Precisaremos de muita consciência, concentração e atenção.
Enfrentaremos um time que tem em seu onze titular, jogadores como Casemiro, Lucas e Luiz Fabiano. Temer nunca, mas respeitar sempre. Obviamente que esses três atletas não chegam ao nível de um Messi, de um Zico ou do Pelé. Mas são jogadores que estão acima da média da grande maioria dos atletas brasileiros na atualidade. Por isso, merecem cuidados especiais. É lógico que não devemos passar os 90 minutos preocupados somente com eles. Temos que jogar nossa bola também.
A Copa do Brasil é um campeonato diferente, tendo um formato especial. Qualquer equipe que chega em uma semi-final de um campeonato como esse tem méritos. Tanto Coritiba quanto São Paulo merecem elogios pela caminhada vitoriosa até aqui. Eram 64 equipes. Restaram 4. Mas, com certeza nenhuma das quatro equipes que estão nas semi-finais, querem outro resultado, senão a conquista do título. O quarto lugar, a terceira colocação, ser o vice-campeão, são posições honrosas. Mas, nós brasileiros, em qualquer situação, seja Copa do Mundo, seja um Campeonato Olímpico, seja um campeonato regional ou um torneio de bolinha de gude, queremos sempre o lugar mais alto do pódium.
No ano passado, ficamos com o Vice-Campeonato. Uma posição de destaque, honrosa e digna de elogios. Ficamos em segundo, em função do próprio regulamento do campeonato que valoriza muito cada gol. Mas, mesmo tendo o nosso Coxa, feito uma Copa do Brasil digna de elogios, 99,9% da nação alvi-verde não ficou satisfeita. O que queríamos era o título. Na final fizemos, durante os 180 minutos, a mesma quantidade de gols que o Vasco fez. Só que infelizmente na primeira partida, no reduto carioca, não chegamos à rede do adversário, diferente do time de São Januário que na nossa casa balançou a nossa rede duas vezes, e que foi, exatamente o que nos impossibilitou de colocarmos a mão no troféu maior em 2011.
Nessa semi-final contra o São Paulo temos que jogar conforme o regulamento. Em caso de um empate na primeira partida, é melhor que seja com gols. Um empate em 1 X 1 ou em 2 X 2 pode ser considerado um ótimo resultado. É lógico que o 0 X 0 também não é resultado ruim. E até uma derrota pode ser deglutida, desde que seja por uma diferença de apenas 1 gol. Um 2 X 1 ou um 3 X 2 contrário na primeira partida também não pode ser considerado tão ruim, pois caso vençamos a segunda partida, em nosso reduto, por 1 X 0 estaremos na final, contra Grêmio ou Palmeiras. O que não pode acontecer de jeito nenhum no primeiro confronto com o São Paulo é um resultado adverso contundente: um 3 X 0, um 3 X 1 ou um 4 X 0 contrário. Aí, fica difícil, quase impossível, reverter.
Diante do panorama que reveste o momento atual da Copa do Brasil, posso dizer que temos possibilidades de figurarmos, mais uma vez, na final desse campeonato que possui um formato especial e que encurta o caminho para se chegar à Libertadores da América. Mas, o resultado do primeiro jogo entre São Paulo e Coritiba é importantíssimo, tanto para um lado como para outro.
Força Coritiba. Atenção Verdão. Concentração Coxa. E muita consciência Glorioso.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)