Antes do Brasileirão 2013 ter início, contextualizei em algumas de minhas colunas, que o Coritiba com mais alguns reforços de qualidade, poderia perfeitamente brigar por um novo título nacional via campeonato brasileiro. Uma parte da torcida, ao ler aquilo que escrevi, sobre a possibilidade do Coxa conquistar o caneco maior do Brasil em se tratando de disputa entre clubes do nosso território, pela segunda vez, não acreditava nessa hipótese.
Hoje, a parte da torcida que acha quase impossível o Coxa conquistar o Bi-Campeonato Brasileiro, possivelmente diminuíu consideravelmente.
Alguns reforços chegaram, dentre eles, Iberbia, Diogo Goiano e agora Bill. Os três se juntaram ao grupo que já congrega Keirrison, Émerson e alguns outros que se recuperaram de contusões e lesões graves; Abner também está por aí, e todos se somaram a Alex, Botinelli(recuperado da fratura mas ainda sem ritmo de jogo), Deivid, Leandro Almeida, Vanderlei, Victor Ferraz, Chico, Willian, Urso, Gil, Robinho, Lincoln, Zé Rafael, Vaná, Geraldo, Djair, Éverton Costa e outros mais.
O elenco coxa-branca hoje é um grupo forte. Prova disso que oito rodadas já aconteceram e o Coritiba ainda não conheceu derrota no campeonato brasileiro.
O alvi-verde paranaense venceu todos os jogos em casa e conseguiu pontuar em todas as quatro partidas fora de casa. É bem verdade que ainda não venceu longe do Couto Pereira, mas em duas ocasiões mostrou que possui muita força e poder de recuperação nos jogos contra Flamengo e Santos. Contra o Bahia e o Goiás houve quem criticasse os empates, mas tanto Bahia quanto Goiás estão mostrando que possuem determinadas condições, vencendo adversários fortes tanto em casa quanto fora dos seus domínios e que os 2 pontos trazidos do estado da Bahia e de Goiás podem sim ser considerados pontos ganhos e não pontos perdidos.
O Coritiba tem 30 jogos a realizar, como a maioria dos clubes que disputam o atual brasileirão. Quinze desses jogos serão dentro de casa e outros quinze longe de onde o Fator Couto contribui. Dizer que o Glorioso vai vencer todas as 15 partidas que realizará dentro de casa soa como prepotência. Talvez, uma ou outra, possam apresentar resultados de igualdade no marcador ao final do confronto e até uma ou outra derrota possa vir a acontecer. Mas que a grande maioria dos jogos dentro do Couto Pereira, o Coritiba tem plena chance de vencer, isso não é e não será novidade para ninguém. Vamos supor que das 15 partidas em casa, o Coxa empate 1 e perca 1, vencendo 13 desses confrontos. Serão mais 40 pontos positivos. Mas, obviamente que o Coritiba não perderá todos os 15 jogos que realizará fora de seus domínios. Vamos supor que desses 15, o Coxa vença 5, empate 8 e perca 2. Serão mais 23 pontos positivos.
16 é o número de pontos já conquistados até aqui, com mais 40 pontos que serão conquistados dentro de casa e mais 23 pontos que teoricamente o Coritiba conquistaria fora de casa, chegaria a totalização de 79 pontos(16 + 40 + 23 = 79).
Pela média de pontos que cada equipe vem conquistando até o momento, a equipe que atingir 79 pontos na totalização final, poderá efetivamente, ser a campeã.
É óbvio que isso são apenas suposições. Pode ser que o campeão brasileiro de 2013 totalize 76 pontos, 73 ou quem sabe até 71. Porém, para ser campeão com sobras, a equipe que chegar aos 79 pontos, possivelmente livrará alguns pontos sobre o segundo colocado. E, se for com 71, por exemplo, o Coritiba poderá se dar ao luxo de perder mais 2 partidas e empatar mais 2 jogos, além do que coloquei acima. São apenas suposições, mas que podem ocorrer de fato.
Com certeza, algumas vezes os números no futebol, seguem determinada coerência e em outras ocasiões, os números são surpreendidos por variações que somente o futebol pode apresentar.
Fato é que o Coritiba, após oito rodadas, oito partidas, oito jogos já realizados, ainda não conheceu derrota no Campeonato Brasileiro. Alguma outra equipe além do Coxa obteve essa façanha em 2013? A resposta é um não com todas as letras. A palavra não é pequena e tem apenas três letras, mas em um campeonato brasileiro, disputadíssimo e dificílimo como é o brasileirão esse não tem um peso enorme.
Caso o Coritiba continue vencendo em casa e não perdendo fora dos seus domínios, empatando e conseguindo algumas vitórias na continuação, fora de casa, agora com um elenco mais encorpado, com o retorno de alguns contundidos, que devem adquirir ritmo de jogo na sequência, e com a chegada de atletas que já estão por aí(alguns até já atuaram), vejo o Verdão do Alto de Tantas Glórias com grandes possibilidades de chegar ao Bi-Campeonato Brasileiro, após 28 anos da primeira conquista.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)