O Time B(ou seria Time C?) do Coritiba não empolgou como queríamos. Poucos atletas que atuaram nas cinco rodadas iniciais do campeonato paranaense mostraram potencial para serem utilizados logo de pronto como "titulares" do Coritiba na sequência de 2014.
O goleiro Willian pelo que mostrou pode passar a ser o segundo goleiro, com Vaná caindo para o posto de terceiro goleiro. O Willian saiu-se muito bem. O Bonfim que já havia atuado em 2013 não é um "Oscar" ou um "Luisinho" mas tem posicionamento, chega firme nas jogadas e pode com o tempo adquirir padrão para tornar-se titular do Coritiba, mas ainda não é o momento. Ele pode fazer parte do grupo e atuar vez por outra, mas carece de mais embocadura e experiência para ser o titular. Tem sim um certo potencial. Quem sabe com o tempo venha a desenvolver mais e mostrar que tem futuro. Agora, sinceramente, eu esperava mais, muito mais de Zé Rafael por exemplo ou de Dudu. Talvez com eles sendo emprestados para adquirir experiência, mais à frente possam virar o disco. E o Luisinho? Me pergunto porque Luisinho não teve nenhuma oportunidade. E o Bartola, nas poucas vezes que entrou no gramado, na minha opinião, saiu-se bem e mesmo tendo participado pouco, fez gol por exemplo. O objetivo maior do futebol é o gol. Joga-se para se chegar lá, para se balançar as redes e ele fez isso. É claro que ainda não está preparado para ser titular, mas na minha ótica, foi um dos poucos que do meio para frente mostrou alguma coisa e quem sabe ele sendo integrado ao elenco que vai continuar a disputa do paranaense e o brasileiro, ele entrando aos poucos, possa desenvolver mais.
Chegou a vez do time principal mostrar se a pré-temporada alongada foi boa mesmo. Tempo para se preparar fisicamente, tecnicamente, taticamente e até mentalmente, o grupo que vai enfrentar o Rio Branco teve de sobra. Dia desses contra o Time "B"(ou Time "C") enfiaram 6 X 1. Era treino. Treino é treino e jogo é jogo. Agora vai ser jogo. Tomara todo esse tempo de preparação possa trazer bons frutos para 2014 e o Rio Branco será a primeira prova de fogo.
O Coritiba precisa somar pontos. Alguns teimam em dizer que o paranaense não vale nada, coisa e tal, tal e coisa, mas eu não penso assim. A colocação do Coritiba na tábua de classificação até aqui é bisonha. Não há tempo para alegar que o time está, por exemplo, sem ritmo de jogo. É vencer ou vencer.
Em 2013 nas dez ou doze primeiras rodadas do brasileirão o Coritiba não empolgou, não fez jogo exibição, mas em muitas rodadas ficou entre os 4 primeiros colocados e até líder foi e permaneceu invicto durante 10 jogos. Dava a impressão que iria longe no brasileirão e eu cheguei a achar que aquele grupo poderia brigar até por um novo título brasileiro. Mas, infelizmente isso não aconteceu e mais uma vez tivemos que rodada a rodada ver a queda na tábua de classificação, culminando nos finalmentes com uma sonora briga para não cair.
Assim, vamos ver se diante do Rio Branco algo que possa dar esperanças ao torcedor coxa-branca pinta.
Lógico que o Campeonato Brasileiro é bem mais, muito mais importante, que qualquer campeonato regional, mas abdicar totalmente do campeonato paranaense não se pode e é por isso que o time principal vai começar a atuar, "já"(será que já é o termo correto a ser usado) em fevereiro.
Não tem mal nenhum o Coritiba repetir a façanha do "penta" dos anos 70.
Estamos de olho.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)