Em 8 partidas o Coritiba conseguiu a proeza de não vencer sequer um único jogo. Todas as outras 19 equipes disputantes do Brasileirão já venceram ao menos uma vez. O Coritiba é o único que está "invicto". Em 2013 o Coritiba iniciou o Brasileirão, em termos de pontuação, muito bem, tanto que em 10 rodadas ainda não sabia o que era ser derrotado. O futebol apresentado naquela ocasião não foi aquilo tudo, mas a equipe pontuava rodada a rodada. O Coritiba, no ano passado se manteve invicto, sem perder, nos primeiros 10 jogos do Brasileirão e mesmo assim lutou a duras penas para permanecer na Série A. Em 2014, o Coritiba está invicto sim, só que inversamente, teve oito oportunidades de chegar à vitória, porém não venceu "ainda". Será que isso é apenas um prenúncio de Série B ou a casa já caiu mesmo?
Alguém pode afirmar categoricamente e de modo totalmente afirmativo que o Coritiba, após a parada da Copa do Mundo, retornará para o Campeonato Brasileiro, revigorado, com outro astral, em outro clima e conseguirá reverter o quadro que é simplesmente caótico, negro?
Será que com mais 4, 5 ou 6 reforços que venham para "resolver", o Coritiba poderá recuperar essa gama enorme de pontos deixados para trás?
O Futebol é cheio de surpresas, e por isso existe aquele velho, antigo ditado, que diz o "futebol é uma caixinha de surpresas". O futebol nos surpreende a cada instante, tanto negativamente, quanto positivamente. Tomara, dessa vez, nós torcedores coxas, possamos ter a grata surpresa, após a parada da Copa do Mundo de modo positivo, mas como acreditar nessa virada da forma que as coisas estão transcorrendo pelas bandas e cercanias do Alto da Glória?
Alguns que comandam o Coritiba atualmente assumiram a batuta e a "responsabilidade" de trazer o Coritiba de volta à Elite do Futebol Brasileiro e conseguiram, mas será que esses mesmos cidadãos, conseguirão com "responsabilidade" novamente manter o Coxa na Série A para as disputas do Brasileirão em 2015?
Será que não era o momento do Sr. Vilson Ribeiro de Andrade declinar do convite feito pela CBF quanto à chefiar a delegação que busca o Hexa Mundial?
O Preparador Físico Paulo Paixão e o Treinador de Goleiros Carlos Pracidelli já faziam parte do "molho" da CBF e o Coritiba já estava representado por eles.
Na minha opinião não era o momento do Presidente do Coritiba ficar longe do clube neste momento penoso. Administrar o clube por telefone, e-mail ou sei lá através do que não dá. O Coritiba Foot Ball Club não é um clube amador que pode ser administrado com uma varinha mágica a Km de distância.
Alguns clubes já estão se reforçando para o pós Copa do Mundo. Fluminense e Cruzeiro, que estão no topo da tabela, brigam para ter Cícero do Santos em seus elencos e esse é apenas um único exemplo. Existem outros, aliás muitos outros exemplos. Essa é uma das muitas provas que estão aparecendo nos bastidores, de que para se disputar um brasileirão é preciso ter um Elenco forte. E o Coritiba? O Coritiba possui um elenco forte? Ou vamos ficar naquela que o Campeonato Brasileiro está apenas começando? Vamos ficar achando e pensando que o começo é relativo? É relativo sim. Em 2013 mesmo permanecendo invicto por 10 rodadas, o Coritiba sofreu e muito para permanecer na Série A. Será que em 2014, estando inversamente "invicto" até aqui, o Coritiba terá forças para continuar sendo uma das equipes que representará o Estado do Paraná na Elite do Futebol Brasileiro?
Ou o Coritiba se mexe e rápido ou o caminho final todos sabemos qual será.
Contratar reforços 3 dias antes do Pós Copa comprometerá a décima, décima primeira, décima segunda e décima terceira rodadas, já que existe a questão da ambientação dos novos contratados e o fato do "entrosamento".
Vejam que já estou falando na questão líquida e certa de que existirão novos contratados. Não tem como ser diferente. O elenco atual do Coritiba, infelizmente, é fraquíssimo e não reúne forças para sequer tentar ou iniciar uma guinada.
A nona rodada vem aí. O Goiás não venderá ou não dará a derrota de modo fácil. Será que passaremos a Copa do Mundo assistindo o jogo do Brasil, vendo Vilson Ribeiro de Andrade nos holofotes com o incômodo pensamento: quando o Coritiba ganhará apenas um único jogo no Brasileirão 2014?
E se o Figueirense arrancar um empate diante do Flamengo o Coritiba será o "lanterna" do Brasileirão
2014.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)