Os matemáticos que com suas contas exatas diziam que o número mágico para a não queda era o 47, agora já apresentam o 46 como sendo o número de pontos necessários para a não ida de times para a Segunda Divisão Nacional.
Eu continuo dizendo que o número a ser atingido por equipes que não desejam figurar na Série B em 2016 é 43!
São vários confrontos diretos entre os clubes que lutam para não cair e neles ou sairá apenas um vencedor que marcará, obviamente 3 pontos, ou ambas as equipes, cada uma delas fará 1 pontinho em caso de empate na partida.
É perfeitamente possível o Coritiba chegar aos 43 pontos. Bastam 3 vitórias e 1 empate. O Coxa ainda pode se dar ao luxo de perder 2 partidas, mas é preciso fazer um alerta: jogando do modo que o alviverde paranaense está jogando existe o risco do Verdão não pontuar mais até o final do Brasileirão e estacionar nos 33 pontos terminando o Brasileirão na lanterna.
Venho escrevendo seguidamente que o atual elenco coxa-branca é limitadíssimo e que não dá para o alviverde ir com tudo pra cima dos adversários, tanto em casa e principalmente fora de casa, seja qual for o time que esteja do lado de lá.
Querer jogar de igual para igual contra um São Paulo de Ganso, Pato, Luis Fabiano, Michel Bastos e companhia é suicídio e deu no que deu, mais uma derrota dentro do Estádio Major Antônio Couto Pereira para a nossa conta. Foi assim contra Atlético Mineiro e muitas outras equipes que vieram dentro da nossa casa e comandaram o baile.
Infelizmente o nosso Coritiba atual precisa, agora mais do que nunca, ter consciência de que as limitações de nosso elenco são muitas, várias e não tem como atuar jogando aberto nem dentro do Couto Pereira e muito menos fora de casa.
O Coritiba para tentar amealhar pontos nessas últimas 6(seis) rodadas que restam, tem que jogar fechadinho, povoar o meio de campo e buscar em contra-ataques, surpreender o adversário e colocar a bola na rede deles. Esse terá, obrigatoriamente, que ser o esquema do Coritiba daqui para frente. Esqueçam o 4 X 3 X 3 ou o 4 X 4 X 2 por favor. Esses são esquemas que se pode utilizar quando se tem material humano para fazer isso. Nós infelizmente não temos. Vamos de 4 X 5 X 1 mesmo e com esse "1" ainda vindo ajudar na marcação. Quando roubar a bola do adversário tentar imprimir ritmo mais forte e com um pouco de velocidade(com um pouco porque não temos atletas tão velozes assim). O caminho é infelizmente somente esse.
Querer jogar de igual para igual frente aos adversários, com o material humano que dispomos é suicídio, é entrar em campo já perdendo de pelo menos 1 X 0.
Figueirense, Corinthians, Goiás, Palmeiras, Santos e Vasco. Esses serão os 6 próximos adversários.
Vencer Figueirense, Goiás e Vasco, se o Coxa quiser ainda figurar na Série A em 2016 é mais do que obrigação.
Conseguir 1 pontinho diante de Corinthians, Palmeiras e Santos, dentro do atual panorama que temos, diante das dificuldades que ainda teremos, será motivo de muita comemoração.
Se conseguir 3 empates frente a Corinthians, Palmeiras e Santos será ótimo, mas para chegar ao número mágico "43", vencendo Figueirense, Goiás e Vasco e com mais um empate diante de pelo menos 1 dos 3 paulistas, acho que ainda "dá".
Triste, nebulosa, cruel, nossa situação. É sofrimento após sofrimento, e tudo isso é desesperador. Mas jamais abandonaremos o nosso querido Coritiba. Esteja ele na "A" ou na "B" estaremos sempre com o nosso glorioso alviverde.
Matematicamente ainda dá, mas diante de tudo que aconteceu e que vem acontecendo dentro das quatro linhas, fica difícil acreditarmos que o Coritiba vencerá 3 confrontos e empatará ao menos 1 dos 6 que restam.
Atlético Mineiro, Internacional, Avaí, Ponte Preta, Joinville, Grêmio, Cruzeiro e outros e outros já foram. Agora é tentar unir o grupo de algum modo, jogar fechadíssimo, povoar o meio de campo com 5 homens, atuar com raça, muita raça e é o que se pode esperar desse elenco que aí está. Mais do que isso, infelizmente mais nada podemos esperar. Tirar leite de pedra como dizem não tem como.
Não esqueçam: com "43" acho que ainda "pode" dar. E tomara que eu esteja certo. Mas também não adianta eu estar certo e o Coxa não chegar aos "43"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)