Não é tão simples e tão fácil imaginar que este ou aquele atleta, este ou aquele time, entre em campo, quando acontece uma rodada de fogo, decisiva, que colocará ponto final nas coisas, com os nervos em ordem.
Independentemente de como o Coritiba será escalado para o confronto que decidirá se o Coritiba disputará o brasileirão na Série A ou na Série B em 2014, todos devem procurar manter a calma e o emocional do grupo deverá estar em ordem.
É óbvio que escrever ou falar isso no campo da teoria é simples e fácil. Já na prática, as coisas não se apresentam assim tão simples e fácil não.
Quando a bola rolar no domingo, até os 10 ou 15 minutos iniciais, em diversos campos espalhados pelos mais variados locais do Brasil, vários, muitos atletas se sentirão um tanto quanto travados e quem estiver assistindo aos jogos terá a sensação de que algo estará amarrando, segurando, determinados atletas.
O nervosismo que irá com certeza florescer em campo, em função da apreensão, da preocupação de muitos dos envolvidos na situação atual, será muito maior nos minutos iniciais. Com o passar dos minutos, a tensão será paulatinamente vencida por alguns atletas, face aos próprios movimentos e a intensidade do esforço físico dos mesmos. Porém, alguns atletas continuarão durante boa parte do jogo, atuando de certa forma em que, digamos, o emocional prejudicará o rendimento.
Um amplo trabalho de preparação psicológica para o confronto com o São Paulo deverá ser levado a efeito a partir de pelo menos 48 horas antes do jogo ter início.
Os times que tiverem a "cabeça no lugar" nessa última rodada, podem levar ampla vantagem e conseguirem os objetivos de um modo mais contundente.
É óbvio que para marcar os 3 pontos no próximo domingo, o Coritiba necessitará ter muito mais do que preparo psicológico, mas que o emocional poderá influir decisivamente na produtividade em campo, disso não tenho dúvida nenhuma.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)