Vale a pena?
A Pré-Temporada que foi estendida para alguns atletas já se encerrou.
Já se passaram 5 rodadas do campeonato paranaense.
Em nenhum dos 5 jogos que já aconteceram, o "11" que iniciou cada partida se repetiu. Em alguns jogos ocorreram muitas modificações em relação ao jogo anterior.
Alguns entendem que o campeonato paranaense não significa muito e que por isso, não convém colocar em risco a integridade física dos atletas.
Outros pensam que vencer o campeonato paranaense é obrigação.
E outros ainda entendem que poupar jogadores não é o caminho.
Quando se poupam atletas de um jogo ou outro, isso ocorre com a finalidade de não desgastar tanto os jogadores com viagens, de atuarem em gramados sem as condições ideais e até para evitar contusões mais graves.
Já por outro lado, quando se poupam atletas, sabe-se que isso pode trazer problemas quanto ao Ritmo de Jogo que os jogadores precisam ter para chegar próximo do máximo que cada um pode efetivamente render.
Ao não repetir o "11", pelo menos algumas vezes, o risco de não se adquirir conjunto(entrosamento) é grande.
O entrosamento não se adquire em apenas 2 ou 3 jogos. É preciso muitos jogos com um time base em campo para que comece a aparecer o conjunto, um padrão de jogo, etc.
Já estamos praticamente na metade do primeiro turno do campeonato paranaense e com jogos no meio de semana e finais de semana, em 3 semanas a primeira volta estará concluída. O tempo está passando rápido. A Pré-Temporada já ficou para trás, o mês de janeiro já acabou e em breve estaremos bem próximos do início do brasileirão. Mas antes do início do brasileiro, teremos a finalização do campeonato paranaense. O Coritiba possui a oportunidade, após quase 4 décadas, de sagrar-se Tetra-Campeão Paranaense.
Hoje não dá para afirmar categoricamente que o Coxa será, tranquilamente, campeão do primeiro turno. Entendo eu, particularmente, que o Coritiba precisa ir com o que tem de melhor para os próximos jogos e garantir o triunfo no turno inicial, para depois no segundo turno, ir intercalando atuações deste(s) ou daquele(s) atleta(s) com a finalidade de chegar inteiro já no início do brasileirão. Dá para conquistar o tetra-campeonato paranaense, evitar desgastes exagerados dos atletas, adquirir entrosamento, dar Ritmo de Jogo a todos os jogadores que compõem o elenco e desenvolver um bom padrão de jogo, chegando bem para o brasileirão.
Os atletas, obviamente para adquirirem Ritmo de Jogo precisam jogar. Somente com treinos eles não ficam em ponto de bala.
Vencer o Nacional na próxima rodada não pode ser tarefa difícil. O Coritiba precisa se impor assim como fez contra o Paranavaí e enfiar uma sonora goleada é o normal, considerando a diferença estrondosa de elencos. Respeitar cada adversário é um dos pontos chave e não se pode menosprezar os times do interior, mas se imaginarmos uma escada com 10 degraus por exemplo, o Coritiba estaria no décimo degrau, enquanto algumas equipes encontram-se no máximo no segundo ou terceiro degrau. Analisando dessa forma, dá para entrar com força máxima no primeiro tempo do jogo, matar o jogo enfiando 3 ou até 4 gols e no segundo tempo fazer as três alterações, retirando do campo de jogo os atletas tidos como titulares absolutos, aí sim evitando maiores desgastes, mas com o resultado positivo já sacramentado.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)