"Vai ou Racha"
No futebol se vive ou se sobrevive de resultados. E isso não é novidade pra ninguém.
Desde os tempos mais longínquos quando se ganha e quando se vence, no mundo do futebol, no mundo da bola,é festa pra todo lado e tudo vai bem...tudo está bom...tudo está ótimo e caminha as mil maravilhas, mesmo que muitos saibam que existem falhas, defeitos ou necessidades prementes.
Mas, bastam alguns resultados negativos e tudo o que se construiu durante seis meses, durante um ano ou durante dois anos ou até DOIS ANOS E MEIO...tudo cai por terra.
O Futebol é assim. Planejamento, projeto, "longo prazo", tudo deve existir no mundo da bola, no mundo do futebol.
Mas o planejamento, o projeto, o "longo prazo" só vai poder existir com bons resultados. Se isso é bom ou ruim, não sei, mas sei que o futebol funciona assim. Não se sabe se assim é ou se não é, se isso faz parte de um contexto feliz ou infeliz, mas é assim e PONTO FINAL. Como disse, o futebol só funciona com resultados.
Basta ver o que está acontecendo com o Coritiba.
O Coritiba venceu três campeonatos regionais em sequência, fez e "FAZ" parte do Livro dos Record, chegou a duas decisões da Copa do Brasil.
É um currículo bom(ou seria ótimo...). É um conteúdo cheio de guloseimas. São resultados invejados por vários times, por várias equipes, por vários clubes do Brasil e do Mundo.
Mas, no entanto...
No entanto, tudo isso já é passado...foi...passou!!!
Atualmente o Coritiba encontra-se na Zona de Rebaixamento do Campeonato Brasileiro e o torcedor Coxa-Branca não quer saber se o Livro dos Record estampa o Coritiba em uma de suas páginas. O Torcedor, aquele ferrenho torcedor, não quer saber se o Coxa é Tri-Campeão Paranaense ou se o Coritiba participou de duas finais da Copa do Brasil consecutivamente(o torcedor queria mesmo é que pelo menos uma dessas duas finais estivessem sido conquistadas).
O Torcedor lembra que o Coritiba Foot Ball Club foi Campeão Brasileiro de Futebol um dia, valoriza, reconhece e aplaude esse título. Afinal de contas esse foi um título brasileiro conquistado dentro do campo com muita luta, garra e inteligência.
Esse título ficou na história do Coritiba...mas lá já se vão quase 27 anos(dia 31 de julho-o1 de agosto próximo vão completar exatos 27 anos). Bom...fato é que o TÍTULO FOI CONQUISTADO!!! O Coritiba ganhou. O Coritiba venceu. Chegou na frente de Corinthians, Flamengo, PALMEIRAS, Fluminense, São Paulo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Atlético Mineiro, Grêmio, VASCO, Santos, Bangu, e tantos e tantos outros times que na época possuíam muitos craques(CRAQUES E CRAQUES). Ganhou e venceu com todas as honras dentro do campo. E tem que ser valorizado. Tem que ser realmente reconhecido um título desses. Por isso está presente até hoje(depois de 27 anos) na memória do verdadeiro torcedor Coxa-Branca.
Mas voltemos...
Hoje o Coritiba está na ZR.
E o torcedor não quer saber do Coritiba na ZR. O "LOUCO" torcedor não quer saber se existe Planejamento...se existe Projeto...se existe "LONGO PRAZO"...o torcedor...o ferrenho torcedor é "IMEDIATISTA" e quer ganhar sempre...quer vencer sempre e não quer ver seu time nas últimas posições da tábua de classificação do Campeonato Brasileiro, ou correr o risco de voltar a figurar na SEGUNDONA NACIONAL.
É preciso que algo seja feito. E algo pode ser feito com Planejamento, com Projetos, mas desde que esses Planejamentos, esses Projetos não vislumbrem apenas fatos que ocorrerão daqui à 5 ou daqui à 10 anos.
Que me desculpe o grande cidadão, o grande homem e o GRANDE PRESIDENTE do Coritiba Foot Ball Club que vem atuando dignamente e profissionalmente e merece o nosso elogio, o nosso reconhecimento e sua performance à frente das cores do alvi-verde paranaense só nos enche de orgulho.
Parabéns Vilson Ribeiro de Andrade e Diretoria.
Com ampla certeza o atual Presidente do CORITIBA e sua diretoria podem e devem continuar com o magnífico Planejamento e vislumbrar o futuro e flertar com novos horizontes para a próxima década. O torcedor inteligente quer que esse Projeto seja executado e continue a ser colocado em prática, mas quer também que o time saia do limbo. Assim, deve-se encontrar meios de se fazer no presente um planejamento que vislumbre o futuro, mas que tenha ressonância, também no PRESENTE. Esse é o desejo do "LOUCO TORCEDOR". Aquele torcedor que respira as cores verde e branca noite e dia vive de vitórias e clama por vitórias.
Como...não sei...mas algum meio deve ser procurado para se chegar a um resultado melhor no PRESENTE com o time tendo resultados contundentes, colecionando "V I T Ó R I A S", uma após a outra, que é o que o CORITIBA necessita no momento.
Agora...ou "VAI OU RACHA"!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)