Na 14ª Rodada, dos 10 jogos realizados, 6 terminaram empatados.
CORITIBA 1 x 1 Portuguesa
Santos 1 X 1 Vasco
Fluminense 0 X 0 Corinthians
Goiás 1 X 1 Flamengo
São Paulo 1 X 1 Atlético Paranaense
Botafogo 3 X 3 Internacional
Atlético Mineiro 2 X 0 Bahia
Vitória 3 X 1 Ponte Preta
Grêmio 3 X 1 Cruzeiro
Criciúma 3 X 0 Náutico
O que os resultados ocorridos na 14ª Rodada nos mostram? Ou como podemos interpretar os resultados dos jogos válidos pela 14ª Rodada? 6 jogos terminaram empatados e os 4 times que venceram seus jogos tiveram o mando ao seu lado.
Obviamente que cada um pode interpretar a seu modo e ver as coisas como quiser e a maneira de alguém entender, claro, pode ser diferente de outro visualizar.
Eu particularmente, analisando os resultados ocorridos, não só nessa rodada, mas em todas até aqui(nessa 14ª Rodada a coisa cristalizou), cheguei à conclusão que a coisa está equilibradíssima e ainda não dá para apontar quem realmente são ou serão os favoritos ao título ou quem abocanhará vaga para a Libertadores da América.
A única coisa que pode-se começar a se delinear, até com certa e "determinada" exatidão é que um dos rebaixados em 2013, será o Náutico. Vejam que eu usei a palavra certa. Ainda estamos na 14ª Rodada indo para a 15ª e restam 24 rodadas a serem realizadas e muita coisa pode e vai acontecer, com certeza.
Porém, os prognósticos que aparecem, pelos resultados obtidos pelas equipes até aqui, nos levam a imaginar que poucos times dos 20 que disputam o atual campeonato, vão, de uma ora para outra perder 3 ou 4 partidas seguidas, mas dá para dizer e imaginar também, que poucas equipes vão conseguir ganhar 4 ou 5 jogos seguidos daqui para frente.
Em várias ocasiões, por exemplo, algumas equipes que ocuparam a liderança, tiveram oportunidades de livrar pontos com vantagem considerável sobre o segundo e o terceiro colocados na tábua de classificação, mas até agora isso não aconteceu. O Botafogo na 14ª Rodada, líder atual, teve a oportunidade, fazendo o jogo de fechamento da rodada(sabendo de todos os demais resultados), de livrar 3 pontos do segundo e 4 pontos do terceiro colocado. Porém, mesmo assim, não conseguiu vencer o Internacional, mesmo com o mando do jogo e ficou a apenas 1 pontinho do Cruzeiro que é o segundo colocado e 2 pontos do Coritiba, 3º colocado. Esse é mais um indício do equilíbrio que impera no brasileirão 2013.
Assim, chega-se a conclusão de que o campeão de 2013 poderá ser decidido, quem sabe, só lá pela penúltima ou até na última rodada.
Cada um faz a sua interpretação e nessa altura já começam a se delinear quem são as equipes que irão realmente competir buscando o título, quem irá se posicionar no meio da tabela e quais os clubes que brigarão ferrenhamente, até o fim, para se livrar da zona de rebaixamento.
No momento atual, o Coritiba faz parte do bloco de cima da tábua de classificação e tomara que continue assim. Passaram-se rodadas e rodadas e o Coritiba não saiu do chamado "G4". Isso é bom sinal. Com essa performance até aqui, o Coxa pode integrar o grupo dos clubes que brigarão pelo título, penso eu.
Nas últimas 2 rodadas, o Coritiba não teve o mesmo rendimento que vinha tendo até a 12ª Rodada, deu uma decaída na produtividade em campo. Isso tem explicação. Atletas que ficam meses e meses sem iniciar jogando uma partida ou meses e meses sem sequer entrar no decorrer do jogo, obviamente que irão sentir a falta do tal ritmo de jogo. A batida empregada pelos atletas em uma partida oficial e ainda mais de Campeonato Brasileiro, disputadíssimo, é bem diferente do que a batida empregada nos treinamentos ou em um coletivo, por exemplo. Começa pela disputa de bola. Em um jogo, o atleta normalmente vai para a dividida de forma contundente e em um treinamento isso não ocorre. Para evitar contusões, o atleta tira o pé ou deixa a bola para o outro atleta e racionalmente falando, tem que ser assim mesmo. Para que se contundir ou arriscar se lesionar em um coletivo por exemplo? Esses e outros fatos impedem que a batida de um treinamento seja a mesma empregada em uma partida de futebol oficial válida por um Campeonato Brasileiro como é o Brasileirão.
Contra a Portuguesa o garoto Zé Rafael entrou jogando. A quanto tempo Zé Rafael não entrava jogando em uma partida oficial? No Campeonato Brasileiro em nenhuma ocasião ele entrou jogando. Foi a primeira e isso ocorreu apenas na 14ª Rodada. O garoto Luisinho, que entrou no decorrer do jogo, a quanto tempo não participava de uma partida oficial? Sergio Manoel e Gil não vinham participando seguidamente de jogos. Bill, entrou jogando a algumas rodadas atrás, mas acho que naquela ocasião nem ele próprio imaginava que entraria jogando. Participou de 2 ou 3 jogos e acabou se contundindo, interrompendo a sequência, pois se lesionou e ficou impedido de ser sequer relacionado. E voltou justamente contra a Portuguesa.
Quer dizer, 5 atletas(meio time), não vinham atuando regularmente. Será que eles são super homens e não sentiriam a tal falta de ritmo de jogo? Se fizerem essa pergunta a cada um deles, acredito que todos irão responder que não se sentiram tão a vontade na partida e irão dizer que a falta de ritmo de jogo atrapalhou em seu rendimento individual.
Quando apenas 1 ou 2 atletas entram na equipe em determinada partida e não vinham atuando, o impacto disso no coletivo não é tão grande. Ele vai existir, claro, mas em uma intensidade muito menor do que se entram 4 ou 5 atletas no "11" que inicia o jogo.
Não são desculpas, são fatos, acontecimentos reais e ninguém está inventando. Vários atletas que participaram da partida do Coritiba contra a Portuguesa não renderam o que podem render. Por quê? A resposta é simples. Falta de Ritmo de Jogo. Talvez alguns possam imaginar ou pensar que isso de nada influencia na produtividade, no rendimento da equipe e que com vontade isso é superado. A vontade pode existir, porém o corpo não está acostumado com o ritmo alucinante de uma partida oficial do campeonato brasileiro. Imagine você que ficou sem dar uma corridinha durante uns 3 meses. Você corria regularmente, todos os dias, ou 3 vezes na semana. Mas, em função de alguns problemas de saúde teve que ficar 3 meses sem executar a tal corrida. Quando voltou a realizar o mesmo percurso que fazia antes da parada obrigatória, notou que não teve o mesmo rendimento. Estamos falando em apenas uma simples corrida onde não tem adversário. Imagine então quando ainda existem adversários...
Na próxima rodada, o Coritiba tem um osso duro pela frente. É o Corinthians, atual Campeão Mundial. É o Corinthians de Emerson, Danilo, Pato, Guerreiro, Romarinho, Douglas, Cássio e outros atletas cuja performance é conhecida do público. E o jogo ainda é com mando do Corinthians.
Mas será que por causa disso, é impossível o Coritiba conseguir um bom resultado.
O Coritiba vai entrar para vencer, mas um empate lá não é mal negócio e penso que é plenamente possível o Coxa trazer na bagagem 3 pontos preciosos ou 1 ponto muito importante.
Com o equilíbrio que está reinando no Brasileirão atual arrisco dizer que irão brigar pelo título as seguintes equipes:
Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Corinthians, Grêmio e Internacional.
São 6 equipes nesse bolo e obviamente que a parada não será nada fácil para nenhum desses postulantes ao título. E qual deles você indicaria como favorito? Seria o Corinthians pelo elenco que tem e que até título mundial conquistou recentemente? O Internacional de Scocco, Leandro Damião, Furlan e outros? O Grêmio de Zé Roberto? O Cruzeiro de Everton Ribeiro? O Botafogo de Seedorf, Rafael Marques, Vitinho e cia? Ou o Coritiba de Alex, Leandro Almeida, Chico, Lincoln, Robinho, Deivid, Vanderlei, Victor Ferraz e outros?
Ao meu ver o Coritiba até aqui pode ser incluso no rol dos times postulantes ao título. Já liderou o brasileirão em diversas rodadas, assim como Botafogo(atual líder) e Cruzeiro.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)