Tenho me esforçado para acompanhar o maior número possível de jogos do campeonato paranaense. Estou sedento em encontrar um Ala Esquerdo ou até mesmo um lateral esquerdo de ofício que possa vir a fazer parte do elenco Coxa.
Mas enquanto não vislumbro alguém para ocupar a posição de Ala Esquerdo do Coxa, tenho visto alguns atletas se destacarem. Nessas oito primeiras rodadas já deu para ver alguma coisa e separar o joio do trigo, ou seria o trigo do joio?
Assistindo Atlético Mineiro X São Paulo pela Libertadores da América deu para ter uma pequena noção do que o Coritiba encontrará pela frente no brasileirão. Alecsandro e Richarlysson por exemplo, filhos de um grande companheiro meu, estão no banco do Galo. E Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô e Diego Tardeli formam um ataque de respeito no time de Minas Gerais. Esse é apenas um exemplo e uma pequena amostra. Se formos caminhar nos trilhos de algumas outras equipes que enfrentaremos, penso eu que a disputa do brasileirão 2013 será mais acirrada ainda do que foi em 2012.
Vendo o jogo da Libertadores e alguns mais do campeonato paulista e do campeonato carioca senti que as equipes ditas de Primeiro Escalão no Brasil estão começando 2013 com a corda toda e em um ritmo bem mais acelerado que o nosso por aqui.
Diante disso, teremos, necessariamente que nos apresentarmos com um elenco de respeito, realmente qualificado e até com uma boa quantidade de atletas. Na realidade ainda não deu para termos uma ideia total sobre como está nosso elenco, vislumbrando o campeonato brasileiro. Digo isso porque o nível das equipes que disputam o campeonato paranaense não chega próximo das equipes que enfrentaremos no brasileirão 2013.
Apesar de ainda não termos utilizado uma boa parte dos atletas que farão parte do elenco no brasileirão nesse campeonato paranaense, entendo que, mesmo assim, precisaremos de mais atletas de bom nível para o campeonato brasileiro.
Ganhar o campeonato paranaense é o que todos nós, torcedores e inclusive Comissão Técnica, Diretoria e Atletas do Coxa, queremos, mas concomitantemente a isso temos que ir movimentando peças do tabuleiro que quase se transforma em labirinto, para entrar no campeonato brasileiro com um nível pelo menos aceitável.
O nível aceitável que me refiro é poder encarar Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, São Paulo, Santos e outros mais sem entrar para o campo com certo receio de ser, por exemplo, goleado. E para isso só um time não basta. Só 11 atletas de nível bom não será suficiente. Por enquanto ainda não temos nem esse "11". Talvez no papel sim, mas com a grande quantidade de contusões que os atletas do Coritiba vem sofrendo a um bom tempo, não dá para dizer que temos 11 em condições de entrar no gramado para disputar jogos do campeonato brasileiro com um nível pelo menos próximo dos times dos eixos maiores do cenário futebolístico nacional. Essa é hoje a minha preocupação.
Keirrison, Sergio Manoel, Emerson, Primão, Botinelli, Denis, Eltinho, Bonfim, Raphael Lucas, Victor Ferraz, Jackson e mais alguns formam um time de respeito no "DM" coxa-branca e ainda sobra gente não citada para compor o banco de reservas.
Quando efetivamente teremos Keirrison em condições normais tanto físicas como técnicas para atuar em um jogo do campeonato brasileiro os 90 minutos, por exemplo?
Quando estaremos com Botinelli em ponto de bala?
Será que Sergio Manoel, Emerson e Victor Ferraz, estarão em bom nível clinicamente, fisicamente e tecnicamente falando para atuar nos primeiros jogos do brasileirão em 2013?
Alguns podem dizer: na sequência eles estarão e vão engrenar e o time coxa-branca se fortificará. Não tenho dúvidas de que com os atletas citados e alguns mais que não citei, que se encontram na "SELEÇÃO DO DEPARTAMENTO MÉDICO COXA-BRANCA", o Coritiba fica mais forte. Mas quando teremos esse time forte, esse elenco forte e qualificado?
O tempo está passando, já estamos exatamente no meio do segundo mês do ano. Em breve o campeonato paranaense estará encerrado e o campeonato brasileiro se iniciará.
E o Campeonato Brasileiro é por pontos corridos. Não dá para começar capenga. Os três pontos da primeira rodada do brasileirão tem o mesmo peso dos três pontos da última rodada do brasileirão, e nós mais do que ninguém sabemos disso.
Assim, esse é o momento de começar a garimpar atletas de bom nível para compor o elenco coxa-branca e aumentar o número de atletas que possam vestir a camisa coxa-branca no brasileirão. Se a gente tivesse certeza absoluta de que as muitas contusões, as várias lesões que nossos jogadores tem sofrido nos últimos tempos não iriam se repetir no brasileirão 2013, daria para dizer que o elenco estaria quase fechado. Mas e quem pode afirmar que no brasileirão não ocorrerão lesões leves ou contusões leves que retirarão nossos atletas de cena por duas, três ou até quatro rodadas seguidas? E quem pode afirmar que alguns de nossos atletas não sofrerão graves contusões e lesões mais sérias, que os impedirão de atuar por muitas e muitas rodadas do brasileirão? Se alguém tiver essa bola de cristal aí que dê um aviso sonoro que todos nós, torcedores, diretores, atletas, Comissão Técnica coritibana iremos agradecer e ficaremos mais tranquilos.
É óbvio que alguém deve estar de olho em atletas de times do interior paulista ou de outras equipes desse nosso Brasil, para fortalecer o elenco coxa-branca, mas quem sabe, não está aqui no Paraná, pelo menos uma parte da solução?
Alguns atletas de algumas equipes se destacaram nessas oito primeiras rodadas do campeonato paranaense e citarei alguns que entendo, possam, quem sabe, integrar o elenco do Coritiba no brasileirão 2013.
Na minha ótica merecem um olhar especial os seguintes atletas:
Ferraz(Toledo)
Naldo(Goleiro do Paranavaí)
Potita(J. Malucelli)
Celsinho(Londrina)
Germano(Londrina)
Diego Alemão(J. Malucelli) - esse atleta pertence ao Coritiba.
É lógico que tem aquela coisa: vestir a camisa do Coritiba é bem diferente que vestir a camisa de algumas outras equipes. O peso da camisa coxa-branca é outro. A responsabilidade é outra. Mas, não custa observar melhor esses valores que citei e talvez mais alguns que irão se destacar nas próximas rodadas do campeonato paranaense para ver se não vale a pena apostar em alguns deles.
Eles não viriam para serem titulares, donos da camisa 3, 5, 8 ou 11. Eles viriam para compor o elenco e em uma eventualidade, poderiam ter a chance de participar de alguns jogos do brasileirão.
Coxa rumo ao tetra regional com olhos no brasileirão 2013.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)