1985 deve ser sempre exaltado, reconhecido e comemorado, com total e ampla certeza, pois foi um título de expressão real conquistado por um clube paranaense, assim como aquele título de 1973 do Torneio do Povo, aquele hexacampeonato regional da década de 70, aquele bicampeonato regional de 78 e 79, "Fita Azul", aqueles 3º e 4º lugares alcançados nos Brasileiros de 79 e 80, e isso tudo faz parte da história futebolística e deve sim ser valorizado, cada uma dessas campanhas, merecem ser ressaltadas, mas não podemos mais ficar vivendo apenas do nosso passado, que aliás foi vitoriosíssimo!
Dois novos "quases" vieram em 2011 e 2012, quando decidimos por 2 vezes consecutivas, finais da Copa do Brasil, mas infelizmente não ganhamos, não conquistamos nenhum dos 2 títulos, e tivemos nesse mesmo tempo 24 vitórias consecutivas com um 6 X 0 imposto sobre o Palmeiras no meio disso, e claro, foram campanhas interessantes, mas um novo título de expressão não pintou.
Já passou e faz tempo da hora de abocanharmos um título de expressão nacional e até algum internacional, e algo precisa ser urgentemente pavimentado para conquistarmos títulos de vulto.
A Diretoria Atual pegou o clube cambalido e mesmo sem dinheiro vem até surpreendendo em função da realidade que o Coritiba se encontrava e se encontra, principalmente financeiramente falando.
O Coxa entre idas e vindas é o atual líder da Série B e a cada rodada o retorno à Série A vai ficando mais próximo.
O trabalho no Coritiba precisa ser realizado "tijolinho por tijolinho", com calma e com profissionalismo! Não se chega a novos horizontes no futebol, da noite para o dia, mas algo precisará ser feito de modo consciente e de forma altamente técnica em 2022 para que em 2023, 2024 e 2025 possamos sonhar com algum ponto mais alto quando o papo é conquista de vulto de verdade.
Claro que ainda não tem nada garantido totalmente na questão acesso para a Série A e muito menos de título da B, mas restam 6 rodadas e o Coxa tem certa gordura. Óbvio que não dá pra sentar em cima da diferença de 7 pontos para o 5º colocado ou de 2 pontos para o 2º colocado, pois 18 pontos ainda serão disputados, mas é preciso já ir mexendo os pauzinhos em paralelo, quanto à montagem do elenco para a Série A em 2022.
Entraremos no 11º mês de 2021 e os "finalmentes" da Série B já estão logo ali.
A Diretoria Atual está de parabéns mas receberá parabéns mais magnânimos caso o Coritiba fique com o título da Série B.
Até aqui a Diretoria Atual vem fazendo um ótimo trabalho, mas o trabalho que nos espera será árduo e engana-se quem pensa, quem imagina, que será fácil.
Os desafios a serem vencidos à frente serão inúmeros e para vermos e termos um Coritiba capaz de levantar troféus de conquistas expressivas, vai requerer uma roupagem diferenciadíssima do nosso Clube!
Mãos a Obra, com consciência e competência realmente profissionalizada é o que precisamos e necessitaremos ter!
Para chegarmos à novas conquistas nacionais e até internacionais é e será necessário que se tenha um olho de lince, dois olhos de tigres e muita perspicácia, sabedoria e preparo técnico profissional em todas as áreas que compõem o nosso CORITIBA FOOT BALL CLUB!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)