Como resultado o empate em 2 X 2 com o Cene, segundo o regulamento que norteia a Copa do Brasil, a coisa não foi uma catástrofe, pois basta um empate em 0 X 0 ou 1 X 1 em Curitiba e o Coritiba desclassificará o oponente.
O problema é que o rendimento, a produtividade do Coxa não foi das melhores, "mais uma vez". Desclassificar o Cene, o Coritiba "acho" que vai, agora não dá para pensar que está bom. A coisa está feia. O time não consegue concatenar jogadas, erra passes a menos de dois metros, as infiltrações ocorrem em doses homeopáticas(quando acontece), a defesa bate cabeça a todo instante e a equipe não possui padrão de jogo algum. Quantos jogos o Coritiba já realizou em 2014? Já era tempo de se visualizar pelo menos um esboço de time, de se ver na prática algo próximo de um plano de jogo. Não é o que está ocorrendo. Jogo a jogo não se percebe qualquer evolução. Do Cene o Coritiba "talvez" passe. Veja que ainda coloco dúvidas na possibilidade do Coritiba passar de fase na Copa do Brasil. Com todo respeito ao pessoal do Cene, mas na atual conjuntura, ainda se ter dúvidas quanto a continuidade do Coritiba ou não na Copa do Brasil tendo um adversário sem muita tradição, sem muita camisa, digamos, com pouca história, é triste.
Pelas bandas do Campeonato Paranaense o Coritiba pega o Rio Branco no próximo final de semana. O primeiro jogo será em Paranaguá. Conhecemos bem como fluem as coisas quando se trata de futebol na simpática e acolhedora cidade onde ocorrerá o jogo. Como se diz na gíria, o pessoal de lá é "gente boa", mas a hora que a bola rola, ou minutos antes dela rolar, os ânimos ficam alterados. E tem que ser assim mesmo. Para se jogar futebol, para participar de qualquer campeonato a coisa tem que pulsar firme e forte antes e durante a partida. Engana-se quem pensa que esse confronto contra o Rio Branco será fácil. Principalmente em função do que o Coritiba vem rendendo. Será que o Coxa traz pelo menos um empate de Paranaguá(tinha que pensar é em uma vitória alvi-verde, mas...? Mais uma dúvida. Jamais se pode afirmar categoricamente no futebol que a equipe "X" vai ganhar facilmente da equipe"Y" antes da bola rolar, mas a forma como o Coritiba vem se apresentando nos sugere mais um "sofrimento". É triste escrever isso mas é a realidade.
E quem é o Coritiba? O Coritiba Foot Ball Club é e sempre foi um time que todos respeitavam. Times de menor quilate tremiam nas bases quando iriam enfrentar o Coxa. E hoje? Quem treme nas bases quando tem pela frente o Coritiba? Que coisa. Jamais imaginei que um dia estaria escrevendo isso a respeito do nosso querido alvi-verde, mas chega um momento que a "paciência" acaba.
É exatamente o que está acontecendo com a torcida do Coritiba. A "paciência" da "torcida" está acabando.
A realidade nua e crua é que o Coritiba não está jogando nada. Capengou nas primeiras rodadas do campeonato paranaense quando alguns atletas da base tiveram suas oportunidades. Aliás, quem dos jovens atletas mostrou condições de vestir a camisa cheia de história, de tradição e de muitos títulos importantes do Coritiba? E na última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense o Coritiba perdeu para o Londrina e me dava a impressão de que a derrota, quando do transcorrer da partida, estava sendo absorvida tranquilamente, passivamente e um marasmo inexplicável se fazia presente em campo. Agora, o Coritiba se defronta com o Cene e a produtividade, o rendimento da equipe é "pífio" novamente. O que esperar de 2014? Sinto em ter que admitir, mas a continuar do modo que está, não existe outro caminho, a não ser a segunda divisão nacional. Do modo que está a coisa, é ou será apenas uma questão de tempo. Será que em 2015 todos os esforços no Coritiba e do Coritiba, terão, novamente, que serem dedicados para o retorno à Elite do Futebol Brasileiro?
Algo precisa ser feito e rápido. Não dá para perder um jogo para o Londrina com o time do norte vencendo com todos os méritos e sendo o "senhor" da partida e achar que está bom. Não dá para empatar com o Cene, após estar perdendo por 1 X 0 e simplesmente dizer: "as coisas irão melhorar". É hora de atitude. Ou se tomam atitudes já ou depois não adianta chorar. Ficar vendo o choro sofrido de torcedores do Coritiba pela queda("mais uma vez") à Segunda Divisão Nacional não quero mais e tenho certeza absoluta que nenhum dos "senhores" querem.
Oportunidades foram dadas à muitos atletas oriundos das categorias de base, e 98% desses jovens não aproveitaram, e para piorar as coisas, alguns atletas que eu diria, seriam "chave" para 2014 foram negociados e não fazem mais parte do elenco coxa-branca. Léo Gago, Davi, Marcos Aurélio que já se foram à algum tempo deixaram lacunas. Aí Éverton Ribeiro primeiro e depois Rafinha também se foram. Émerson com dedo do pé lesionado meses e meses também se foi. Willian partiu. As reposições no time, no elenco, não foram efetuadas como deveriam e é notório que necessitamos de pelo menos mais um lateral(ou ala, como queiram), de mais zagueiros, de cãos de guarda à frente da zaga, de um meia-armador e um meia atacante e de mais dois atacantes. Somando como manda a matemática o resultado dá "9", mas com uma aparada aqui, uma chamuscada ali, puxa de lá, puxa de cá e vendo a realidade financeira do clube, quem sabe uns 5 ou 6 atletas de qualidade pudessem melhorar o panorama. Mas vejam que eu coloquei a palavra "qualidade". Não adianta trazer atleta apenas para aumentar o número de jogadores componentes do elenco. Contratar por DVD ou apenas indicação deste ou daquele que "vai levar algum", chega. Lembro-me dos antigos "olheiros". Por onde andam os "olheiros" do Coritiba? Aqueles camaradas que sabem tudo de bola porque já atuaram nas quatro linhas e principalmente já deram "glórias" ao Verdão poderiam voltar a ser utilizados pelo nosso Coxa. Ou o Coritiba fortalece o elenco, arruma o time, trazendo atletas que venham para resolver, ou infelizmente, no final do ano, o choro será inevitável.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)