Foi a "ZR" que chegou ou foi o "Coritiba" que foi para a "ZR"?
A resposta é: as "duas" coisas.
Pelo que vinha acontecendo e aconteceu no Campeonato Paranaense já se imaginava que a "ZR" chegaria no Campeonato Brasileiro.
Porém, com a chegada da nova Comissão Técnica a coisa deu uma guinada e a produtividade da equipe melhorou um pouco. Tanto é que mesmo empatando em casa com o Santos, a torcida coxa-branca, ao final da partida, aplaudiu o time.
Mas, depois de 3 empates no Brasileirão, a estréia contra o Chapecoense, frente ao Santos em casa e diante do São Paulo fora de casa, o rendimento da equipe não foi o mesmo na partida contra o Sport.
Aí todas aquelas preocupações já presentes durante o regional, voltaram à tona. Com apenas 4 rodadas do brasileirão disputadas, o Coritiba "foi" para a "ZR" e habita a temida zona.
Não consegui entender a substituição feita no intervalo. Ao meu ver o jogador mais contundente no primeiro tempo do jogo contra o Sport era e foi Carlinhos. A "desculpa" de retirar Carlinhos da equipe por conta do amarelo que ele havia recebido não cola. Denner não entrou mal, mas na minha opinião jamais Carlinhos deveria ter saído.
Como dizem nada é tão ruim que não possa piorar. Não é que o "homem" tirou de campo "Alex". Alex em função do tempo sem jogar não estava 200%, mas craque é craque e não se tira de campo alguém que pode resolver a coisa a qualquer momento com um toque, com um drible ou com algo inesperado. Alex saiu e o Sport agradeceu.
E as coisas foram acontecendo negativamente. Moacir que descia com perigo foi retirado do jogo para a entrada de Roni.
A entrada tanto de Roni quanto de Geraldo deveriam ter acontecido, mas quem tinha que sair do jogo não eram Carlinhos, Alex e Moacir.
Na escalação apropriada que sinalizei antes da partida, seria:
Vanderlei, Reginaldo, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos, Baraka e Chico, Alex e Jajá, Zé Love e Roni.
Reginaldo é um lateral que tem grande força quando desce ao ataque, pelo menos foi o que vi quando ele serviu o Maringá no Campeonato Paranaense, mas Roth optou por Moacir. E Moacir vinha jogando uma partida até certo ponto dentro de um bom nível. E Roth confundindo-se tirou Moacir da equipe.
Já que Reginaldo não havia sido escalado, Carlinhos e Moacir deveriam terminar a partida.
Afinal, Keirrison está ou não em condições de jogar? Quem figura no banco de reservas presume-se está em condições de participar da partida.
Para o início do segundo tempo eu não mexeria na equipe. Ali pelos 20 minutos da segunda etapa eu tiraria Zé Love e colocaria Keirrison. Ali pelos 25 minutos do segundo tempo eu tiraria Jajá e colocaria Geraldo. E já que o Coritiba não iniciou a partida com Roni, ali pelos 30 minutos do segundo tempo, inseriria ele no lugar de um dos volantes.
Infelizmente hoje, Celso Roth errou grotescamente e custou caro. Alex não pode sair do time. Alex, como disse, mesmo não estando 100% preocupa qualquer adversário e segura ao menos 2 jogadores do oponente atrás.
Ou eu vi outro jogo ou Roth não "tateou" corretamente o que estava acontecendo e aconteceu nesse Coritiba 0 X 1 Sport.
Enquanto em 2013 o Coritiba permaneceu as 10 primeiras rodadas invicto no Campeonato Brasileiro e depois foi caindo na tábua de classificação até chegar ao ponto de brigar para não cair; em 2014, com apenas 4 rodadas realizadas no Brasileirão, o Coritiba já figura na Zona de Rebaixamento. Coisa triste e que já se previa que aconteceria. Parece que o suplício esse ano será ainda maior que no ano passado.
O Coritiba hoje tem um número excessivo de atletas e se constata tranquilamente que "quantidade" não garante "qualidade".
É ruim escrever isso, mas o Coritiba é um dos times ameaçadíssimos pelo fantasma do rebaixamento em 2014.
Ou se faz algo ou essa constatação vai se materializar cada vez mais.
O Coritiba gastou e muito com a contratação de uma nova Comissão Técnica, com a contratação de um novo Gerente de Futebol, mas é preciso que se diga: nem o maior técnico do mundo, seja ele quem for, se não tiver "material humano", se não dispor de "qualidade" no elenco, nada pode ou poderá fazer.
Acorda Coritiba, antes que seja tarde demais. O Brasileirão já está transcorrendo e a prova de que algo não está certo quanto ao elenco atual é a rápida ida para a ZR. Bastaram apenas 4 rodadas e o Coxa já é o 18º colocado na classificação.
4 jogos sem nenhuma vitória sequer. Os empates somente tornam-se positivos com algumas vitórias. Empates sem vitórias, com derrotas é um péssimo negócio. A prova disso é a colocação atual do Coritiba no brasileirão.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)