Se o Coritiba quiser continuar respirando no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014, precisa necessária e obrigatoriamente trazer os 3 pontos de Santa Catarina.
É um jogo que definirá o futuro do Coritiba no Brasileirão. Uma derrota será catastrófica. O Figueirense é um dos times que também, tal e qual o nosso Coxa, luta desesperadamente para permanecer na Série A. O time catarinense está posicionado à frente de várias equipes que ocupam a zona do suplício e uma vitória coxa-branca trará o Figueirense mais próximo na classificação e uma derrota alvi-verde fatalmente aumentará o desespero do glorioso e um certo alívio ao time do vizinho estado.
É vencer ou vencer, aliás situação que perdurará por várias rodadas, já que o Coritiba necessita ao menos de 5 vitórias nos 10 jogos restantes. Com 5 vitórias nessas rodadas derradeiras, até com apenas mais um empate, o Coritiba poderá manter-se na Série A.
Matematicamente é perfeitamente possível o Coritiba continuar ocupando lugar na Série A, porém com a realidade que se instalou no Coxa, quanto a performance dentro das quatro linhas, não se tem certeza alguma quanto a isso.
Após 28 rodadas já realizadas, o Coritiba conseguiu vencer apenas em uma única ocasião no Brasileirão 2014 longe de casa. Já passou da hora do Coritiba vencer a segunda partida fora de seus domínios. Que essa segunda vitória aconteça em Santa Catarina.
Diante da obrigatoriedade de buscar uma vitória, não existe outra forma de se preparar para isso, a não ser mandar a campo um time ofensivo.
Alguns colocam que jogar com 3 volantes por exemplo, ou até com 3 zagueiros, não significa que um time não será ofensivo. Posso até concordar com essa colocação, desde que o perfil da maioria dos 11 jogadores que estarão em campo seja realmente ofensivo. Existem jogadores que possuem na marcação o seu ponto forte e quanto à questão ofensividade, deixam a desejar. Existem jogadores que possuem alto grau no quesito marcação e mesmo assim, também podem auxiliar positivamente quando a equipe está de posse de bola e colaboram na ofensividade. O Coritiba mais do que nunca precisa ter em campo, jogadores que saibam construir jogadas, possibilitando se ter o máximo de oportunidades de finalizações aos companheiros. Já que tocamos na questão finalizações(conclusões), desta feita e na sequência das rodadas, desperdiçar oportunidades de gol custará muito caro. Como perfeição não existe, imagina-se que as conclusões deverão ter erro muito próximo de zero.
Não tem muito segredo. É vencer ou vencer. É vencer repetidas vezes ou se preparar para um 2015 na Série B.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)