Esportivamente o ano no Brasil já se encerrou. A bola parou de rolar oficialmente, porém todos os clubes, independentemente da região, já estão, há alguns dias planificando 2017 e implementando ações que possam dar resultados positivos no transcorrer do próximo ano.
Obviamente que o Coritiba também já está se movimentando para 2017.
Esperamos que em 2017 a performance alviverde possa vir a ser melhor, muito melhor do que o obtido nos últimos anos.
Para se buscar algo significativo dentro das quatro linhas, necessário é que se tenha nas cercanias do gramado, competência. As Comissões Técnicas desde as categorias de base até os comandantes técnicos do elenco profissional precisam funcionar como se fosse uma coisa só. Assim como nas empresas os departamentos financeiro, de recursos humanos, administrativo, marketing, etc, precisam funcionar bem e todos trabalharem também de modo conjunto, no futebol não é muito diferente.
E a Gestão de um clube de futebol feita além do gramado, traz consequências que vão para os vestiários e para as quatro linhas. Deste modo se um clube tiver boa Gestão, ele terá grandes possibilidades de colher frutos bons nas quatro linhas. Todavia, se a Gestão não funcionar como deve, a tendência é que os resultados no gramado não aconteçam como o torcedor quer.
É uma engrenagem! Qualquer peça que destoe, seja ela no time, no elenco, na Comissão Técnica, na diretoria ou até mesmo na Presidência, pode trazer consequências desastrosas para o todo. E por outro lado, se a engrenagem funcionar redondinha no gramado, nas cercanias dele e administrativamente falando, o passo para se alcançar o que se almeja estará dado.
Que o nosso 2017 alviverde seja(após alguns anos sucessivos de insucessos), enfim, com resultados expressivos e bons.
Um bom natal à todos!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)