O Coritiba Foot Ball Club é o Vice-Líder e o Clube Atlético Paranaense é o Vice-Lanterna do Campeonato Brasileiro de 2013. Olhando pelo posicionamento das equipes na tábua de classificação e o que cada uma fez até aqui, facilmente poderia se cravar, dizer e afirmar categoricamente que o favorito é o Coxa. E ao se afirmar isso, ninguém no atual momento e com o panorama que se apresenta, iria se opor. Nem mesmo os mais ferrenhos atleticanos poderiam ou podem se opor e eles próprios admitem tranquilamente que se existe um favorito para esse próximo Atletiba, esse favorito é exatamente o Coritiba.
Acontece que em um Atletiba, seja ele disputado pelo campeonato paranaense, pela Copa do Brasil, em um Sul-Americano ou em um Campeonato Brasileiro, como é o caso do que será disputado no próximo domingo, as coisas acabam por desmistificar qualquer prognóstico, o clima dissipa o momento de um ou de outro time. Nós, como coxa-brancas que somos, mesmo estando nossa equipe em um patamar melhor e mais alto do que o rival, temos que usar da humildade para reconhecer que "clássico é clássico" e é sem sombra de dúvida, um "Jogo Diferente".
Nossa Diretoria, nossa Comissão Técnica, nosso elenco, todos os envolvidos enfim, no emaranhando que cerca um clássico, estão cientes ou devem estar cientes de que o desenrolar de uma partida como essa, possui contornos diferenciados e por "n" motivos deve ser encarada com respeito, e deve-se lançar mão de fatos que façam com que os jogadores que atuarão no jogo, tenham plena consciência do que é disputar o maior clássico do estado do Paraná.
O time do Coritiba hoje é melhor, o elenco coxa-branca é mais qualificado? A resposta simples e objetiva já aparece ao natural. O time do Coritiba é melhor sim, o elenco coxa-branca é mais qualificado que o próximo adversário, mas é preciso saber, pensar, imaginar e perceber que somente com isso o Coritiba não tem os 3 pontos da sétima rodada do campeonato brasileiro de 2013, garantidos. É preciso jogar futebol. É necessário impor raça, garra, luta, inteligência e estratégias, as mais variadas possíveis, para surpreender o oponente dentro de campo.
O Atlético Paranaense é nosso adversário(não é inimigo). Aliás fazendo uso desta afirmação, é preciso que se diga que em pleno século XXI, picuinhas e arestas desnecessárias, não mais precisam ilustrar o dia a dia do futebol paranaense. O futebol moderno não aceita mais determinados posicionamentos. Estratégias mesquinhas e de inútil pequenez. É necessário que os dirigentes tanto de Coritiba quanto de Atlético Paranaense percebam que essas duas equipes devem sim ser sempre adversários dentro de campo, mas que fora dele, pode haver um entendimento maior e melhor, para que o futebol paranaense se modifique, tenha mais representatividade a nível nacional e até internacional e que "evolua" efetivamente.
Mas, voltando ao jogo, quero dizer que em Atletiba não existe favorito. Independentemente se o time "A" está melhor ou se o time "B" está melhor classificado, quando a bola rola, em um jogo desses, as coisas tendem a se nivelar. Tudo depende do que acontece nos primeiros 15, 20 ou 25 minutos de partida. É óbvio que goleadas já ocorreram tanto a favor de um como de outro time, mas o resultado só se desenha, só irá acontecer, com a bola rolando.
Atenção Coritiba. Olho Vivo Diretoria. Ligação Total Comissão Técnica. Atletas comprometidos e aplicados em campo é como aqueles que entrarem no gramado nesse próximo Atletiba, devem se apresentar. Ninguém ganha nenhum Atletiba na ante-véspera, na véspera ou horas antes do jogo.
O ATLETIBA é um "Jogo Diferente".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)