Após as comemorações do tetra, muitos imaginavam que o Coritiba não renderia todo o futebol que poderia render em Manaus. É lógico que jamais se imaginava que o Coxa tomaria uma sonora goleada de 4 X 1.
Quase sempre após a conquista de um título ocorre aquele relaxamento normal. Não é desculpa para o resultado acontecido, mas os atletas que fazem parte do elenco coxa-branca atual, independentemente de terem participado do jogo decisivo do campeonato paranaense ou não, devem ter participado e muito das comemorações e festejos alusivos ao Tetra-Campeonato Regional.
Com certeza esse clima e o desgaste natural que uma comemoração mais prolongada causa, contribuem para que em uma próxima partida disputada após apenas 3 dias da conquista estadual, a produtividade da equipe não seja total.
É preciso que tenhamos esse discernimento. Lógico que ninguém fica contente com uma derrota estrondosa como essa sofrida diante do Nacional de Manaus, mas temos que ter a cabeça no lugar. Não dá para sair por aí tascando-lhe descréditos e mais descréditos.
O Coritiba pode perfeitamente reverter o quadro e continuar a caminhada na Copa do Brasil ou alguém pode afirmar categoricamente que o Coxa não possui condições de enfiar um 3 X 0 no Nacional no Couto Pereira?
Eu acredito que com a participação do Alex no jogo de volta e com mais alguns ajustes na equipe, ainda dá para ter esperança que o Coxa poderá ter participação na terceira fase da Copa do Brasil.
E, caso isso não aconteça, o negócio será focar no início do Campeonato Brasileiro para que o time possa colher preciosos pontos nas rodadas que antecederão a Copa das Confederações, já que durante essa Copa o Brasileirão sofrerá uma pausa e terá o recomeço somente após o término da mesma.
Chico foi expulso ainda no primeiro tempo de jogo e Lincoln sem ritmo de jogo foram mais dois detalhes que pesaram na goleada sofrida. Uma derrota por 2 X 1 por exemplo seria muito mais fácil de ser revertida no jogo de volta. Ou até mesmo um 3 X 1. Se perdesse por 3 X 1, um 2 X 0 aqui resolveria o problema. O 4 X 1 contrário lá, obriga o Coxa a fazer 3 X 0. Fácil não é, mas também não é impossível. É perfeitamente possível o Coritiba ir pra cima do Nacional de Manaus aqui e conquistar uma vitória convincente e que ela aconteça também, através de uma goleada, tal e qual o Coxa sofreu para os manauaras.
O negócio é não baixar a guarda e acreditar. Eu ainda acredito numa reviravolta. É lógico, é óbvio, que não é tão simples e tão fácil assim, mas é perfeitamente possível.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)