Coritiba pujante.
Coritiba vibrante.
A torcida do Coritiba quer em 2013 um elenco forte, qualificado e competitivo que possa brigar pela disputa de títulos além das fronteiras estaduais. Lógico que a torcida coxa-branca quer o tetra-campeonato paranaense. Mas, além do título regional a nação coxa-branca está ansiosa por um novo título brasileiro. Em 2011 e 2012, não através do brasileiro, mas pela Copa do Brasil, a possibilidade clara de um título nacional apareceu. Infelizmente a oportunidade não foi aproveitada.
O ano do futebol já se encerrou para o Coritiba e somente São Paulo e Corinthians, em todo território nacional, ainda continuam com a visão focada em 2012.
Todas as demais equipes do país já estão de olho em 2013 e o Coritiba faz parte dessa realidade.
É época de análises, de reflexões e de negociações.
Muito já foi escrito, falado e debatido sobre quem seriam os atletas do atual elenco que merecem e devem continuar no Coritiba e quais seriam os jogadores que deveriam ser colocados em disponibilidade.
A diretoria coxa-branca, a essa altura, já tem plena convicção de quais são os atletas que fizeram parte do elenco em 2012 e continuarão em 2013.
Já sabe também a diretoria coritibana quem são ou serão os atletas a serem colocados à disposição.
Não entrarei nessa questão, pois em várias oportunidades anteriores, já expressei qual era(e qual é) a minha vontade e o meu entendimento.
Independentemente de quem a diretoria escolheu ou escolherá para continuar fazendo parte do elenco de 2013, todos nós, de forma praticamente unânime, sabemos que o elenco deixou a desejar em 2012 e se o Coritiba quiser realmente, quiser de verdade, brigar por objetivos mais ousados em 2013, é preciso reforçar substancialmente o elenco. Eu diria que não seriam reforços. A palavra reforços dá idéia que viriam atletas para auxiliar os que aqui estão. Sem sombra de dúvida devem vir para auxiliar os atletas que aqui estão e estarão em 2013, mas o que quero dizer é que os jogadores que por ventura, forem contratados, terão que ser obrigatoriamente atletas que venham para resolver, para solucionar e não apenas para ser mais um no elenco. Esse mais um ou mais uns o Coritiba já possui. A quantidade é grande. O que é preciso ter agora, é qualidade. Chegou num ponto que vir um bom jogador apenas é pouco. É preciso que esse bom jogador seja diferenciado. Tenha um algo mais para oferecer ao Coritiba e aos seus novos companheiros de elenco.
Alex está aí. Deivid também. Éverton Ribeiro e Rafinha parece que estarão no elenco coxa-branca em 2013. Victor Ferraz com um desempenho acima da média em 2012 será uma grande pedida para o Coritiba. Willian e Gil podem desempenhar cada um o seu papel, mas nesse setor sabemos de antemão que é preciso mais gente. Um grande goleiro e um excelente zagueiro precisam ser contratados. E mais um "bom" atacante não pode ser descartado.
É preciso definir se o Coritiba em 2013 será apenas, mais uma vez, um coadjuvante ou participará de todos os campeonatos de uma maneira mais contundente, ousada e que possa render algo mais grandioso, do que apenas o tetra-campeonato paranaense.
Ganhar algumas partidas é uma coisa, conquistar títulos é outra.
Você pode ganhar 24 partidas seguidas, consecutivas, sem no entanto conquistar um título sequer. A torcida do Coritiba está sedenta por um novo título a nível nacional.
Mais uma vez, com a palavra a diretoria coxa-branca.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)