A importância de ter conquistado esses 3 pontos frente à Macaca vai além de apenas cálculos simplesmente matemáticos.
Com absoluta certeza, os "3 pontos" engolidos pelo Coritiba nessa rodada trazem alguma esperança quanto ao alviverde não voltar a figurar na Série B.
Comemorar a não ida para a Série B é algo muito pequeno, sem maiores vislumbres, mas é o que temos no momento, quando se pensa em Coritiba, quando se conversa sobre o alviverde paranaense, quando se fazem algumas conjecturas quanto ao Verdão do Alto de tantas e tantas "Glórias"!
A estreia de Carpegiani foi positiva. Claro que em 2 dias não daria para ele fazer muita coisa, mas as alterações feitas por ele, nos momentos certos do jogo, colocando as peças que se faziam necessárias no gramado, foi, sem dúvida nenhuma, o antídoto para conter alguma reação que a Ponte Preta pudesse vir a ter no confronto.
A rodada ainda não foi finalizada e dos jogos que restam para complementar a mesma, 2 em especial vão precisar da nossa torcida para que as equipes que estão atrás de nós na classificação por lá continuem.
O Botafogo tem uma parada "menos difícil" que a do Cruzeiro. O Botafogo joga em casa e a Raposa vai atuar fora dos seus domínios. O Botafogo terá pela frente o Grêmio, adversário indigesto e o Cruzeiro talvez tenha até indigestão antes mesmo do confronto, já que pegará o Corinthians na casa do timão.
Vamos torcer por derrotas de Botafogo e de Cruzeiro, para que nos mantenhamos na posição que nos encontramos na tábua de classificação, após a conclusão da primeira volta do Brasileirão de 2016.
Vemos, olhando a classificação atual que dos 6 primeiros colocados do Brasileirão, 3 são paulistas, 1 é carioca, 1 é gaúcho e 1 é mineiro. Essa hegemonia dos clubes desses 4 estados não é de agora e por tudo que acontece em nosso futebol, isso é normal. Agora, não é tão normal assim termos por exemplo um clube carioca e um clube mineiro lá na rabeira, situações atuais de Botafogo e Cruzeiro, mas se depender da nossa torcida é por lá que esses 2 clubes precisam continuar.
50% do Brasileirão 2016 já está quase que concluído, restando apenas poucos jogos para que se tenha esse número. Já se começa a ter uma ideia mais próxima de quais serão os clubes que brigarão pelo título, quais ficarão ali pelo meio da tabela e quais serão os clubes que lutarão apenas e tão somente para permanecer na Série A e não ir para a obscuridade da Série B.
Claro que ainda falta muita coisa, temos a metade do campeonato a transcorrer, e pode que uma ou outra equipe imprima uma reação forte e venha a surpreender a lógica instalada até o momento, mas analisando pelas facetas normais, os clubes que lutarão pelo título e pelo bloco de localização da Libertadores estão entre os 6 primeiros e os clubes que brigarão para apenas permanecer na Série A estão entre os 8 ou 9 posicionados lá embaixo da tábua de classificação. E 5 ou 6 equipes não terão munição para buscar vaga na Libertadores mas por outro lado não terão tão perto o risco do rebaixamento.
O duro é que entra ano e sai ano e nós torcedores do alviverde paranaense não temos outra coisa a fazer a não ser rezar para que o Coritiba não desabe ladeira abaixo e fique pendurado pelo menos longe dos 4 últimos degraus da escada da classificação.
É triste, mas a realidade que temos é essa.
Vamos fazer figa para que Carpegiani consiga dar jeito na coisa, mas também não dá para querer ou se imaginar que ele poderá fazer com que o Coritiba chegue entre os 4 primeiros por exemplo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)