Estamos nos aproximando do último jogo do Campeonato Paranaense de Futebol de 2016.
O prejuízo que o resultado de 3 X 0 contrário nos trouxe para um terreno minado, para uma área de incertezas, para um olhar descrente, e até para uma decepção muito grande.
É claro que o elenco atual do Coritiba não é uma das "8"(oito) maravilhas do planeta. Mas nesse elenco atual existem alguns atletas que possuem um bom repertório, donos de um curriculum respeitável. Não são muitos jogadores que são donos de uma história já consolidada no futebol, mas alguns do elenco atual, já construíram algo de significativo na trajetória do mundo da bola. Quem sabe esses atletas possam liderar uma revolução dentro das quatro linhas no próximo domingo e o Coxa possa conseguir uma larga vantagem no placar frente ao rival.
Ceará, Rafael Marques, Juan, Kleber e mais uns 2 ou 3 tem que assumir a responsabilidade e contagiar os demais no sentido de que ainda é possível voltar a ficar com a taça.
Claro, óbvio, que fácil não será e não bastam 1 ou 2 chutes, 3 ou 4 passes, 5 ou 6 dribles, 8 lançamentos, 9 tabelinhas. Serão necessários, além da aplicabilidade do time no gramado, além da doação total e comprometimento real de cada atleta nas quatro linhas, vários outros caracteres para se pensar em se começar a reverter o quadro.
Um dos caracteres obrigatórios para se imaginar um placar de 3 X 0 ou até mesmo um "4 X 0" favorável ao alviverde será jogar com "inteligência". Não adianta querer resolver a coisa na marra, em desabalada carreira.
Outro ponto crucial e que não poderá faltar para se buscar algo é o Coritiba entrar em campo com 11 leões no gramado, ou seja, atuar com muita raça.
Como fazer para atuar com raça e ao mesmo tempo com inteligência?
Essa é uma resposta que não pode ser dada aqui, na teoria. Essa é uma resposta que precisa ser dada no gramado, a partir das 16h00 do próximo domingo, na prática.
Os encarregados em apresentar essa resposta são os atuais atletas do Coritiba Foot Ball Club, uma instituição com grande história e tradição.
A Comissão Técnica terá que ser sábia e mexer com as peças no tabuleiro de maneira correta.
Pelo menos Ceará e Juan, entre os contundidos, precisam estar no gramado no domingo. É hora de superação, é momento de doação total, onde aquela dorzinha incômoda, mesmo sendo sentida, deve ser suportada em nome de querer se buscar algo maior.
Se Luccas Claro não puder atuar(acho praticamente impossível uma distensão na parte posterior da Coxa sofrida na partida anterior ser vencida - diferente de Ceará e Juan que sofreram contusões há mais tempo), tem que ir de Rafael Marques. Rafael Marques possui experiência e pode com ela, ajudar o Verdão.
Um 3 X 0, ou até um "4 X 0" favorável ao alviverde no próximo Atletiba é um sonho. Alguns podem entender como devaneio, mas nesse esporte chamado futebol, coisas praticamente impossíveis antes da bola rolar, podem acontecer sim, com a bola rolando.
Não esqueçam, principalmente os atletas que compõem o elenco atual coxa-branca, um "4 X 0 com inteligência e raça" precisa acontecer no domingo!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)