O Brasileiro acabou.
2012, em termos futebolísticos, também já se encerrou.
Coisas boas aconteceram, como a performance de Victor Ferraz e Éverton Ribeiro.
Esses dois e mais Alex e Deivid são hoje, os 4 titulares absolutos do Coxa para o início de 2013. Vamos torcer para que Émerson recupere-se bem, que a recuperação de Keirrison surta os efeitos desejados e que Jackson e Sergio Manoel possam se preparar adequadamente, para que no ano que vem auxiliem o Coritiba de algum modo.
Vanderlei, Lucas Claro, Escudero, Denis Neves, Willian, Gil, Primão, RuiDíaz, Rafinha, Bonfim, Willian Leandro e mais alguns jogadores da base com reais condições que precisam ser promovidos, brigarão por posições.
E algumas coisas não tão boas também ocorreram.
A primeira tacada para 2013 foi ótima. Contar com Alex no elenco é um privilégio e certamente trará alegrias para a nação coxa-branca.
Normalmente quando se encerram campeonatos se faz um balanço, uma análise mais apurada, do que foi feito de bom, do que poderia ter sido feito e não foi e do que foi colocado em prática mas não deu certo.
Obviamente que não estamos falando das coisas que aconteceram apenas dentro das quatro linhas. O futebol atual depende e muito dos fatos que ocorrem nos bastidores e daquilo que é levado a efeito administrativamente também.
Certamente Comissão Técnica, Departamento de Futebol e Diretoria em geral estarão, durante essa semana, trocando figurinhas, por exemplo, a respeito de como se pensa em montar o elenco para 2013.
Alguns atletas tiveram um desempenho positivo. E outros infelizmente deixaram a desejar.
Sabíamos que o elenco coxa-branca em 2012, não estava no mesmo patamar de determinadas equipes, mas imaginávamos que o desempenho seria mais satisfatório no campeonato brasileiro do que foi.
Fomos até a penúltima rodada, ou seja, 37 rodadas, apenas lutando para não estar no bolo da ZR. Vez por outra ficávamos por ali a 1 ou 2 pontos, outras 3 pontinhos apenas e em algumas ocasiões com um pouco mais de folga, porém jamais nos desvencilhamos totalmente dessa incômoda posição. E após o complemento da penúltima rodada, passamos a não mais correr qualquer risco de rebaixamento, mas não por nossas próprias forças, pois sofremos mais um revés, desta feita contra a equipe do Cruzeiro, e sim por insucessos de outras equipes que capengaram no brasileiro. A quarta equipe a ser rebaixada foi o Sport. E acho até que houve uma certa justiça quanto às quatro equipes rebaixadas. Mas atentem para um detalhe: perdemos as duas partidas que jogamos contra o Leão no brasileirão.
Tivemos altos e baixos. Em alguns jogos, a equipe jogou um futebol aplicado e conseguiu resultados, que até certo ponto, nem nós esperávamos. O empate contra o Grêmio em Porto Alegre foi um desses resultados. A forma como o Coxa enfrentou o Fluminense no RJ, também chegou a ser até surpreendente, e o empate caíria bem naquele jogo e até mesmo a vitória frente ao Galo, dentro dos nossos domínios, pode ser encarada como uma surpresa positiva, diante dos muitos momentos ruins que o Coxa apresentou nesse brasileirão.
Não fazemos parte do dia a dia coxa-branca(até fazemos, mas aqui do lado de fora), mas alguns fatos escancaram, e não é tão difícil saber quem pode e deve continuar vestindo a camisa coxa-branca em 2013 e quem deve ser colocado à disposição para negociações com outros clubes.
De 2011 para 2012 pensei e achei que Marcos Aurélio, Davi, Léo Gago, Leandro Donizete e até mesmo o Bill, continuariam vestindo a camisa coxa-branca, mas isso não aconteceu. Será que se esses 5 atletas permanecessem no elenco, a coisa não teria sido bem diferente?
Como disse, estamos aqui do lado de fora e sabemos perfeitamente que no dia a dia alvi-verde muito acontece e só quem está lá é que realmente pode mexer com as peças do quebra-cabeça, buscando o melhor.
Mesmo assim, aqui de fora, arrisco dizer que Roberto, Marcel, Eltinho, Urso(bom marcador mas infelizmente não consegue efetuar um passe de meio metro satisfatoriamente e aí fica difícil) e Pereira(no meu entender, com todo respeito a ele, já é um ex-atleta), devem ser colocados em disponibilidade.
Apesar de escutar rumores que Pereira e Urso já renovaram ou irão renovar, essa é a minha opinião.
Qualificar o elenco é preciso, com certeza, e todos sem exceção, sabemos disso. O segredo está em se trazer atletas que resolvam os problemas, que solucionem. E sabemos também que existem jogadores que comem a bola, como se diz na gíria futebolística, em determinadas equipes, e em outras a coisa não acontece como acontecia ou como se previa.
Não é tão simples, não é tão fácil, acertar na veia. Depois do animal morto é simples e fácil analisar. Fazer acontecer é que são elas.
Coxa, bola pra frente, com consciência.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)