodada caindo na classificação. Já estamos em 5º lugar seguido de perto por vários outros "elencos".
Dos últimos "12 pontos apenas 3 somados", com 3 empates e 1 derrota. Isso determinou a nossa queda na classificação e o empate contra o Bahia em casa foi fatal para isso acontecer.
Precisamos ser realistas e não dá para ficarmos iludidos. Nosso elenco atual não é aquela maravilha. É um elenco pouco melhor do que o elenco(ou seriam elencos) que tivemos no ano passado por exemplo, mas sinceridade, não dá para sonharmos tão alto impulsionados pela nossa emoção. Hora de começarmos a raciocinar com a razão, tentando deixar que a nossa emoção não nos deixe analisar a coisa como ela realmente é.
Elenco que tem bala na agulha pode se dar ao luxo de jogar contra qualquer adversário da mesma forma. Infelizmente acho que não é o nosso caso.
Talvez se tivéssemos entrado contra o Grêmio por exemplo com um esquema 4 X 5 X 1 em que nos possibilitaria ficar mais com a bola, povoando mais o meio de campo, cozinhando o galo, pudéssemos não ter tomado o gol deles tão cedo.
Alguns poderão argumentar: não podemos pensar pequeno, temos que pensar grande...
Só dá para se pensar grande, dentro do raciocínio "razão" se tivermos um elenco que possa brigar de igual para igual com qualquer adversário e infelizmente esse jogo frente ao Grêmio nos provou que ainda não é o nosso caso. Principalmente o 1º tempo de Grêmio 2 X 0 Coritiba nos mostrou isso.
Wilson praticou milagres e ainda bem, senão a essa hora estaríamos estupefatos com um 4 X 0 ou até um 5 X 0 no lombo.
Vamos parar, refletir, analisar e sempre com a "razão" no comando, e ver e sentir o que realmente temos, o que possuímos, para aí decidir o esquema que se deve utilizar no jogo "A", na partida "B" ou no confronto "C".
No futebol não existe verdade absoluta e talvez alguns ou até muitos não concordem com essa estratégia que estou, a partir de agora, visualizando que seria o melhor a adotarmos nesse Brasileirão 2017.
Se o Coritiba por exemplo enfrentar o Atlético GO, o Sport ou o Avaí o esquema a ser adotado seria um e se o Coritiba tiver como adversários Corinthians, Grêmio, Flamengo o esquema a ser utilizado seria outro.
A realidade nua e crua, se ainda não quisermos mais à frente nos incomodarmos com a questão rebaixamento, seria essa.
Faz 4 jogos que não fazemos gol com bola rolando. Fizemos 2 gols contra o Botafogo mas ambos de pênalti. Nossa defesa era a menos vazada do Brasileirão até essa rodada e infelizmente hoje voltamos a tomar mais 2 gols fato que já havia acontecido contra o Botafogo.
Uma pena termos que admitir isso e com certeza muitos fervorosos torcedores não irão gostar dessas colocações, mas como disse, precisamos muitas vezes deixarmos a análise via "emoção" de lado e analisarmos com a "razão".
O que estou vendo analisando o bloco das últimas 4 partidas do Coritiba é que começamos a descendência e a estratégia que vinha até aqui sendo utilizada pelo Pachequinho para mandar o Coritiba a campo precisa ser modificada.
Para não termos materializada outra tunda diante do Cruzeiro contra nós, entendo que devemos iniciar o jogo contra o alviceleste no esquema 4 X 5 X 1. Povoar o meio de campo e ir cozinhando o jogo e depois dependendo do que for acontecendo na partida pode-se até lançar mão de um 4 X 4 X 2 e quem sabe após isso transformar a coisa em um 4 X 3 X 3 no próprio jogo, mas já entrar com o 4 X 3 X 3, nesse momento em que estamos somando poucos pontos, não é o mais indicado.
Essa é a minha opinião. Respeito as opiniões diversas e até contrárias, mas na minha concepção o momento nos sugere que entremos contra o Cruzeiro em um 4 X 5 X 1.
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)