Após a parada em função da Copa das Confederações, o Campeonato Brasileiro terá o seu reinício no próximo final de semana e o Coritiba pega o Flamengo em Brasília.
Aliás, antes de comentarmos algo sobre o próximo jogo do Coxa no Brasileirão e o reinício do Campeonato Brasileiro, gostaria de salientar que fazia muito tempo que eu não via a Seleção Brasileira jogar com tanta determinação, com tanta obediência tática e com tanta raça. Os atletas da Seleção Canarinho que entraram em campo não deixaram a Seleção Campeã do Mundo no momento, respirar. Normalmente a Seleção Espanhola fica com a posse de bola em percentuais elevadíssimos durante toda a partida e desta vez foi diferente. Em muitos momentos do jogo foi o Brasil quem ficou mais tempo com a bola. Parabéns Seleção Brasileira, parabéns Felipão, parabéns Parreira. Felipão e Parreira juntos deram uma cara a Seleção que mais vezes conquistou o título mundial. A Seleção Penta-Campeã mostrou ao mundo que os verdadeiros campeões estão de volta, com um padrão de jogo bem definido, e sobrou na final da Copa das Confederações. Como disse, fazia tempo que não víamos o Brasil ter um desempenho que justificasse a fama de se praticar por aqui o melhor futebol do mundo e ter em nossas terras, os melhores atletas em quantidade. Por enquanto, na minha opinião o Messi ainda é o melhor atleta do mundo em atividade, mas na quantidade(e na qualidade), o Brasil parece estar voltando aos seus melhores dias.
O Brasil é e foi mais uma vez Campeão da Copa das Confederações com todo merecimento.
Agora, após o término da Copa das Confederações, a bola volta a rolar pelo Campeonato Brasileiro e os 20 competidores, todos eles, sem exceção, cada qual a seu modo, aproveitaram a parada, preparando-se para a continuidade do Brasileirão, que é longo e dificílimo.
Até aqui o único invicto é o Coritiba, que depois de 5 rodadas é o líder absoluto do Campeonato em curso.
Não vamos entrar no mérito se essa parada foi boa para o Coritiba ou se beneficiou este ou aquele clube. A questão é uma só: o Coxa deve se empenhar ao máximo para manter a liderança e até a invencibilidade a qualquer custo. Mas é óbvio que esse "qualquer custo" não significa entrar em campo de qualquer maneira. É preciso jogar com determinação, com raça, ocupando os espaços de maneira bem distribuída, com inteligência e de modo equilibrado.
O Coxa enfrentará um Flamengo que até aqui não vem tendo um rendimento positivo. Um Flamengo que estreará no brasileirão, um novo técnico. Jogar contra o Flamengo, independentemente do momento que ele atravessa, é sempre muito difícil. A coisa não será fácil e a Comissão Técnica coxa-branca e os atletas alvi-verdes, com certeza, sabem disso.
O jogo acontecerá em Brasília. Até que ponto isso é bom para o Coritiba? Pode ser bom, olhando pelo ângulo de que será praticamente um campo neutro. Porém, o Flamengo é um dos clubes com maior torcida no território nacional ao lado do Corinthians, e possivelmente por lá estarão torcedores flamenguistas em bom número e isso pode ter algum peso.
O Coritiba pode começar o jogo partindo para cima do adversário, de modo consciente, sem desguarnecer a cozinha, pois como eles não estão nos cascos nesse brasileirão, podem sentir o impacto de uma pressão coxa-branca logo no início e virem a sucumbir logo de cara. É claro, é óbvio que isso é tudo teoria. No momento que a bola rola, prognósticos e suposições podem se confirmar, ou simplesmente passarem a ter uma roupagem diferente. Mas como o time tem que entrar em campo com uma estratégia desenhada e planejada, a grande sacada, pode ser sim uma pressão no rubro negro carioca.
Fortes comentários e noticiários dão conta de que Rafinha está indo para os Emirados Árabes. Lógico que Rafinha hoje, faria falta a qualquer um dos 20 integrantes do campeonato brasileiro e caso isso se confirme realmente, ele fará sim, falta ao Coritiba. Só que o futebol atual é assim mesmo. Uns vão, outros ficam e outros ainda chegam. É praticamente impossível qualquer clube brasileiro manter o mesmo elenco durante muito tempo. As despesas são imensas, o custo geral é enorme, o valor da folha de pagamento da Comissão Técnica e dos atletas é polpudo. Manter tudo isso, sem nada fazer, torna-se muito difícil. É isso que quem está envolto com o mundo da bola sabe muito bem como funciona e na maioria das vezes, a saída é negociar este(s) ou aquele(s) atleta(s). Rafinha fez muita coisa pelo Coritiba e tem o direito de seguir seu caminho e ser feliz buscando mais sucesso ainda. Como disse, Rafinha fará falta, mas o Coxa deve traçar estratégias que possibilitem, vencer os jogos, sem os préstimos futebolísticos do rapaz.
Não dá para dizer que o Coxa é favorito frente ao Flamengo. Mas também não dá para afirmar que o Flamengo possui amplas possibilidades de vencer o Coritiba. É perfeitamente possível o atual líder do Campeonato Brasileiro conquistar os 3 pontos em Brasília.
Tomara o Coxa possa repetir as atuações que teve contra Atlético Mineiro e Fluminense e possa manter a liderança.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)