Vinte e Sete rodadas foram realizadas até aqui pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2014. O Coritiba obteve 7 Vitórias, 8 empates e 12 derrotas.
Alguns apresentam os percentuais de aproveitamento do Coritiba no Brasileirão, dividindo o tempo "Roth" e o tempo "Marquinhos Santos". Esses são apenas dados ilustrativos e que para o Coritiba no cômputo geral na tábua de classificação não possibilitam números diferentes, que possam mudar a posição ocupada pelo Coxa no momento e que até então não é nada boa.
Talvez, o que alguns queiram mostrar é que o Coritiba evoluiu com a chegada(retorno) de Marquinhos Santos. Pelos números, pelo aproveitamento, não tem como negar essa certa evolução. Ocorre que essa evolução momentânea não fui suficiente para tirar o Coxa da Zona do Suplício. Assim não existe outro caminho: é buscar maior evolução ainda e vitórias, vitórias e vitórias.
Fato é que em todo o Brasileirão(antes do clássico), o Coritiba não havia obtido 2 vitórias consecutivas, o que veio a ocorrer com as vitórias sucessivas sobre o rubro-negro e o tigre.
O Coritiba saiu da lanterna e atualmente é o 17º colocado. Quando se esperava uma vitória do Inter sobre a Chape, a Chapecoense surpreendeu e enfiou 5 no colorado gaúcho. Uma surpresa que ninguém em sã consciência imaginava que poderia ocorrer. Mas futebol é assim. Quando menos se espera, resultados surpreendentes acontecem.
Isso mostra que mais do que nunca o Coritiba precisa fazer a sua parte se quiser permanecer na Elite do Futebol Brasileiro. E o Coritiba fazer a sua parte hoje significa vencer, independentemente se o jogo é em "casa" ou "fora de casa". O panorama é esse.
As 7 vitórias, os 8 empates e as 12 derrotas do Coritiba no Brasileirão até o presente momento, fazem com que o alvi-verde paranaense ocupe a primeira posição da Zona de Rebaixamento. Não há o que lamentar, não tem como imaginar que se tivesse ganho do Sport, ou vencido o Figueirense no Couto Pereira, o Coritiba não estaria na posição que se encontra. Isso já passou, mas fazem ou fizeram sim com que o Coritiba tenha uma campanha pífia no Brasileiro.
E para modificar o panorama, para sair da ZR e se manter fora dela são necessárias vitórias. Dia desses comentei que 1 ponto nas rodadas sequenciais não refrescam ou não refrescariam quase nada ou "nada" mesmo. Para exemplificar o que estou colocando vamos fazer uma simples conjectura com possíveis resultados na próxima rodada. Vamos partir do princípio que o Coritiba empate o jogo com o Goiás, o que normalmente não seria um mal resultado, sendo o jogo lá(na atual circunstância talvez só o empate já não nos auxilie). Mas e se Criciúma e Vitória vencerem seus compromissos? Não vamos nem colocar o Botafogo nessa análise. Marcando o Coritiba, apenas 1 pontinho na próxima rodada, e Criciúma e Vitória marcando 3 pontos, jogaria o Coxa para a vice-lanterna.
Se essa previsão de Criciúma e Vitória vencerem seus compromissos se confirmar, obrigatoriamente, o Coritiba teria(ou terá) que vencer.
Além da questão natural que todos observamos, o Coritiba teve um avanço jogando ofensivamente, existem essas supostas previsões apresentadas e que podem perfeitamente se configurar(vide Chapecoense 5 X 0 Internacional), obriga o Coxa a encarar o Goiás lá, também jogando ofensivamente e buscando a vitória.
Buscar a vitória e um empate ocorrer é uma coisa. Agora, entrar se defendendo apenas, querendo garantir um empate e perder é outra.
Diante do quadro atual é jogar ofensivamente e vencer o Goiás. Não importa se o Coritiba vai jogar feio ou vai até jogar mal. O que importa agora é vencer e garantir os 3 pontos. Como? Só saberemos a hora que a bola rolar durante os 90 minutos e os acréscimos. Falando em acréscimos, vocês viram a infinidade de gols que tem acontecido nos momentos derradeiros das partidas? O próprio Coritiba na vitória contra o Criciúma fez o gol nos momentos derradeiros do 1º tempo de jogo. Caso o Coritiba esteja vencendo o Goiás por 1 X 0, por exemplo, até os 40 minutos do segundo tempo, é bom que todos fiquem ligados, atentos e quem estiver no gramado dê aquele algo mais para garantir os 3 pontos.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)