Matematicamente muitos times ainda podem cair, mas indo pelo provável do futebol as coisas se resumem em um menor número de equipes disputando efetivamente para não cair.
O São Paulo por exemplo, que é o 14º colocado já está com 37 pontos e livrou 4 pontos do 17º colocado, Vitória, que tem 33 pontos. Assim acredito que o São Paulo já está fora da briga pelo rebaixamento(óbvio que matematicamente o São Paulo não está livre do rebaixamento, mas somente vários resultados negativos sucessivos do próprio São Paulo e resultados positivos das demais equipes em profusão e que estão atrás dele na classificação podem trazer a catástrofe para o tricolor paulista).
Deste modo, daqui para frente, somente 5 equipes vão brigar para se livrar do rebaixamento. São elas:
15º Sport 35 pontos
16º Avaí 34 pontos
17º Vitória 33 pontos
18º Ponte Preta 32 pontos
19º Coritiba 32 pontos
O 20º colocado, Atlético Goianense, com 26 pontos, na minha opinião já caiu. Só muitos e muitos milagres poderão tirar o clube goiano da Série B em 2018.
Das 5 equipes citadas acima(do 15º ao 19º lugar), fatalmente 3 se juntarão ao Atlético Goianense(que já caiu) na Série B em 2018.
O próximo confronto do Coritiba frente ao Sport é mais do que decisivo. Caso o Sport vença o Coxa em Pernambuco a diferença de pontos aumentará para 6 pontos e o time de Recife dará um passo importantíssimo para se livrar da Série B.
O ideal para o Coxa, nesse Sport X Coritiba, seria ou será uma vitória. Caso ocorra a vitória alviverde, o Verdão pula para 35 pontos na classificação, e passará a ter a mesma pontuação do representante pernambucano na Série A.
Sendo assim, o próximo jogo do Coxa no Brasileirão 2017 é partida de 1000 pontos. Uma derrota do Sport nessa próxima rodada não garante o mesmo como certo integrante da Série B em 2018, porém uma derrota alviverde no próximo giro do Brasileiro deixará o Coritiba com percentuais elevadíssimos na questão rebaixamento.
"5 times 3 caem"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)