Diziam, o Coritiba ainda não venceu fora de casa. Falavam, o Coxa sem Alex não vence partidas. Comentavam que o Coxa não possuía ou não possui elenco para brigar pelo título.
Tudo isso, penso eu, é passado. Quem dizia que o Coritiba não venceria fora de casa, não pode dizer mais isso. Quem falava que o Coxa sem Alex não tinha poder para vencer jogos, não pode falar mais isso. E quem comentava que o Coxa não possuía ou não possui elenco para brigar pelo título, não pode mais comentar isso.
O Grêmio não perdia jogos nos Pampas a um bom tempo. Perdeu!
O Coxa não havia vencido nenhum jogo do Campeonato Brasileiro fora de casa. Venceu!
O Coritiba não havia vencido nenhum jogo do Brasileirão sem Alex. Venceu!
O Coritiba foi a Porto Alegre, enfrentou o Grêmio e mandou no jogo. Parecia que o time da casa era o Coxa e em muitos momentos da partida, parecia ser o mandante do confronto.
O esquema 3 X 5 X 2 deu certo. Eu teria saído com um esquema 3 X 6 X 1. Guardaria Geraldo para o segundo tempo e colocaria o Gil desde o início. Essa seria a única diferença do time que eu escalaria para começar a partida, em relação ao "11" que Marquinhos Santos mandou a campo.
E quem ganhou a bola no meio de campo no gol coxa-branca, foi justamente Geraldo, que serviu bem Victor Ferraz pela direita, que por sua vez executou um cruzamento com toda maestria. Aliás podemos dizer que Victor Ferraz não cruzou e sim deu um passe açucarado para Deivid estufar a rede do tricolor gaúcho. E Deivid estava lá e mostrou porque é diferenciado, porque é artilheiro.
Deivid ainda teve mais uma boa chance de gol. Achei que ele poderia carregar a bola em vez de desferir o chute. Caso ele conduzisse a bola o goleiro iria se obrigar a sair do gol e ele poderia escolher o canto. Mas tudo bem, Deivid fez o seu e que acabou sendo o gol da vitória coxa-branca.
Em um outro lance me pareceu que Deivid quis passar a bola para Lincoln, mas colocou muita força no passe e a bola encontrou Geraldo aberto pela direita. E o angolano deu um bico na bola, de direita, que não é a sua, e Dida praticou excelente defesa.
Emerson ficou na frente do gol, e mesmo meio sem jeito, tentou cutucar a bola para o fundo das redes, mas o defensor adversário conseguiu colocar para escanteio.
Isso sem falar no pênalti sofrido por Robinho que não foi assinalado. Um pênalti claríssimo que a arbitragem deixou de marcar.
O Grêmio teve uma bola no travessão em uma cobrança de falta e um cruzamento que encontrou Lucas sozinho na área. Lucas errou a bola e perdeu a oportunidade de empatar a partida.
Esse foi um pequeno resumo do que aconteceu no jogo Grêmio 0 X 1 Coritiba. Por esse breve resumo da partida dá para notar que o Coxa foi superior.
Estando a apenas 1 pontinho de Botafogo e Cruzeiro, o Coritiba segue como um dos candidatos ao título do brasileirão 2013. E se o árbitro tivesse assinalado o pênalti em Arthur no jogo contra o Cruzeiro, a essa altura o Coxa teria 24 pontos e a Raposa 22.
O próximo adversário é o Vasco. Tem que ir jogo a jogo. Sem essa de pensar na décima quarta rodada antes de concluir a décima terceira. É degrau a degrau.
É vencer o time cruz-maltino no domingo e continuar a escalada em busca de mais um título nacional via Campeonato Brasileiro.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)