O Atletiba do próximo domingo será um jogo chave para muitos atletas do Coxa.
A "piazada" que quiser fazer parte do elenco coxa na continuidade de 2014 terá que mostrar alguma coisa diferenciada no Atletiba. Ou eles se espertam e colocam em prática o potencial total que possuem ou talvez, muitos deles, terão que desenvolver suas atividades em outros clubes e buscar virar o disco em outras oportunidades.
Quem veste a camisa coxa-branca sabe que terá cobranças. Seja garoto ou cobra criada, as cobranças se fazem presentes.
A sequência de jogos que muitos garotos queriam ter, está acontecendo para alguns deles e a confiança e o ritmo de jogo já "deve" ou "deveria"(ou "deverá") aparecer nos garotos que participaram mais ativa e efetivamente dessa etapa.
Dizer somente que são meninos, piás ou garotos e não cobrar nada deles não é correto. Cobrar tudo deles, com eles atuando apenas uma única vez ou esporadicamente a cada 2, 3 ou 4 meses, também não é aconselhável e não seria correto. Ocorre que alguns garotos já tiveram a oportunidade de atuar 3 ou 4 jogos seguidos e na quinta rodada do campeonato paranaense 2014, a "desculpa" de que os meninos estão sem ritmo de jogo ou algo assim já não pode ser colocada em voga. Agora é deslanchar ou então remar em outros rios com outros barcos. A realidade nua e crua é essa. Quem não tem cacife ou estrutura para sofrer pressões ou cobranças, infelizmente(ou seria felizmente?) não pode ser Atleta Profissional de Futebol. As pressões e as cobranças fazem parte do "jogo".
E a quinta rodada do campeonato paranaense de 2014 será cumprida com a realização de uma partida onde os ânimos e o clima se apresentam de modo diferente de todas as demais. Estou falando do maior clássico do estado do Paraná: o Atletiba. Não é um jogo qualquer. Nenhum dos dois clubes mandará a campo o time considerado "principal", mas não interessa, é e será um Atletiba. E como tal é um jogo com contornos diferenciados.
Já vi muitos atletas serem endeusados e virarem verdadeiros "heróis" por terem tido grandes atuações em Atletibas, assim como já vi outros tantos atletas saírem do gramado como "vilões" e alguns desses vilões tiveram que acabar encerrando a carreira em função de atuações desastrosas em Atletibas. Esse é o mundo do futebol. Esse é o mundo da bola. E no território paranaense Atletiba é Atletiba. Mesmo que alguns já tenham carimbado esse Atletiba, de Atletibinha, a rivalidade, o clima, os contornos e tudo mais que envolve esse jogo, se farão presentes e na segunda-feira alguns atletas podem amanhecer nos céus ou no inferno. Atletiba é assim.
Assim garotos, aproveitem mais essa oportunidade, que poderá ser a "última" ou significar o começo de uma carreira de bons horizontes.
Não entendi o porquê do clássico ser disputado às 19h30. Dizer que ele foi puxado para esse horário em pleno domingo para atender anseios pontuais como "aguardar" o retorno de torcedores do litoral, seria uma afronta ao jogo mais importante do território paranaense. Ou seria algum interesse televisivo? Ou seria ainda em razão do forte calor que vem batendo valendo diariamente. Sinceramente, seja qual for o motivo, um Atletiba iniciando, por exemplo, às 17h30, seria talvez mais um atrativo para o verdadeiro torcedor, tanto de um clube como de outro. É bem verdade que o verdadeiro torcedor se faria presente no Estádio mesmo com o jogo iniciando às 22h00, como tem acontecido com diversos jogos nos cinco cantos do Brasil, mas que o elã de um Atletiba que se inicia às 17h00 ou até às 17h30, seria bem melhor, isso seria.
Independente do horário da partida, que o Coritiba vença.
E atenção garotos! Aproveitem a oportunidade.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)