O Coritiba pode chegar pela segunda vez na história do futebol paranaense ao Tetra-Campeonato Regional e isso após quase 4 décadas.
Não dá para dizer que o Coxa até aqui fez um primor de campeonato, mas não interessa, é mais uma vez, "finalista" de uma competição estadual.
Sem convencer o Coxa conquistou o primeiro turno, mas não interessa, carimbou presença na decisão do campeonato paranaense 2013.
Durante essa semana o Coxa cumpriu, após idas e vindas, indecisões em função da briga caseira entre CSP e Sousa da Paraíba, o seu primeiro compromisso pela Copa do Brasil no ano. E, acertadamente, a Comissão Técnica optou em utilizar um time alternativo na estréia da primeira competição nacional de 2013 que o Coxa disputará nesse ano. E essa equipe alternativa não decepcionou. Foi lá e sapecou um 3 X 0 no time da casa e eliminou qualquer possibilidade de segundo jogo em nosso reduto. A diferença de 2 gols já servia, mas o Coxa "B" enfiou logo 3 para não deixar dúvidas.
Enquanto isso, por aqui, outros atletas que fazem parte do numeroso elenco coxa-branca, ficaram se preparando para a primeira partida da final regional em 2013. Além de não terem se desgastado com a viagem, evitaram um risco maior de sofrerem contusões às vésperas de um clássico decisivo. Enfatizo o "risco maior de contusões", já que qualquer atleta pode se contundir em um treinamento, tanto físico como técnico ou tático e até mesmo em uma simples descida ou subida de uma escada, mas que a decisão da Comissão Técnica em diminuir o risco de contusões para determinados atletas em uma semana decisiva foi acertada, isso foi.
Mesmo o Coritiba tendo empolgado a torcida coxa-branca, pouquíssimas vezes no certame regional, afirmo(e não precisa ser um "expert" para dizer isso) que o alvi-verde paranaense é o favorito no contexto geral do primeiro confronto realmente decisivo em 2013. Isso sem entrar no mérito de vantagens conseguidas ao longo do campeonato como poder jogar por dois resultados iguais, ou jogar o segundo jogo em casa, e ficar com mais um título regional.
Afirmo sem medo de errar que o Coritiba é o favoritíssimo ao título, face a diferença de elencos. O CAP por acaso possui algum atleta do quilate de um "ALEX" ou de um Deivid ou até mesmo de um Leandro Almeida?
Esse é apenas um dos fatores que me fazem afirmar que o Coritiba entra na primeira partida decisiva do nosso campeonato paranaense com pelo menos 5 "cabeças" de vantagem. Se eu fosse discorrer mais sobre isso encontraria outros caracteres para demonstrar os motivos que me levam a afirmar categoricamente o favoritismo do Coritiba.
Só que é exatamente por isso que é importante atentar para isso com olhos bem abertos e visualizar dentro do contexto futebolístico normal esse favoritismo e saber que ser o favorito não garante título. É preciso ter humildade suficiente para afirmar também que é preciso "jogar bola". Aliás não adianta somente afirmar, é preciso fazer: é necessário "jogar bola, jogar futebol".
Com certeza a diretoria coxa-branca, a comissão técnica alvi-verde e principalmente os atletas do Coritiba sabem que não dá para entrar em campo de sangue doce. É preciso aliar o que temos de bom, a uma grande dose de raça, dedicação, garra e lutar do começo ao fim em busca do caneco. Simplesmente olhar para o céu e esperar que a bola balance a rede adversária, através de devaneios, não dá. Só com devaneios isso não irá acontecer.
A hora está chegando e o que precisa ser feito, terá que ser colocado em prática. A semana cheia para treinar e se preparar tecnicamente, fisicamente e até psicologicamente só surtirá efeito por meio da concentração de todos, da determinação de muitos e principalmente, através de muita vontade e raça. Para se jogar futebol é preciso usar da inteligência, mas para se ter sucesso, somente inteligência no futebol, é muito pouco.
Vamos lá verdão em busca de mais um título.
Dá-lhe Coxa.
Saudações Alvi-Verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)