Última pedreira seguida.
Chegará ao fim nessa próxima rodada do Campeonato Brasileiro a série de 5 pedreiras seguidas.
É a hora e a vez do Cruzeiro, o time alviceleste de Minas Gerais e que por inúmeras vezes já representou o Brasil nas Américas e que já revelou muitos craques, sendo um clube que merece muito respeito.
No momento, entre os 5 times dessa série impiedosa que o Coritiba vem cumprindo pelo brasileirão, na minha opinião é, digamos, o menos qualificado, mas pouquíssima coisa de diferença na balança. Na escala diríamos que estariam em primeiro plano hoje, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense e Corinthians e um meio degrau, um pouco mais abaixo, viria o Cruzeiro, mas nem por isso dá pra arriscar dizer que são favas contadas. Muito pelo contrário, será um jogo dificílimo como todos os outros quatro anteriores dessa série seguida, só que na teoria, com tarefa um pouco menos penosa, mas como disse, mesmo assim, cheia de obstáculos.
Até hoje Coritiba e Cruzeiro se enfrentaram 37 vezes, acontecendo 16 vitórias da Raposa contra 8 vitórias do Coxa. Portanto, o retrospecto é bem favorável à equipe de Belo Horizonte.
O jogo é no Couto Pereira e o Coritiba deve entrar em campo fazendo valer o fator reduto próprio, ou seja, entrar com um time que encurrale o time mineiro em sua defensiva, com os jogadores do verdão fungando no cangote dos atletas da raposa, não dando folga para que o Cruzeiro se organize em campo e possa vir a trazer preocupações maiores à nossa defensiva.
O Coxa precisa ter a consciência de que esse jogo é chave para a sequência de todo campeonato. Uma vitória pode significar tanto o desvencilhamento da turma do suplício como a aproximação de equipes que estão, algumas, 4 pontos e outras 5 pontos à frente.
E além da questão pontuação na tabela que é sem dúvida nenhuma importantíssima nesse exato instante, uma vitória trará novo ânimo, uma certa estabilidade que dará mais confiança ao grupo, que recuperará a auto-estima e que poderá ir para Santa Catarina na última rodada do primeiro turno enfrentar o Figueirense com o moral elevado e com maior possibilidade de pontuar e assim iniciar o segundo turno, pensando em galgar degraus mais elevados na tábua de classificação.
Pela campanha desenvolvida até o momento, dificilmente pode-se imaginar que o Coritiba ainda vai brigar por vaga na Libertadores da América, por exemplo, mas deve-se buscar a aplicação em todas as rodadas sequenciais para terminar o brasileirão 2012, pelo menos, numa posição honrosa.
Antes do início dessa série seguida que o Coritiba enfrentaria até a penúltima rodada, que começou logo após o compromisso com o Grêmio em Porto Alegre pela Sulamericana, projetei que se o Coritiba fizesse 5 pontos poderia se manter afastado da ZR nesse período. Os 5 pontos já não são possíveis, mas mesmo assim, se confirmar 4 pontos, o Verdão estará fora do buraco negro, pelo menos até antes do confronto com o Figueirense na Ilha da Magia.
Nossa defesa em 17 jogos pelo campeonato brasileiro já sofreu 34 gols e continua sendo a mais vazada. Como dificilmente temos passado algum jogo sem tomar gols, tanto é que a média até aqui é de 2 gols sofridos por partida, tenho comigo que infelizmente continuaremos mantendo essa incômoda média, mas sairemos vitoriosos, porque enfiaremos três pelotaços na rede mineira.
Meu palpite é Coritiba 3 X 2 Cruzeiro.
Saudações Alvi-verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)