O Coritiba Foot Ball Club é o atual vice-líder do brasileirão 2013, enquanto o Clube Atlético Paranaense é no momento, o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro em curso.
Esse simples fato já demonstraria que o Coritiba vai bem, enquanto o Atlético Paranaense vai muito mal e os números mostram que o Coxa possui um certo favoritismo nesse próximo final de semana.
Olhando por esse lado, baseando-se nos fatos que até aqui ocorreram no transcorrer das seis rodadas iniciais, fica fácil vislumbrar que o Coritiba seria favorito de modo amplo e total no próximo clássico a ser disputado.
Ocorre que todos nós sabemos que clássico é clássico e os temperos de uma partida como essa leva-nos a pensar que o Atletiba é um "Jogo Realmente Diferente" e que quando a bola rola em um confronto desses, todas as teorias, todos os números, passam a ser apenas ilustrativos.
Assim, a Comissão Técnica e o elenco alvi-verde devem ter ciência de que no primeiro toque na bola, após o apito inicial do árbitro, tudo isso que está permeando as coisas até aqui, ficam para trás e passam a influir diminutivamente no transcorrer do jogo.
Os nervos ficam a flor da pele, tanto para torcedores, quanto para atletas que estão em campo, no banco de reservas ou até aqueles que ficam de fora até do banco de reservas, mas que estão envolvidos no clássico. É preciso saber administrar esse clima e quem tiver mais equilíbrio emocional sai na frente. Os contornos de um clássico são diferentes e o próximo jogo será sim diferenciado. Nenhum outro jogo que já ocorreu no brasileiro de 2013, tanto para Coritiba quanto para Atlético Paranaense ou que irá ocorrer até a trigésima oitava rodada, exceto o Atletiba do segundo turno, terá conteúdo como o clássico do próximo final de semana.
Quem quiser vencer o clássico terá que entrar em campo com vontade, muita vontade, garra e lutar sempre e nenhuma bola pode ser dada como perdida. Além disso, ingredientes como inteligência, posse de bola, podem definir o vencedor. Aproveitar as oportunidades que surgirem é condição importantíssima e não bobear na cozinha é de fundamental conteúdo.
Para vencer um clássico é preciso muito mais do que apenas fazer uma jogada de efeito. Para se vencer um clássico, é necessário muito mais do que ter apenas posicionamento. Lógico que uma jogada de efeito pode dar moral, é óbvio que o posicionamento correto dos jogadores em campo é importantíssimo, mas somente isso, não ganham clássicos. É preciso, é necessário muito mais.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)