O Coritiba na minha opinião terá pela frente um dos confrontos mais difíceis do brasileirão até aqui, isso se não for o mais difícil.
O Corinthians é um time encorpado, entrosado e que começa a subir na tábua de classificação do campeonato brasileiro. Não é e não foi a toa que recentemente tornou-se Campeão Mundial de Clubes. Possui bons jogadores, atletas experientes e acostumados com a batida de partidas com um algo a mais no clima e na emoção. É um dos postulantes ao título do brasileirão de 2013, assim como o Coritiba.
O Coxa não terá alguns ou muitos dos seus principais jogadores. Isso é próprio de um campeonato como o brasileirão. Várias equipes, vão ao longo das rodadas, tendo que fazer uso de atletas que não integram normalmente o "11" que começa o jogo. Mas, em 85 foi assim e o Coritiba chegou lá. Naquela ocasião, quase que em todos as partidas, aparecia alguém na escalação ou durante o desenrolar do jogo que estava a algum tempo sem participar das rodadas sequenciais. E, mesmo assim, o Coxa chegou ao cetro máximo. Teve jogador, em 85, que atuou apenas 1 partida, outros 2, durante todo o campeonato e isso não impediu a primeira conquista nacional via Campeonato Brasileiro.
Apesar de alguns já descartarem o Coritiba como postulante ao título em função dos 2 últimos resultados, eu continuo acreditando que dá. Mas para que um novo título nacional via Campeonato Brasileiro pinte no Alto da Glória, é preciso, ao menos acreditar. Sem acreditar, jamais um time, um elenco, uma equipe, um clube, vai chegar ao título.
Lógico que atletas que ficam meses e meses sem atuar sentem o ritmo de uma partida disputada na batida que acontece no Campeonato Brasileiro. Isso é normal. Contra a Portuguesa isso aconteceu. Foram muitos os atletas que participaram do jogo sem o chamado Ritmo de Jogo.
Todo esse papo é para ilustrar o que provavelmente vai acontecer hoje no confronto com o Corinthians. É um jogo difícil? É, sem sombra de dúvida. Mas é uma partida em que o vencedor do confronto já está delineado antes da bola rolar? Não.
O Coritiba precisa entrar com cautela sim e com muita atenção, fazendo uso da inteligência, mas jamais com medo.
Marcar ou procurar marcar sempre de perto todos os atletas do Corinthians, mas o Coritiba precisa jogar também. Sem essa de ficar só se defendendo, só recebendo pressão. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O ditado é antigo, mas serve para reflexões sobre o que deve ser feito hoje em São Paulo.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)