Três pontos fundamentais.
Mais do que fundamentais.
O Coritiba deu uma embalada(graças a Deus), mas ainda não dá para empolgar demais.
Estamos a 11 pontos da ZR, uma posição até certo ponto confortável, se for comparada a posição que ocupávamos até dia desses, mas é preciso ter os pés no chão, consciência e continuar pontuando.
Contra o Náutico não pode existir outro resultado que não seja a vitória. Com a vitória serão contabilizados mais três pontos na tabela a favor do Coxa, que ultrapassará o Timbu que hoje tem 40 pontos.
Alguns podem dizer: o time embalou, conseguiu 3 vitórias seguidas e está a 11 pontos da ZR.
Ocorre que o futebol costuma pregar peças. Não quero que essas peças sejam pregadas contra nós, muito pelo contrário, quero que elas aconteçam a nosso favor.
Explico porque estou fazendo essas colocações. Quando o grupo precisava de apoio incondicional e se encontrava raspando na ZR, vez por outra a 1 ponto dali, por outras vezes 2 pontos, sempre dizia que deveríamos apoiar, aplaudir, dar força, para que os atletas que entrassem em campo adquirissem confiança, aumentassem a auto-estima e pudessem render dentro do seu limite ou até ultrapassassem esse limite em função de entrarem em campo com muita vontade, indo para as divididas como quem vai se alimentar quando se está com muita fome, procurando ganhar a segunda bola, dando importância à posse de bola, etc...
Pois bem, agora o discurso deve e tem que ser outro. Não dá ainda para esmorecer, imaginar que com 11 pontos de vantagem o Coxa não cai mais. É lógico que temos que ser otimistas e valorizar os últimos pontos conquistados e ainda comemorar muito os resultados de outras equipes nessas últimas rodadas, com a turma lá de baixo ficando praticamente estacionada.
Ocorre que depois do Náutico, teremos o início daquela série impiedosa contra Grêmio, Fluminense, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Cruzeiro para fechar o campeonato jogando com o Figueirense.
Não existe jogo fácil no brasileirão que se possa afirmar categoricamente que contra esta ou aquela equipe já se pode contabilizar 3 pontos antes da partida acontecer. Nada disso. Assim como não se pode afirmar categoricamente que contra estas ou aquelas equipes o Coxa não conseguirá marcar sequer 1 pontinho.
Mas, quem acompanha de perto as coisas do futebol, sabe que atualmente tirar ponto de um Fluminense, de um Atlético Mineiro, de um Grêmio ou de um Corinthians, por exemplo, não é tão simples e entra para o campo das expectativas duvidosas.
Então, para evitar surpresas desagradáveis após o jogo frente ao Timbu, é condição sinequanon vencer o Náutico e contabilizar 3 pontos mais na tabela, para adquirir mais gordura e entrar em campo nas rodadas sequenciais como um verdadeiro franco atirador.
Talvez alguns possam discordar disso, mas esse é o panorama que vislumbro nas próximas partidas que o Coxa realizará pelo brasileirão 2012.
Como disse, não é impossível marcar pontos contra as equipes que se encontram nas primeiras posições do brasileirão atual, mas que é uma tarefa árdua, isso é.
Deivid fez o gol da vitória por aqui, contra o Bahia e um ex-Coxa, o Leonardo, auxiliou o Coritiba para que a diferença de pontos para o primeiro time da ZR aumentasse, marcando os 2 gols da virada do Galo frente ao Leão.
Não dá para baixar a guarda.
Dá-lhe Coxa.
Saudações Alvi-Verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)