Os matemáticos diziam e dizem que o número mágico para o 16º colocado escapar da degola é ou será "47".
Analisando dentro da frieza dos números e tão somente isso eu posso concordar com os matemáticos que para um time escapar do rebaixamento será necessário ele chegar aos 47 pontos no Brasileirão 2015.
Porém, analisando pelas vias do futebol e pelo que vem acontecendo no Campeonato Brasileiro de Futebol em transcurso, poderemos ter a materialização de que no mundo da bola a matemática não é exata.
Basta, por exemplo, verificarmos o que aconteceu na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Das equipes que estão lá embaixo da tabela apenas a Chapecoense marcou 3 pontos e livrou alguns corpos de vantagem em relação aos demais desesperados e o Vasco fez 1 pontinho jogando em São Paulo contra o próprio São Paulo, continuando com sérios riscos de cair para a "B", e o Joinville venceu o Figueira no jogo caseiro da rodada, segurando o Figueirense na pontuação e ameaçadíssimo pelo fantasma do rebaixamento.
O Avaí jogando em casa tomou 3 do Palmeiras. O Goiás levou 3 do Santos. E o Coritiba tombou também com 3 cocos da Ponte Preta.
Assim, a marcha da pontuação das equipes que brigam contra o rebaixamento continua a passos bem lentos, tanto é que mesmo o Coritiba perdendo 4 partidas consecutivas é o 17º colocado e só não é o 16º porque perde para o Avaí nos critérios de desempate.
Diante desse quadro continuo acreditando que o 16º colocado após a realização da última rodada do Brasileirão 2015, não fará mais do que 43 pontos e livrar-se-á mesmo assim da degola.
Como escrevi acima, volto a frisar, no mundo da bola, no futebol, quase sempre a matemática não é exata.
Assim, faltando 7 rodadas para o Brasileirão 2015 ser concluído, restando 21 pontos a serem disputados para cada clube, se o Coritiba fizer 10 pontos desses "21" acho que permanecerá na Série A do Brasileirão. E tomara que essa minha matemática em detrimento à matemática dos matemáticos, venha a se materializar ao final do Brasileiro. Certamente, se der a matemática dos matemáticos que aponta para o número mágico "47", infelizmente o Coritiba já caiu.
Jogando a partir de agora, com São Paulo, Figueirense, Corinthians, Goiás, Palmeiras, Santos e Vasco, o Coritiba, segundo os matemáticos, terá que vencer 4 jogos, empatar 2 e perder somente 1 para permanecer na "A".
Na minha matemática, baseada na matemática não exata do futebol, e conforme o que vem acontecendo no Brasileirão 2015, o Coritiba não cai para a Série B se vencer 3 jogos e empatar 1 dos 7 que restam. Acho que essa minha matemática e não a matemática dos matemáticos, nos remete a ter alguma esperança quanto ao Coritiba não cair.
Se a matemática dos matemáticos se materializar o Coxa já caiu.
Mas, pode que o "47" não venha a ser o número mágico.
"43 poderá ser o número mágico"!
E tomara que os matemáticos nesse caso estejam errados...
Agora, matemática nenhuma(nem a minha) vai salvar o Coritiba da degola, caso o Coxa não vença pelo menos 3 jogos e empate 1 dos 7 que restam.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)