2022 futebolisticamente acabou para o Coritiba!
2023 vem aí!
O principal objetivo do Coritiba em 2022 foi atingido: o Coritiba manteve-se na Série A.
Tá certo que até pouco antes do final do Brasileirão 2022 o "sufoco" foi grande, pois muitos, pela situação Coxa na Tábua de Classificação e pelo rendimento da equipe no gramado, cravavam com convicção que o Coritiba caíria para a Série B.
Só que o Coritiba foi jogar diante do Cuiabá, de sangue doce como dizem, em relação a questão rebaixamento.
Não tivesse sofrido o gol de empate na partida contra o Corinthians que terminou em 2 X 2, o Coxa poderia ter abiscoitado uma vaga na Sulamericana.
Fato é que meio aos trancos e barrancos, com o Coritiba vencendo a primeira e única partida fora de casa no Brasileirão 2022 diante do Juventude tendo assinalado o único gol do jogo aos 46 minutos do 2º tempo em Caxias, o Coritiba na sequência venceu o Flamengo e empatou contra o Corinthians tendo feito 7 pontos de 9 disputados nessas 3 partidas sequenciais, o suficiente para somar esses 7 pontos aos pontos que haviam sido conquistados na competição e finalmente garantir, deste modo, a permanência na Série A.
O 2022 acabou futebolisticamente para o Coritiba e 2023 vem aí.
Juventude, Avaí, Atlético Goianense e Ceará, clubes que podem ser considerados como sendo realmente de Série B, foram os 4 que rumaram para a Segundona Nacional.
E retornaram para a Série A, 4 clubes que já foram Campeões Brasileiros em outras ocasiões: Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia.
Teoricamente pode-se afirmar que o nível da competição, do Brasileirão da Série A 2023, ocorrerá dentro de patamares mais elevados do que o nível da Série A no Brasileirão 2022 disputado.
Dentro desse quadro obviamente que o Coritiba terá que montar um elenco muito mais equilibrado para as disputas do Brasileirão Série A 2023, se quiser manter-se na Elite do Futebol Brasileiro.
Em paralelo ao objetivo de manter-se na Elite do Futebol Brasileiro em 2023, é preciso "pensar grande" e esse "pensar grande" nos leva a imaginar que não dá mais para disputar competições de nível nacional apenas para não cair, é necessário que se busque alcançar novos degraus daqui para frente, alçar novos vôos e assim podermos voltar a ver o Coritiba na Ala dos Clubes Grandes do País.
Montar um Elenco Equilibrado é e será o 1º passo para se poder "pensar grande"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)