Eu, particularmente acredito que no Campeonato Brasileiro de Futebol 2013, o 17º colocado, fará no máximo 44 pontos. É apenas o meu pensamento e uma suposição, tudo isso baseado no que vem acontecendo no Brasileirão até aqui. Pelo lado dos números, na matemática da coisa, é diferente e o número mágico para uma equipe não se preocupar, em hipótese alguma, com o temido rebaixamento, é "47".
Os times que estão lá embaixo na tabela, até aqui, não vem pontuando tanto. Isso fica comprovado quando na última rodada disputada, o Vasco com um simples empate("com mando do time cruz-maltino"), colocou o pescoço fora da ZR e quem foi para o suplício, por enquanto, foi o Fluminense. A Ponte Preta perdeu uma oportunidade de ouro de sonhar com uma possível permanência na Série A, ao perder para o Vitória que impôs um impiedoso 3 X 0 na macaca. E o Criciúma com um golzinho apenas somou mais 3 pontos em cima do Náutico já rebaixadíssimo.
Como vemos, o panorama que envolve as equipes que se encontram na escuridão, no limbo, parece que não terá mudanças significativas até o final do Brasileirão.
De qualquer modo, o Coritiba para se livrar do risco de rebaixamento que ainda paira nas cercanias do Alto da Glória, terá 2 compromissos seguidos em casa e precisa aproveitar a oportunidade, marcando 6 pontos e assim atingir o número mágico "47".
Jamais queríamos, neste momento, estar fazendo cálculos para que o Coritiba não venha a integrar o bloco dos quatro últimos, porém com algumas atitudes equivocadas, como por exemplo, a saída de atletas importantes do clube com o brasileirão em pleno andamento e o número excessivo e assustador de contusões em profusão que incharam o "DM" alvi-verde em muitas e muitas rodadas, a matemática e a estatística ainda passeiam na cabeça do torcedor coxa-branca.
O nosso Coxa arrancou bem nas 10 primeiras rodadas e nos encheu de esperança quanto a melhores acontecimentos em 2013, mas infelizmente não manteve a mesma batida, o mesmo ritmo na sequência.
Vencer o Corinthians, mesmo o time da "fiel", não rendendo como em 2012, não é fácil. O jogo é no Couto Pereira, onde o aproveitamento do Coritiba é muito maior do que fora de casa e isso precisa ser explorado. Mais uma vez a força da torcida coxa-branca vai, de todas as formas, procurar ajudar o Coritiba a conseguir mais uma vitória, mas é bom que se diga que só aplausos e apoio da torcida não bastam. É necessário e imperioso que o time jogue futebol.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)