Apesar de vários acontecimentos negativos extracampo, o Coritiba somou pontos em cinco partidas seguidas.
Obviamente que os fatos negativos que aconteceram até aqui, envolvendo pessoas que fazem(ou faziam...) parte da Gestão do clube, acabam atrapalhando a condução das coisas no campo, tanto em treinamentos como em jogos.
É difícil que atletas e comissão técnica fiquem totalmente alheios aos pesados acontecimentos e fatos negativos envolvendo diretoria e até a presidência do clube, mas é preciso neste momento, buscar não permitir que respinguem no campo, consequências de atitudes impensadas de algumas pessoas.
Agora é mais do que nunca, momento do grupo todo se fechar em busca do objetivo maior que é deixar a "ZR" e manter-se fora dela.
Claro que queríamos que o Coritiba tivesse vencido o Sport, óbvio que desejávamos que o Coxa tivesse batido o Grêmio em Porto Alegre, porém faz-se necessário observar que tanto Grêmio quanto Sport possuem bons elencos e os empates diante das duas agremiações podem ser considerados resultados normais.
Empatar com o Grêmio lá foi um bom resultado e empatar com o Sport em casa não pode ser considerado um resultado péssimo. Claro que empatar com o tricolor gaúcho "lá" foi um resultado muito melhor do que empatar com o leão de Pernambuco em pleno Couto Pereira, mas como escrevi, se analisarmos com quem o Coritiba empatou, não dá para dizer que foram catástrofes.
5 jogos seguidos sem conhecer uma derrota sequer é um percurso bom. 5 partidas consecutivas pontuando no Brasileirão é algo que precisa ser salientado de modo positivo.
Não fosse a pontuação baixíssima do Coritiba até a 17ª rodada, com certeza, os 11 pontos conquistados nos últimos 15 disputados, colocariam o nosso Coxa em posição de destaque na competição.
Porém, a realidade nua e crua alviverde no Brasileirão atual é cinzenta(pra não dizer negra) e é preocupante ao extremo.
Diante disso, uma vitória frente ao Avaí "lá" é tudo o que queremos e precisamos. Mais algumas rodadas e a coisa vai começar a afunilar e pontos de distância em relação ao 14º, 15º e 16º colocados, ficarão mais difíceis de serem diminuídos ou recuperados. A hora é agora.
Uma derrota diante do Avaí nessa próxima rodada afundará o Coritiba ainda mais na "ZR" e nesse momento seria(ou será) o que de pior aconteceria(acontecerá). Nem pensar em derrota. Como o jogo é lá até o empate não é(ou não será) assim tão ruim, mas o empate somente poderá ser considerado de bom tamanho, caso Goiás, Figueirense e alguns outros que estão ali, por um fio da escuridão, não vençam seus compromissos.
Um empate do Coritiba e uma vitória do Goiás e de outros que estão alguns poucos pontos da "ZR" poderá ser algo extremamente péssimo, pois aí, nesse caso, nem uma vitória frente ao Fluminense e outra na sequência diante do Internacional, poderão retirar o nosso Coxa da zona abissal, nas próximas 3 rodadas.
Assim, uma vitória alviverde na próxima rodada, em solo catarinense, seria(ou é) o ideal.
Na teoria, no pensamento, desenhamos, imaginamos que uma vitória alviverde possa se materializar, mas é bom lembrar que o Avaí venceu, em pleno Couto Pereira, o nosso Coxa, que naquela ocasião, na primeira volta do Brasileirão, estava passando a viver um verdadeiro calvário na competição.
Não fosse a péssima campanha do Coxa até a 17ª rodada, os "5 jogos sem derrota", nas 5 últimas rodadas, poderiam ser comemorados. Mas como comemorar 5 partidas consecutivas sem derrotas alviverdes, estando nosso time posicionado na tábua de classificação na escuridão?
Vencer o Avaí lá pode ser o detalhe principal para comemorarmos 6 jogos seguidos do Coritiba no Brasileirão 2015 sem derrotas.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)